MUNDO DIGITAL: Cinco dicas para a aparência perfeita de sua loja virtual

MUNDO DIGITAL: Cinco dicas para a aparência perfeita de sua loja virtual
maio 02 11:29 2013

Trace a estratégia correta para ter um design eficaz para seu comércio on-line e destaque-se frente à concorrência da web*

Vivemos em um mundo onde as aparências contam muito. Hoje o bonito e o bem-vestido saem na frente do maltrapilho. Obviamente, quem está aos farrapos não passa uma imagem de confiança e isso acaba desestimulando.

Quando o cliente vai até a sua loja física, a exposição dos produtos, a organização do estoque, o atendimento, a fila para pagar, o processo de empacotar etc. contam muito a seu favor ou muito contra a sua loja. No e-commerce não é muito diferente.

Contudo, no comércio eletrônico tudo é medido pelo seu desempenho no site. Se a loja virtual não for dinâmica, otimizada e de fácil navegação, não vai dar certo. Se ela for feia, as pessoas vão achar que a sua empresa é desorganizada.

Por essa razão, seguem algumas dicas para ter sempre um visual matador na sua loja virtual e passar realmente a impressão de que você sabe o que vende e a qualidade de seu produto e estabelecimento.

1. Observe os maiores

Qual é o visual da loja virtual dos seus concorrentes? Como estão dispostos a busca, os produtos, os banners, os links para mídias sociais? Como é a página de produto, o ambiente de pagamento e o acompanhamento dos pedidos?

A melhor maneira de começar o projeto para o visual de um site (web design) de compras é fazer uma pesquisa em outras lojas virtuais para descobrir seus principais pontos fortes. E, principalmente, o que pode inspirar você.

Você precisa observar o visual e a disposição de tudo. Se os caras são os maiores do seu mercado, provavelmente tudo tem uma razão para estar no lugar em que estão.

Leia também:  Paiste adiciona ferramenta online para auxiliar revendedores

Você pode juntar a isso uma pesquisa pessoal nas suas lojas virtuais favoritas e, a partir daí, começar a adaptar criativamente os pontos positivos de cada loja aos conceitos em que acredita.

2. Transforme seu e-commerce na extensão de sua marca

O que é e como é a sua marca? Lembre-se disso na hora de montar o design do site. Fontes, logotipos, disposição de produtos, buscas, alinhamentos, tudo isso tem de ser fiel à sua identidade.

Não adianta ter um logo maravilhoso com cores lindas e chamativas e não utilizar o esquema de cores na home da sua loja virtual. O seu e-commerce também é a sua marca. E você tem de usar e abusar da sua identidade visual.

3. A palavra-chave é simplicidade

O melhor design é a simplicidade. Você pode ter o melhor visual do mundo, mas se for complicado navegar na sua loja, não venderá. Por outro lado, sites que têm um design mais ou menos mas apostam na simplicidade acabam fazendo a diferença.

O ideal é que todas as páginas estejam a dois cliques de distância uma da outra. Coloque-se no lugar de um iniciante e veja o quão complexa (ou não) está ficando a brincadeira.

4. Seja objetivo

Nem todo mundo está entrando em um e-commerce para ficar passeando ou passando tempo. Quando o consumidor vai até a sua loja virtual ele quer informações claras e precisas do produto. Resenhas de clientes, vídeos e fotos. Mas não dificulte o acesso a essas informações.

Objetividade é o que todo visitante procura. Se ele não conseguir encontrar o que procura em poucos passos, vai sair fora e, além de perder a visita, você pode perder a venda.

Por mais que o seu site seja único e exclusivo na web, o consumidor não terá paciência de ficar procurando as informações em um labirinto e simplesmente irá embora se elas não estiverem objetivamente dispostas para ele ganhar tempo.

Leia também:  GESTÃO: Conversas decisivas

5. A rapidez é o carro-chefe

O desempenho do seu site pode ser medido pela rapidez com que ele carrega as páginas.

É inadmissível esperar mais do que alguns segundos para uma imagem carregar e terrível assistir a vídeos que demoram a ser exibidos, com streaming vagaroso.

Otimize as imagens para que não afetem o tempo de carregamento do site e hospede seus vídeos em plataformas que possuam boa qualidade de exibição.

A lentidão das páginas faz com que o usuário nem espere o seu site abrir por completo para desistir de conhecê-lo. Hoje já existem softwares que dinamizam o carregamento de imagens para que isso não prejudique o desempenho de seu site.

Certamente uma página ágil que carrega fotos e exibe vídeos sem sobrecarregar a sua dinâmica contará muitos pontos na hora de o consumidor optar em qual loja irá comprar.

Estratégia perfeita

Traçar a estratégia de web design da sua loja não é apenas montar um site bonitinho e disponibilizá-lo na internet. Com essas cinco dicas, tenha em mente que o visual precisa agradar, mas é o desempenho que vai importar na hora da compra.

Por isso, se você quiser ter a melhor loja de e-commerce, precisa saber balancear um design matador com desempenho idem. São esses os diferenciais para uma estratégia perfeita de web design.

*Artigo publicado originalmente no blog da Rakuten Brasil (blog.rakuten.com.br). A Rakuten é uma multinacional do e-commerce, estando presente em dezenas de países pelo mundo. É considerada a maior loja on-line do Japão, seu país de origem.

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles