Mundo Digital: Ações de marketing com o Twitter

Mundo Digital: Ações de marketing com o Twitter
setembro 21 18:55 2009

Ações de marketing com Twitter

Saiba como usar o microblog e confira, na prática, tudo o que ele pode fazer pela sua empresa

O Twitter vem ganhando força no Brasil e ocupando um espaço significativo na mídia e fora dela. Ele já pode ser considerado a segunda maior rede social do País, e se tornou muito atraente para ações de marketing digital e publicidade on-line.

Mas, por ser muito novo, as empresas e agências de publicidade ainda têm dificuldade em definir estratégias para o uso do Twitter em suas campanhas. Assim, desenvolvi sete boas dicas para ajudar a sua empresa no planejamento e implantação de ações que incluam o Twitter.

O Twitter é uma ferramenta muito particular. Sendo uma mistura de sistema de comunicação, microblog-ging e rede social, ele pode ter uma infinidade de aplicações no marketing digital. Além disso, tem uma grande penetração nos celulares, dispositivos móveis e smartphones, como iPhone e BlackBerry e acesso através dos navegadores, por isso sua base de usuários se expande além da fronteira do consumidor que fica sentado na frente de um computador, tendo a mobilidade de alcançar o consumidor em qualquer hora e lugar.

Outra característica importante é que no Twitter só recebe a informação quem opta por ela. Cada pessoa que entra no site, de acordo com suas preferências, se inscreve livremente para seguir os tweets de alguém. Sendo assim, o interesse pelo conteúdo divulgado é um fator-chave para o crescimento da comunidade.

Então podemos pensar no Twitter como uma mídia para difusão de todo o nosso conteúdo. Além de criar artigos no seu blog (o tradicional), você poderá twittar trechos ou links para os artigos publicados. Muitas plataformas de blogs, incluindo o WordPress, já têm aplicativos para que você envie links de seus posts automaticamente para o Twitter.

O que o Twitter pode
fazer pela sua empresa

Mas além de enviar os títulos do que você está publicando em seu blog, você pode enviar outras informações que atraiam as pessoas para o seu Twitter e que as estimulem a seguir seu perfil. Se sua empresa vai participar de um seminário: tweet os trechos mais importantes de cada palestra enquanto ela acontece. Vai fazer um evento promocional? Escale alguém para twittar os acontecimentos do evento. Você pode pedir, por exemplo, que seus vendedores twittem, em tempo real, de seus estandes enquanto participam de uma feira comercial. Assim as pessoas interessadas no assunto podem seguir os eventos de que sua empresa participa e se informarem sobre os assuntos relacionados ao seu negócio, vinculando-se à sua marca ou produto. Visualizou a importância do Twitter para o seu negócio?

Leia também:  LL Audio investe em infraestrutura e certificação ISO 9001

Muitas empresas, como a Dell e a Sacks, estão aproveitando os seus seguidores no Twitter, conseguidos com o marketing de conteúdo, e criando promoções relâmpago, informando ao consumidor que ele pode ter acesso a um desconto especial se aproveitar nas próximas horas. Os twitters dessas companhias têm milhões de acessos nessas ocasiões. Enfim, o Twitter pode ser utilizado como suporte a quase todas as ações de marketing digital. É por isso que penso no Twitter como uma plataforma de integração entre as diversas ações de marketing digital.

Você irá conseguir bons resultados com o Twitter para sua empresa. O importante é saber que este é um investimento de médio prazo. Não espere resultados em menos de três meses, e mantenha-se firme no propósito de criar conteúdo e ser útil para seu público-alvo. Você verá que, aos poucos, irá obter cada vez mais, e melhores, retornos com o Twitter e, em geral, eles serão permanentes e estáveis. Seus seguidores são clientes, ou possíveis clientes, que reconhecem sua empresa e querem se relacionar com ela com frequência, você só precisa dar aquela forcinha!

O Twitter pode ser utilizado para uma infinidade de ações de marketing digital, mas estas sete ações são o seu enxoval inicial, e você deve partir delas para produzir bons resultados para sua empresa. A internet está aí, aproveite!

Usando o Twitter pela primeira vez
Para criar o seu Twitter, o primeiro passo é ir até o endereço: twitter.com; depois, clique em sign up now, faça seu cadastro (apesar de ser em inglês, é bem simples) e já pode começar a twittar. Busque, pela pesquisa, twitteiros que tragam assuntos correlacionados aos seus produtos e serviços ou que são de interesse da sua empresa e de seus clientes, comece a segui-los. Isso também vai divulgar a sua empresa. Lembre-se, é uma rede social, por isso, quanto maior o número de seguidores e de pessoas (ou empresas) com que você se relaciona, maior a divulgação de sua empresa.
Como o Twitter é um microblog, o limite de cada “post” seu é de 140 caracteres. É, realmente, para ser rápido e útil para o seu negócio. Você pode postar quantas vezes quiser em um dia e suas informações são difundidas entre seus seguidores. O Twitter tem mais de 44 milhões de usuários no mundo. O Brasil é o 5º país que mais usa a rede, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Japão, Espanha e Reino Unido, e 45% dos usuários têm entre 24 e 34 anos. (Redação)

Leia também:  Soluções para você vender mais!

Minidicionário do Twitter
follow –  “seguir” (tradução do inglês), é quando você quer receber informações e atualizações daquele contato.
follower – “seguidor” – indica quem segue aquele twitter ou seus seguidores.
following – “seguindo” – são os twitters que você ou outra pessoa segue.  
twittar – verbo, ação ou efeito de postar alguma coisa no Twitter.
tweet –  os seus posts ou os de outras pessoas.
twitteiro – usuário do Twitter.
# ou hashtags – usar o símbolo # (conhecido como hashtag) antes de uma palavra identifica o assunto do twitte (post)
@ – usado sempre antes do nome de algum usuário para direcionar a mensagem a ele ou para se referir a ele.

Sete ações com o Twitter para divulgar a sua empresa
1. Inclua o Twitter em sua estratégia de marketing nas mídias sociais: identifique-se pelo seu Twitter nas mídias sociais e não por seu e-mail ou URL. Os consumidores que estão nas mídias sociais terão mais facilidade em se comunicar com você desta forma.

2. Faça com que o conteúdo do blog de sua empresa gere twitts: produzir conteúdo para o blog de sua empresa ajuda a trazer mais visitas ao seu site, mas twittar o título de cada artigo ajudará a atrair mais seguidores para seu Twitter. Eles valem mais que as visitas, pois você pode se comunicar com esses consumidores na hora que quiser.

3. Sempre que enviar uma newsletter, twitte: isso irá estimular as pessoas a lerem seu material e trará novos cadastros para seu e-mail marketing.

4. Use a busca do Twitter para pesquisas on-line: a busca do Twitter permite que você acompanhe o que estão falando de sua empresa e de seus concorrentes. Além disso, permite que você acompanhe ações de marketing que podem ser uma boa fonte de novas ideias.

Leia também:  Pride Music: sem Pearl mas com DDrum, Toca e QSC Audio

5. Utilize seu Twitter para complementar suas campanhas promocionais: faça criativas promoções on-line para seus seguidores. Isso também atrai mais seguidores e melhora suas ações.

6. Utilize o Twitter para iniciar campanhas virais: sua rede de seguidores no Twitter é o meio mais fácil e ágil de iniciar suas campanhas de marketing viral.

7. Use e abuse dos tags: poucos conhecem ou entendem o uso dos chamados tags — os nomes começados com #. Eles servem para que as pessoas possam achar mais facilmente informações no Twitter. Portanto, entenda como funcionam e use sem moderação.

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles