Mercado competitivo, o que fazer?

Mercado competitivo, o que fazer?
setembro 12 14:56 2006

Mercado competitivo: Manter o cliente depende principalmente da capacidade da empresa de encantá-lo

sergio Almeida

Consultor Sergio Almeida

O termo sustentabilidade refere-se ao equilíbrio entre uma ação e o seu próprio ambiente, a uma interação que não cause nenhum efeito prejudicial ou nocivo. A venda sustentável é aquela que se preocupa com a manutenção do cliente, sem enganá-lo ou lesá-lo sob nenhuma hipótese. O cliente sustentável é aquele que confia na organização plenamente. Ou seja, significa que ele confia no produto, no preço, nos serviços, e até na responsabilidade social da empresa com a qual está se relacionando.

Esse objetivo deve ser compartilhado por toda a empresa e não apenas pelo departamento de vendas ou marketing. Ainda é muito comum ouvirmos vendedores se queixando de que o departamento financeiro ou a assistência técnica fez com que ele perdesse o cliente. Esse tipo de situação tornou-se inconcebível nos tempos atuais. O mercado competitivo é uma realidade e não há mais espaço para esses erros grosseiros.

Para que esse novo processo de venda/cliente sustentável obtenha êxito é necessário um trabalho árduo, lento e progressivo de conscientização de todos os funcionários, do diretor ao office-boy, quanto à importância do seu papel frente ao cliente. Isso pode parecer utopia, mas é talvez a melhor forma de diferenciar uma empresa frente à sua concorrência.

mercado competitivoNa maioria das vezes os problemas são internos. Acostumamos-nos sempre a buscar culpados externos como a concorrência desleal, a excessiva carga tributária, a corrupção do governo, etc. É claro que o ambiente externo tem a sua parcela de influência no negócio, mas ele não deve ser responsabilizado por tudo.

Em um cenário em que a diferenciação pelos produtos está cada vez mais difícil, já que estes viraram commodities e são facilmente copiados, e em que ocorre uma briga constante de preços, o serviço torna-se a grande estrela e o responsável direto pelo sucesso de uma empresa.

Leia também:  Importante: É hora de mostrar os impostos pagos nas notas fiscais

Entende-se como um bom serviço não só o atendimento eficaz na hora da venda, mas sim todo um processo que abrange todas as fases desse atendimento: a pré-venda, a venda, e principalmente o pós-venda (entrega, suporte, assistência técnica, cobrança, etc.) Se toda essa engrenagem funcionar perfeitamente, o cliente vai ficar encantado, e é isso que ele busca num relacionamento. A palavra-chave é encantar.

Leia também:

O cliente se sente encantado quando percebe que obteve um resultado além da sua expectativa inicial, ou seja, quando a empresa o surpreende em todas as fases do atendimento. Encantar significa oferecer um algo a mais além de um atendimento correto. O cliente não se satisfaz apenas com uma transação bem-feita, ele está em busca de um relacionamento sustentável. As empresas necessitam criar e cultivar esses relacionamentos com os seus clientes.

De acordo com o consultor de vendas Sergio Almeida, encantar o cliente significa, acima de tudo, conhecê-lo, buscar informações sobre ele, interagir periodicamente com ele, disponibilizar tempo para resolver seus problemas, cumprimentá-lo no seu aniversário, ligar para saber se ele ficou satisfeito com a compra e fazer outras gentilezas não programadas.

Tenho observado muitas empresas que até conseguiram aumentar o seu número em vendas ou faturamento, mas que continuam com os mesmos problemas de estrutura interna: departamentos que não se alinham; funcionários desorientados e mal treinados; terceirizações ineficientes; ausência de controles e de planejamento estratégico; e muitos outros. Em síntese, o que falta para essas organizações é um trabalho sério de estruturação visando a sua sustentabilidade.

 

 

Por Sergio Almeida

 

 

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles