Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Vivendo de música: Maurício Alabama – humor, guitarra e internet

O guitarrista Maurício Alabama reinventou-se com a internet ou melhor, foi a fundo no uso das mídias sociais (e humor) para promover seu trabalho e sustentar sua família.

Música & Mercado inaugura com Alabama uma série de entrevistas (semanais) com profissionais da música que utilizam a internet além da promoção, mas como meio de sobrevivência.

Nesta entrevista com o guitarrista, criativo, fundador do projeto Workaula, pudemos entender um pouco mais sobre suas atividades e a vida de músico real e digital. Com vocês, Maurício Alabama!

M&M: Você toca guitarra há quanto tempo e quando foi que decidiu dar aulas?

Maurício Alabama: Toco guitarra desde os 12 anos de idade ou seja (10 anos atrás) kkkk brincadeira, já tenho 38 anos. Muitos amigos me pediam para lecionar para eles, depois de tanto insistirem acabei entrando nesse mundo e nunca mais parei.

M&M: Como é a sua relação com alunos e qual a maior parte desses alunos, homens ou mulheres, adultos ou crianças?

Maurício Alabama: Hoje meu trabalho é 95% virtual, tenho um Instituto de música com professores de Guitarra, Contrabaixo, Piano, Teclado, Produção Musical e Técnica Vocal, porém meu direcionamento vem sendo cursos online, 99% dos meus alunos são homens de idade variada passando dos 16 até 45 anos de idade. Mantenho um contato muito forte com todos eles, seja por plataforma online ou pelo meu curso de guitarra por WhatsApp.

M&M: Como foi a transição do ensino presencial para o digital e como é dividido seu tempo hoje entre eles?

Maurício Alabama: Hoje compreendo que 95% do meu trabalho lecionando vem sendo virtual, pois tenho outros dois professores de guitarra que lecionam na forma física aqui no meu instituto. Pretendo fazer com que 100% seja online, porém dedico boa parte do meu tempo também para a administração do meu Instituto.

M&M: Como você enxerga a situação atual do mercado musical?

Maurício Alabama: Hoje com o mercado online tão aquecido tenho notado uma crescente muito favorável para esse segmento, meu Instituto está aberto há 10 anos e acabou se solidificando por isso, portanto desbravar esse mundo online foi um desafio que hoje vem sendo minha renda principal.

mauricio alabama canal

Canal do Mauricio Alabama: vivendo de música na internet

M&M: Você esteve na MSE 2018 (Music Show Experience, nova feira de música do Brasil), o que achou do evento e como vê a importância desse novo evento para o mercado?

Maurício Alabama: A MSE 2018 trouxe de volta a importância dos hand mades, fiquei muito feliz ao ver marcas que tenho um enorme respeito conseguindo expor o produto. Além da união e aproximação entre os músicos. Esse cenário que não podemos deixar morrer foi brilhantemente aquecido com a MSE 2018.

M&M: Qual a relevância de um evento como esse para você, como youtuber do mercado musical?
Maurício Alabama: Gostaria de ter gerado mais conteúdo no evento, porém senti falta de um espaço com boa conexão com a Internet para isso, creio que em 2019 poderíamos ter esse espaço com shows para transmissão ao vivo.

M&M: O que espera do mercado para o futuro próximo?

Maurício Alabama: Cada vez mais aquecido, a corrida pela estabilidade financeira faz com que boa parte da população acabe se estressando, e sabemos que a música, esporte e arte de uma forma geral é o melhor mecanismo para liberar esse estresse.

M&M: Você como mentor/tutor, tem muito contato com o público final. Se pudesse dar uma dica sobre a necessidade do consumidor para as empresas do setor, qual seria?

Maurício Alabama: Hoje em dia o marketing das empresas estão trabalhando muito bem, me espelho muito na Santo Angelo que com uma equipe de muito respeito estão optando em ouvir seus clientes e fazer produtos que realmente atende a necessidade de todos eles. A importância de ouvir o que publico está precisando é válida para qualquer setor, na música não seria diferente.

mauricio alabama fazendo merda

Youtube: Entre brincadeiras e aulas sérias, Alabama torna o canal multifacetado, ensina e entretem.

M&M: Hoje em dia o músico precisa, além de saber tocar, entender sobre diversos assuntos como gerenciamento de carreira, marketing pessoal, mídias sociais, edição de vídeo e etc.

Maurício Alabama: No geral, como é tudo isso para você e como que você com lida com o Music Business? Boa parte da minha carreira eu acabei fazendo tudo isso sozinho, Tudo mesmo, aprendi a lidar com ótimos softwares para edição e gravação, assisti muitos cursos sobre gestão de carreira e negócios. Hoje me encontro em uma momento da vida de que preciso de uma equipe para administrar boa parte disso. Tenho uma gama gigante de cursos online, WhatsApp, Skype e além do Instituto físico, seria impossível administrar tudo isso sozinho e ainda achar tempo para a família. Hoje tenho duas equipes, uma 100% online e outra física, o que facilita para eu gerar novos cursos e conteúdo online.

M&M: O que diria para quem está começando uma carreira como músico ou youtuber sobre a importância do Music Business?

Maurício Alabama: Não se esqueça que o sucesso vem com muito esforço, você precisa entender que a empresa “você.sa” precisa cumprir os horários de trabalho que qualquer empresa de sucesso cumpri, estabeleça seus horários, suas rotinas e acima de tudo ame o que está fazendo, o resulta virá com o tempo e será sólido o suficiente para você se tornar um músico/youtuber incrível.  Muito obrigado a toda equipe da Música & Mercado por me proporcionar essa entrevista e principalmente pela iniciativa de unir a nossa classe facilitando o contato entre todos.

Edifier: ações promocionais feitas por Alabama

[ot-video][/ot-video]


Conecte-se:

 

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart