MARKETING: Excelência em pós-venda

MARKETING: Excelência em pós-venda
julho 03 18:20 2012

Vender é fácil, difícil é ter excelência em pós-venda e fidelizar clientes. Veja cinco dicas de especialista e tenha expertise nos serviços após a venda*

Boa parte do sucesso de uma empresa está no bom relacionamento que ela possui com o seu cliente. Muitos vendedores vendem e acreditam que sua obrigação está encerrada. Muito pelo contrário, é nesse momento que está começando o relacionamento. O profissional de vendas precisa entender que o cliente gosta de ser bem atendido, admirado, compreendido e que o seu dinheiro não é o mais importante no momento da negociação. “Venda sempre focado nas necessidades dos clientes”, comenta André Silva, palestrante e especialista em vendas.

Ao receber o cliente, ofereça um sorriso sincero, passe entusiasmo, mostre alegria, demonstre satisfação e procure ouvir todos os seus relatos para só depois encontrar o produto que seja da satisfação dele. “Nunca se esqueça de chamar o cliente pelo nome, e se a memória for um pouco falha, anote e procure memorizar o mais rápido possível”, aconselha Silva.

Para o pós-venda, o consultor faz mais algumas recomendações: mande um e-mail de agradecimento pela confiança, envie um cartão-postal, ligue para saber se está satisfeito com o produto e nunca se esqueça de deixar a sua empresa viva na memória do seu consumidor.

Ao longo de todo o processo de venda, entretanto, o mais importante é proporcionar uma experiência formidável para o cliente. A partir desse momento, o empresário estará construindo um pós-venda de sucesso. A seguir, algumas dicas de André Silva para ter excelência em pós-venda.

1. Demonstre para o cliente que você está do lado dele – Muitos vendedores, após realizarem a venda, não entram mais em contato com o cliente, pensam apenas na sua comissão e no fechamento das metas. Não deixe isso acontecer e mostre para o cliente que você está do lado dele e disposto a resolver quaisquer problemas que possam surgir.

Leia também:  Gravando a história da Zoom

2. O pós-venda vale muito mais do que você imagina – O cliente sente-se valorizado, reconhecido e confiante para adquirir, futuramente, novos produtos e serviços de sua empresa. Ele percebe valor na relação e começa a indicar a loja e o vendedor para seus amigos, colegas e parceiros. Você indicaria um vendedor ou estabelecimento em que teve uma experiência de compra ruim?

3. Mantenha contato e ganhe a fidelidade do cliente Fazer contato após a venda é fundamental para conquistar novas vendas, mas também para causar uma boa impressão da sua imagem e da empresa. Com isso, é possível mostrar que ambos não estão focados apenas no lucro, mas também na satisfação permanente do cliente.

4. Seja um solucionador de problemas e o cliente virará seu fã Quando o cliente compra o seu produto ou serviço e tudo ocorre bem, ele fica satisfeito, mas quando surge um problema, dúvida ou dificuldade por parte dele é que entra o papel do vendedor, principalmente o do profissional diferenciado, mostrando que o problema passa também a ser seu e buscando todas as soluções possíveis. Quando surgir um problema, siga estas dicas: escute o cliente até o final, demonstre empatia, entendendo a sua preocupação, e valorize o ponto de vista dele. Quando o problema for resolvido, o cliente não fica só satisfeito: ele passa a ficar encantado, gerando o processo tão esperado pelos vendedores, que é a fidelização!

5. A diferença está na prestação do serviço Quanto tempo faz que você não liga para o cliente apenas para saber como ele está? Coloque, então, na sua agenda esta tarefa e ligue para todos os seus clientes. Aproxime-se deles, mande informações por e-mail sobre novos produtos, ligue para felicitá-los na sua data de aniversário, mande um cartão de agradecimento pela confiança depositada no seu trabalho, convide-os para visitar a loja e conhecer os lançamentos, pesquise sobre o seu mercado de trabalho e leve informações inovadoras para eles, mostre que você respira e vende qualidade na prestação de serviços.

Leia também:  PME: As famílias e suas empresas: evite possíveis crises

*Artigo originalmente publicado no blog Pensando Grande: www.pensandogrande.com.br 

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles