Marketing Digital: Muito além do Twitter

Marketing Digital: Muito além do Twitter
novembro 25 18:14 2009

Além do Twitter

Conheça outros sites de relacionamento e confira as dicas de como utilizá-los para fazer a sua empresa bombar na web

Uma das atividades mais populares no marketing é a ação promocional ou, como muitos chamam, a ‘Promo’. E apesar de a promoção de vendas estar diretamente ligada ao desejo de toda empresa em incrementar seu faturamento, sua forma tradicional toca no lado mais sensível da empresa: o bolso.

A Internet elimina o entrave, porém, geralmente encontramos na web ações promocionais tímidas, que normalmente servem de apoio para outras campanhas ou para promoções em pontos de venda ou apenas informando sobre descontos. É possível explorar muito mais do que isso: você pode criar ações promocionais exclusivas para a Internet aproveitando as redes sociais dos próprios consumidores. A propagação de sua ‘promo’certamente será viral. O resultado pode ser muito rápido e a relação custo-benefício bastante atraente.

Para começar, faça-se uma pergunta fundamental: o que o meu consumidor quer?

Claro, todo consumidor quer descontos, mas você precisa se lembrar dos três principais desejos do comprador on-line, antes de definir sua ação promocional: informação, entretenimento e relacionamento. Somente trabalhando com esses três aspectos sua ação será eficiente no mercado on-line. 

1 – Informação

A ação deve informar sobre a oportunidade única disponível somente pela Internet. A oferta pode estar associada diretamente ao produto ou a alguma outra ação atraente para o público-alvo.

2 – Entretenimento
A ação deve fazer com que o consumidor participe e se envolva em algum tipo de evento, precisa entreter. Os sorteios parecem atraentes, mas são muito estáticos para a Internet: competição, gincana ou jogo geram resultados mais interessantes dentro da dinâmica que a rede exige.

Leia também:  Últimas - As notícias mais quentes do mercado!

3 – Relacionamento
A ação deve envolver a rede de relacionamento do consumidor. Você precisa explorar, de forma consciente, a rede social à qual o consumidor pertence. Ele deve se sentir importante na medida em que a promoção valorize não só a ele, mas também a seus amigos e as pessoas com interesses em comum.
Conheça, então, alguns sites (e dicas) para implantação em campanhas promocionais, adaptados a clientes segmentados – digamos assim. Vá além do Twitter e explore a Internet como ela merece!

Pollgate (www.pollgate.com.br)
Rede social baseada em enquetes multimídia sobre diversos assuntos. Neste site, uma empresa pode promover produtos ou serviços a partir de enquetes, que serão respondidas pelos internautas. Também é possível criar uma ‘gincana’ premiando os internautas que inventarem e disponibilizarem uma pergunta relacionada ao seu produto/serviço. Ganha quem obtiver o maior número de respostas.

Meusparabens (www.meusparabens.com.br)
Uma ferramenta web que permite ao internauta agendar os aniversários dos amigos e ser lembrado deles. Com ela, uma empresa pode promover seu produto ou serviço oferecendo premiação aos aniversariantes cadastrados ou motivando o consumidor em potencial a colocar os aniversários dos amigos para, posteriormente, enviar oferta promocionais a esses aniversariantes.

Estilook (www.estilook.com)
Amantes e profissionais de moda se encontram neste site, onde os usuários divulgam seu próprio estilo. Nele sua empresa pode criar uma promoção em que os consumidores publicam fotos “estilosas” com o seu produto, sendo que os melhores ‘looks’ (votados pelos participantes da própria rede social) ganham algum tipo de prêmio.

GoZub (www.gozub.com)
Site tipo Twitter. Possibilita também o envio de informações para o celular e para o MSN e similares. Enfim, sua informação chega à pessoa onde ela estiver! Inclusive, a empresa pode se utilizar da infraestrutura do GoZub, com seu próprio logo, e promover uma campanha promocional, integrada ou não ao site, direcionada tanto para seus clientes quanto para consumidores em potencial.

Não deixe o Twitter de fora
Você sabia que a Dell, fabricante de computadores, vendeu mais de US$ 3 milhões de dólares com marketing pelo Twitter? Pois é, o microblog tem uma ferramenta chamada Twitter Promo que permite lançar ações promocionais utilizando a sua capacidade viral. Utilizando essa ferramenta, é possível transformar a oferta da promoção em uma competição em que o próprio consumidor divulga a promoção com o objetivo de ganhar algum benefício. Vencem aqueles que levarem mais visitas ao site da promoção. Assim o consumidor se envolve em uma promoção, informando seus amigos sobre uma oportunidade imperdível e, ao mesmo tempo, se beneficia dela, sendo premiado pela divulgação. Quem resiste?

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles