MARKETING & NEGÓCIOS: Eu sei que você passou por aqui

MARKETING & NEGÓCIOS: Eu sei que você passou por aqui
julho 15 15:42 2013

Conheça o geottaging, a ferramenta que revoluciona, em tempo real, a maneira como você lida com seus clientes, levando a sua loja ‘às alturas’ se usada estrategicamente

 

Cada vez mais empresas buscam interação instantânea com seus diversos públicos. A integração virtual e presencial é cada vez mais utilizada. E o mais interessante é que isso é extremamente democrático, atendendo a empresas de diversos tamanhos.

Websites, aplicativos para celulares e tablets, blogs, páginas e posts nas redes sociais vêm consolidando a relação integrada, on-line e presencial, física e digital.

Juntando tudo isso, há uma tecnologia, um conceito, de que gosto muito. É o geotagging, que é o processo de unir dados de diversas redes sociais a uma localização geográfica.

Por exemplo, se sua loja convidar seus seguidores no Facebook para um evento junto com as informações de data e horário, você divulga o local. Caso esteja atrelado — ‘taggeado’ —, os seus convidados podem ver no mapa como chegar, adicionar essa informação ao GPS do celular e fazer check-in, informando aos membros da rede social que está lá. Tudo on-line e interativo, mas com uma ‘pegada’ presencial.

Algumas estratégias

Para as empresas é uma ótima ferramenta para medir a adesão ao convite, ao tema, ao artista etc. E, da mesma forma, serve para emissão de relatórios para análise dos resultados e até para buscar patrocínios numa próxima empreitada. Se uma grande parcela do meu público-alvo vai ao seu evento, eu quero estar lá como patrocinador. Aqui vemos a proximidade, a integração marca e mercado. Pode-se até ‘geotaggear’ seu estande dentro de uma grande feira! Já pensou?

Mas essa é a ponta do iceberg. Em alguns países, como nos Estados Unidos, os carros vêm com GPS patrocinado. Quando você o liga, ele lhe oferece alguns destinos, como shoppings, hipermercados ou parques temáticos. E, enquanto você dirige, ele também informa o que tem próximo e até oferece promoções pontuais. Algo como: a mil metros à direita você encontrará uma loja do Walmart: “Aproveite a nossa promoção de bonés, leve três pague dois”. Nesse caso, é o senso de oportunidade. A propaganda um a um. Quase o marketing boca a boca, ou GPS ao ouvido.

Leia também:  Isenção a instrumentos musicais importados em pauta na CAE

Outros exemplos reforçam a utilidade do geottaging. Ao viajar para o exterior, um amigo entrou na sala vip de uma empresa aérea e fez o check-in em uma rede social de geotagging chamada FourSquare. Em 2 minutos, recebeu no seu celular uma mensagem de boas-vindas à sala vip e o agradecimento por ter escolhido a empresa aérea para a sua viagem! Simples, eletrônico, mas extremamente atencioso e acolhedor.

E essa mesma rede social, a maior em geottaging, lhe informa o que acontece à sua volta em tempo real. Parou no posto para abastecer, ele mostra a promoção na loja de conveniência e o que há ao seu redor, num raio de mil metros. Fez o check-in em uma balada e ele lhe informa quais amigos já chegaram e qual a programação da casa. Sensacional!

Usando e abusando

Agora imagine isso tudo na sua loja, integrando seus clientes e promovendo seus produtos e serviços! O céu é o limite! Conheça a ferramenta e use com frequência, com recorrência, pois a pior coisa é aquela empresa que está nas redes sociais e participa uma vez por mês. Assim não funciona e depõe contra a imagem da empresa. Se essa é sua ideia de periodicidade de posts e de interação, melhor nem estar nas redes sociais.

Também não vale usar as redes sociais para incomodar o seu público. Aí o efeito é contrário e você acabará banido da relação. O segredo de qualquer rede social, bem como da relação digital é ter algo relevante para compartilhar com sua audiência.

Há um ditado indiano muito antigo, que cabe como uma luva para este momento: “Quando falar, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio”.

Respeite isso e bons negócios!

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles