Mais munição para sua loja!

Mais munição para sua loja!
outubro 11 08:00 2005

Para dar seqüência ao assunto da última edição, gostaria de destacar a promoção,relações públicas e marketing direto como outras importantes áreas do marketing que, junto com a famosa propaganda, podem oferecer importantes vantagens competitivas. Promoção: Muita gente restringe promoção à liquidação ou desconto. Embora os abatimentos em preço sejam simples de realizar, eles são apenas algumas das formas de se promover uma empresa/produto e devem sempre ser muito bem planejados para a que possam realmente influenciar uma mudança contínua no comportamento de compra do consumidor.


Esta, sem dúvida, não é a melhor ferramenta quando, no balanço final, você perde muito dinheiro para que seu consumidor passe a comprar seu produto. Outras opções de promoção são os concursos, sorteios e distribuição de vales-brinde. O importante neste caso é lembrar que, de acordo com a legislação brasileira, as empresas precisam obter autorização da Receita Federal para realizar promoções comerciais cuja participação dos concorrentes é submetida a qualquer tipo de compra de produto, (exemplo: compra de produto para ganhar cupom de participação ou envio de rótulo/código de barras para determinado endereço).
 
A realização de promoções comerciais sem autorização pode gerar multa de 10 a 40 salários mínimos e proibição da realização deste tipo de atividade por um período de até dois anos. De qualquer maneira, para que suas vendas sejam contínuas após o período de um concurso ou liquidação é necessário sempre oferecer um diferencial que convença o cliente de que o melhor lugar para comprar é na sua loja. As demonstrações, feiras e exposições também são formas de promoção e são eficazes exatamente por facilitar que a pessoa certa esteja no lugar certo.

Leia também:  Musikmesse e PL&S chegam a Frankfurt essa semana

O fundamental é ter um critério mais qualitativo do que quantitativo no momento de avaliar em quais feiras participar ou do local onde realizar demonstrações e eventos. Afinal, é mais lucrativo que clientes potenciais possam ver seus produtos em vez de uma multidão que não esteja conectada ao que você está oferecendo. Relações Públicas: assim como a promoção, abrange um conjunto de diversas ferramentas que podem criar um grande diferencial para sua loja. Podemos definir esta como sendo a área responsável pelas relações que sua empresa estabelece com seus funcionários, consumidores, fornecedores e com a comunidade local. Entre as diversas formas de estabelecer uma imagem de solidez e credibilidade, podemos citar: Publicações: revista da empresa, boletins informativos, manuais e panfletos úteis para o cliente são ferramentas eficientes para compartilhar notícias e informações favoráveis sobre a sua empresa e aproximá-la do seu público.


Patrocínios/Apoios: participar de ações culturais, como eventos musicais e esportivos, são formas eficazes de reforçar sua marca propiciando que seu público lembre de sua empresa pelo fato dela ter oferecido uma oportunidade a mais para ele. A maioria dos investimentos em relações públicas representa sólidas garantias para criar e transmitir uma imagem positiva ao seu consumidor. Um comentário benéfico a respeito de sua empresa pode vender sua imagem muito mais rápido que uma propaganda. Marketing Direto: Catálogos, malas diretas, telemarketing, e-mails de divulgação de ofertas e serviços são ferramentas de custo reduzido e muito utilizadas atualmente.


Porém, o excesso de informação que as pessoas estão expostas hoje em dia faz com que seja necessária muita criatividade e foco para que sua comunicação seja absorvida por seu consumidor antes de ir para o lixo. O que faz a diferença é a forma como você organiza sua base de dados de clientes. Poder contar com uma riqueza de informações e detalhes é fundamental para desenvolver materiais realmente atrativos para cada tipo de público que você atende e garantir que seu investimento tenha o retorno esperado.

Leia também:  Sem crise sonora

Fonte: Renata Gomes

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles