Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Luminário Produções escolhe amplificação da Powersoft

A companhia de locação brasileira adquiriu um sistema de som EAW para seu estoque e escolheu a Powersoft como a melhor amplificação.

IMG copiaA companhia de locação Luminário Produções, localizada no norte do Brasil, fornece soluções de áudio, vídeo, iluminação e estruturas para diferentes tipos de eventos.

Tomas Lyra, proprietário e gerente da empresa, recentemente teve a oportunidade de obter um sistema EAW a um preço razoável e decidiu chamar o engenheiro de áudio e amigo Gera Vieira para fazer um teste e ver se era um bom investimento para a companhia.

“No começo simplesmente estávamos fazendo uma pesquisa e busca por um sistema de alto-falantes novo. Convenci o Tomas de que o único ponto em que não havia dúvidas era no uso de amplificadores para o sistema. Ele adquiriu dois Powersoft X4 e começamos a usá-los para tudo o que tinha no seu velho inventário. Desde subs a wedges, os resultados sempre nos surpreendiam. Disse para ele que essas unidades eram um bom investimento e que, quando estivesse pronto para realizar o próximo passo e adquirir um novo sistema de som, teria a opção correta em relação à amplificação”, explicou Gera.

O sistema EAW esteve no Brasil há muito tempo. “A única coisa que pude imaginar é que as pessoas que o vendiam nunca tiveram a oportunidade de mostrar a um comprador potencial o verdadeiro som dos alto-falantes, pois não tinham um sistema completo sem um processador e, principalmente, sem o  amplificador correto”, contou Gera.

Quando Tomas comentou sobre o que o vendedor tinha em mãos, rapidamente começou a estudar o sistema, especialmente se tinha presets para a Série X da Powersoft. Não só os tinha, mas também tinha interação completa com EAW Greybox.

“Dei ao Tomas luz verde para fazer um teste depois de garantir que tinha todas as informações de que necessitava. Voamos para Porto Alegre (RS) para realizar os testes e fomos até a ProShows, ex-representante da EAW e um dos principais vendedores de produtos de áudio profissional do Brasil. Uma vez que ligamos o sistema com os amplificadores Powersoft, vimos uma expressão de surpresa nos rostos de todos que estavam presentes durante o teste!”, destacou.

“Mais do que um ganho teórico, foi um teste em campo que mostrou que tomamos a decisão certa! Quando chegamos ao lugar para fazer o teste com o sistema EAW, um rack de amplificadores Crown HD 4×3500 estava fornecendo a potência. Não me pergunte que tipo de processamento havia, mas não era  do que os alto-falantes necessitavam. Uma vez que mudamos para o X4 com os Greyboxes em conjunto para cada modelo de alto-falante do sistema, o efeito foi imediato. A potência do amplificador combinada com a potência do DSP controlado pelo software Armonía Pro Audio Suite é incomparável!”, explicou Gera.

O trato pelas unidades EAW KF730 e SB730 era só a ponta do iceberg. Uma montagem completa composta por 26 x KF740 também foi posta à prova e adquirida no mesmo dia. A Luminário agora aguarda a chegada de dois amplificadores X8 DSP+D e mais um X4, que já estão a caminho para completar a potência de todo o sistema.

Em menos de um ano, o inventário da Luminário passou de zero a quatro amplificadores X8 e três X4, além de um novo sistema EAW para propósitos múltiplos.

A experiência Powersoft

Alceu copiaO conhecimento sobre a tecnologia Powersoft chegou até Gera quando ele fez um treinamento Level One na Clair Brothers com Fabiano Rezende, da Fly Audio Solutions, chefe de suporte técnico da Universal Music (distribuidora da Powersoft) no Brasil.

Trocaram muitas informações sobre os desenvolvimentos em curso da Powersoft e, mais recentemente, Gera foi convidado por ele e por Jean Costa, da Universal Music, para traduzir um Seminário de Treinamento Armonía em São Paulo, promovido pelo River Music Pro, principal dealer da Universal Music no País.

“Foi aí que me tornei em um verdadeiro fã e fiquei totalmente fascinado pelo modo como a tecnologia de amplificação da Powersoft interage com os transdutores em um alto-falante. Posso dizer que depois de ouvir muitas coisas no mundo do áudio, a Powersoft está realmente em um nível muito superior ao da concorrência! Desde esse dia, tenho convertido o conhecimento adquirido durante o seminário na força impulsora por trás das novas aquisições da Luminário”, disse.

Primeiro uso de todo o sistema

O primeiro show para a montagem de KF730 & SB730 foi realizado na galeria de arte do Instituto Ricardo Brennand, no Recife, onde um luxuoso banquete foi organizado para cerca de 500 convidados vip. O evento foi parte do 17º Fórum Empresarial Lide e a Luminário Produções fez uma cobertura completa de som, iluminação e painéis LED. A atuação principal esteve a cargo de Alceu Valença, reconhecido artista brasileiro.

Um amplificador Powersoft X8 foi usado para o sistema principal, composto por seis EAW KF730 pendurados por lado, sendo três caixas dirigidas  por par de canais, enquanto um amplificador Powersoft X4 estava a cargo dos subwoofers EAW SB730, com IMG copiatrês elementos por lado e três caixas dirigidas por par de canais.

Todos ficaram muito felizes com os resultados. O engenheiro de FOH de Alveu Valença, Rogério Andrade, e Tomas Lyra, proprietário da Luminário Produções, foram parabenizados pessoalmente pelo produtor geral do evento pelo som obtido. “O Rogério estava realmente feliz com a resposta obtida do sistema. Depois do teste de som, o guitarrista principal de Alceu quis saber qual era o segredo por trás do grande som obtido com a marca EAW e se aproximou do palco para ver os amplificadores da Série X da Powersoft. Ficou verdadeiramente fascinado com o nível de potência, apesar do seu tamanho”, detalhou Gera.

“Além disso, tenho que dizer que o Armonía é uma ótima interface e me torno mais fã a cada vez que o uso. Todo o sistema foi programado usando este software”, enfatizou. “A Powersoft fornece confiabilidade, potência incomparável em um tamanho pequeno e qualidade de DSP surpreendente controlada por um software muito bem pensado. Cada vez soa melhor!”

Música & Mercado
Logo
Shopping cart