Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Luen anuncia mudanças internas e crescimento no exterior

A fabricante de percussão Luen decidiu reformular sua estrutura interna, apresentando novidades em cada área da empresa. Além disso, anuncia um novo distribuidor no Chile.

“Sempre temos de ficar atentos às movimentações e tendências de mercado e, seguindo um dos princípios da inteligência competitiva, que é se antecipar nas tomadas de decisões, decidimos rever nossa estrutura a fim de estar preparados para todas as ocasiões, alinhando o nosso planejamento estratégico, visando alcançar as metas estabelecidas”, começou explicando Tiago Daniel, gerente de marketing e comercial da Luen.

Tendo isso em vista, a empresa identificou que tinha pessoas de extrema competência que poderiam ser mais bem aproveitadas em outras funções, e assim iniciou as mudanças.

O que mudou?

Denis de Almeida copia

Denis de Almeida

Nos últimos três anos a Luen realizou diversas mudanças, as quais estão sendo divulgadas agora. Nesse processo, foi modificada a gerência de marketing, a gerência de produção, a equipe comercial, a do financeiro, a do faturamento, a liderança, a equipe da produção e boa parte dos representantes comerciais.

Além disso, recentemente foi feita uma grande alteração interna. Denis de Almeida, profissional com mais de 15 anos de experiência no mercado, músico e anteriormente gerente da loja Made in Brazil, assumiu a gerência de vendas.

Esse profissional, formado em gestão comercial com especialização em planejamento estratégico, entra para somar trazendo um olhar novo para a empresa, realizando tarefas internas e, principalmente, externas. “Fui convidado a integrar a equipe comercial da empresa para juntos criarmos uma nova metodologia de trabalho”, comentou Denis.

Por outro lado, Jaqueline Ribeiro deixou de integrar o setor de vendas e assumiu a área administrativa. Focada nas áreas financeira, de faturamento, logística, compras e demais assuntos internos importantes, ela usará toda a sua experiência de mais de 16 anos na Luen para agregar em todos esses setores.

Douglas Prado, por um curto período, continua no departamento comercial, mas já assumiu sua função de responsável por todo o processo de exportação, ao qual em breve se dedicará exclusivamente.

Tiago Daniel, além da gerência de marketing, assumiu  a gerência comercial, sem deixar de prestar todo o suporte para as outras áreas internas da empresa, como a de desenvolvimento de produtos.

Sebastião Rocha continua como gerente geral da produção, recebendo auxílio de uma das recentes contratações realizadas nesse período, Guilherme Rocha. Engenheiro de produção, Guilherme assumiu o PCP e parte do gerenciamento da fábrica.

“O próximo passo é investir na equipe interna de vendas, que dará todo o suporte necessário aos nossos clientes e representantes. Com o intuito claro de suporte e não de concorrência interna com os representantes, temos certeza de que será muito positivo. Como alteramos há pouco tempo a maioria das lideranças internas, também estamos focados no treinamento e na profissionalização de toda a empresa”, detalhou Tiago.

Presença no Chile

Recentemente a Luen anunciou uma parceria com um novo distribuidor no Chile, o primeiro  na América Latina. Antes a Luen eas chilerealizara algumas tentativas de trabalho na região, mas nada de forma oficial e com a mesma proporção da EAS, empresa com uma grande estrutura que distribui marcas de porte como Sennheiser, Orange e Fodera.

“Estamos em negociação há mais de um ano e formalizamos há pouco a parceria de distribuição exclusiva no Chile. Agora  estudamos aumentar a abrangência dessa distribuição para outros países”, enfatizou Tiago.

“Temos as melhores expectativas com essa parceria, visto que possuímos um endorsee muito atuante no país, Andrés Silva, que agora receberá o respaldo desses grandes profissionais”, adicionou Douglas Prado. “Acreditamos muito na capacidade e estrutura de que a EAS dispõe, o que facilitará na introdução da percussão brasileira em uma região com costumes e culturas completamente distintos.”

“A América Latina não é um mercado fácil de conquistar. Pelo contrário. A concentração de imigrantes brasileiros no Velho Mundo de certa forma acaba facilitando a introdução de nossa cultura musical, diferentemente do que ocorre na América Latina, onde existe maior dificuldade por conta do menor número de imigrantes do Brasil, e também por outras questões socioeconômicas e culturais, em que não se dão tanto valor e espaço para ritmos brasileiros. Em relação à percussão latina, as dificuldades são outras, como maior presença de produtos similares no país que sofrem tributação menor, além de ser destinados aos costumes locais”, explicou Douglas.

Usando como parâmetro o sucesso obtido com a distribuição na Europa, no momento a Luen informa estar mais focada nos Estados Unidos.

Na Europa

O trabalho da Luen não termina aqui. Há sete anos iniciou uma parceria muito sólida com a Nach Percussion, empresa situada em Valência, Espanha. Ela trabalha com uma grande variedade de produtos da empresa brasileira, além de ser extremamente atuante na fomentação da percussão brasileira nos países em que distribui, realizando festivais, clínicas e eventos que são patrocinados e contam com o apoio da Luen.

“Podemos citar como um belo exemplo de parceria uma das principais lojas on-line da Europa, a Bax Shop”, disse Tiago.

Próximos eventos

A empresa está participando de vários eventos locais para mostrar seus produtos e novidades — no TDT, na Music Show e no Gravatá, entre outros. Tiago explica: “São todos eventos/feiras com propostas diferentes. O TDT é mais que uma feira, é um evento com entrega muito além do normal. Temos altas expectativas, pois essa é a nossa principal feira de negócios do ano e cada vez mais supera os números e resultados anteriores. Na Music Show o nosso foco é diferente, o B2C. Nenhuma feira desse ano focou exclusivamente o consumidor final, por isso temos grandes expectativas, pois nossa marca precisa do acesso aos consumidores. Estamos acreditando bastante nesse formato. Já a Gravatá (The Sun Music Fest), feira realizada em Pernambuco e organizada pela MGM Produções (Maia e Marcio Pimenta) tem foco mais regional, visto que a grande maioria dos clientes dessa região acaba não vindo para as feiras em São Paulo. Como as feiras realizadas por eles costumam trazer ótimos resultados, estamos acreditando bastante nessa nova edição.”

Nesses eventos, a Luen estará mostrando duas grandes novidades: uma que vem ao encontro do projeto atual, que é valorizar a marca, trazendo inovações e visual para o músico profissional e agregando valor à loja; e a outra que vem para atender a grande demanda do mercado por preços mais competitivos. Visite o estande da empresa e conheça essas e outras grandes novidades.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart