Últimas – As notícias mais quentes do mercado!

Últimas – As notícias mais quentes do mercado!
novembro 25 17:17 2009

Bola dentro
A Argentina saiu na frente e ainda bem que não estamos falando de futebol! Já está funcionando nas terras de nossos hermanos um site que concentra e divulga todas as denúncias de roubo de instrumentos musicais. O www.instrumentosrobador.com.ar serve como consulta fundamental para lojistas que negociam equipamentos usados. Vamos reconhecer a excelente iniciativa de nossos vizinhos e, com certeza, adotá-la nas terras tupiniquins.

Quebrando recordes
No início do mês de julho de 2009, a Quanta Music renovou sua equipe comercial. A aposta em profissionais cada vez mais especializados, associada à recuperação da economia mundial, ajudou a quebrar recordes mensais no faturamento da empresa. No primeiro trimestre de trabalho, a nova equipe vendeu 33% a mais do que a média anual que vinha sendo atingida. O novo gerente comercial da empresa, Joey Gross Brown, tem 22 anos de experiência em gestão no setor de instrumentos musicais e de áudio e já dirigiu algumas das principais marcas do mercado. “Adotamos uma nova política comercial de transparência. Queremos deixar as regras do jogo bem claras para os nossos clientes e parceiros”, afirma Brown.

Os músicos e seus bags
Como novos endorses, Felipe Andreoli, Marcelo Barbosa e Rafael Bittencourt vão desfilar seus instrumentos acomodados em bags fabricados pela Condortech do Brasil.

Baixe já o seu!
De dois em dois anos, a Musical Express atualiza e relança o seu catálogo. A edição 2009/2010 já está disponível e traz novidades em suas 300 páginas, como as esteiras e batedores de bumbo Puresound, peles Uno by Evans, baterias PDP by DW, baquetas 3Drumsticks by DW, acessórios e flautas da Yamaha e estojos e bags TKL. Já as ferragens Gibraltar, a mais nova marca distribuída pela empresa, ganhou catálogo próprio. Você pode baixar esses e outros catálogos da distribuidora no site: www.musical-express.com.br/br/downloads.

Venda mais no Natal
A revista Exame PME publicou uma pequena matéria na sua edição 21 (outubro/novembro) com excelentes dicas para otimizar as vendas de fim de ano. Foi consultado o especialista Renato Antonio Romeo, da SaleSolution, que fez uma lista com fórmulas simples que garantem alavancar suas vendas na reta final de 2009. Nós as adaptamos para você:

•    Passeando pela loja.
Quanto mais o cliente passeia pela sua loja, maior a probabilidade de comprar alguma coisa. Por isso os produtos em oferta devem ficar no fundo da loja.

•    Perguntar não ofende.
Uma das ordens primordiais para os vendedores é que eles perguntem ao cliente por que ele quer determinado produto. Isso deve ocorrer antes mesmo de mostrar o produto ao cliente, pois, se não tiver aquela mercadoria na loja, o vendedor já está preparado com argumentos que levem outra solução e novas opções de compra ao cliente.

•    Lei de trânsito.
Nas lojas brasileiras também vale a lei da mão direita. Posicione as mercadorias com maior margem de lucro do lado direito, pois elas são as primeiras a serem vistas por quem entra na loja. Assim você aumenta as chances de interesse por esses produtos.

•    Regra básica de incentivo.
Para estimular seus vendedores e ainda garantir atendimento nota 10, faça o seguinte: dê a todo cliente que entra na loja um cartão verde e outro vermelho. Se ele gostar do atendimento, deposita o verde na urna (que deve ficar saída da loja); caso tenha desaprovado, coloca o vermelho. No término do dia você conta e só dará prêmios à equipe se a quantidade de cartões verdes superar a de vermelhos. Os vendedores se empenharão 100% do tempo, pode ter certeza.

Florence é a nova distribuidora Gemini
A marca, fundada em 1974 e conhecida mundialmente por seus produtos de áudio e para DJs, já está sendo distribuída no Brasil pela Florence Music. “Estamos muito honrados por termos sido escolhidos como novos distribuidores no Brasil e, sobretudo, por atingir um novo público”, diz Renata Gomes, gerente de marketing da distribuidora.

Leia também:  Três lojas com cheiro de música

FBT promove seus produtos em seminário
Com o intuito de promover seus produtos na América Latina, a italiana FBT realizou em setembro, em São Paulo, o seminário Pro Audio FBT. Com todo o apoio de sua distribuidora no País, a HPL, o evento contou com a participação de Alan Wood, consultor da empresa para negócios latino-americanos, e Luigi Paoloni, gerente de exportação da empresa. Outras cidades sul-americanas também receberão o evento.

Publicação da MM é destaque em site internacional
A entrevista com o designer de produtos dos violões Walden, o chinês Jonathan Lee, publicada na edição 25 da revista Violão PRO, está integralmente disponibilizada no site da fabricante chinesa, traduzida e com destaque para a capa da edição.  Publicada pela editora Música & Mercado, a VP é a única revista específica no Brasil para os amantes do violão, que a encontram em bancas de todo o território nacional. Confira a matéria completa no site da Walden:
www.waldenguitars.com/news_2009_ViolaoPro_Interview.html
É, editora MM está ganhando o mundo!

B&C Speakers independente
A capital gaúcha foi escolhida pela fabricante italiana de alto-falantes B&C Speakers para sediar o primeiro centro de distribuição e vendas da empresa no Brasil. Quem vai cuidar do seu gerenciamento será Maicon Hendler, que está no mercado há mais de 11 anos. “Entramos no mercado brasileiro para nos aproximarmos dos clientes e oferecer uma pós-venda mais qualificada e confiável. Nossa proposta é intensificar o relacionamento com nossos públicos por meio de suporte técnico e comercial, desenvolvendo aplicações e soluções de excelente relação custo-benefício para seus produtos e necessidades”, revela.
O objetivo é ampliar a atuação da empresa no hemisfério Sul — em países do Norte, ela já está consolidada. No Brasil, a empresa também dará suporte aos distribuidores terceirizados de outros países da América do Sul. “Porto Alegre foi escolhida por ter uma localização estratégica com relação a mercados nos quais intensificaremos nossas operações”, explica Hendler. A B&C Speakers Brasil começa a operar oficialmente a partir de dezembro.
 
Michael investe na web 2.0
Continuando as comemorações de sua primeira década de vida, a Michael lançou em 16 de novembro um site completamente remodelado no endereço www.michael.com.br. Segundo o marketing da empresa, o novo projeto promete, além de design mais moderno e arrojado, a exploração do conceito web 2.0, com muita participação e interação dos internautas. “Os usuários serão fundamentais na geração de conteúdo e de ideias”, explica Daniel Lucas, um dos responsáveis pelo projeto. Por enquanto, você pode conferir o hot site de pianos da marca. Hot sites são micropáginas da internet lançados com a finalidade de divulgar produtos específicos em campanhas de marketing. Em www.michael.com.br/pianos você pode acessar informações completas sobre a linha de pianos da marca, inclusive download do catálogo. Confira!

Ventura: a Tokai no exterior
A fabricante brasileira de órgãos eletrônicos Tokai vai usar outro nome para explorar o mercado internacional: Ventura. “O problema é que no Japão existe uma fabricante de guitarras chamada Tokai que possui registros em alguns lugares do mundo”, explica Juliano Hayashida, diretor da empresa. A Tokai japonesa não é conhecida por aqui. Existe desde 1942 e distribui seus produtos apenas na Ásia e Europa. No Brasil, a Tokai continuará operando com o nome que se tornou referência em seu segmento: Tokai!

Mettalica, Sennheiser e Wireless 3G
Em virtude do lançamento de sua nova linha de sistema sem fio, a Evolution Wireless G3, a Sennheiser trouxe para o Brasil Robb Blumenreder, gerente da equipe industrial da empresa, para uma série de palestras sobre o novo produto, realizadas em outubro nas principais capitais do País. Voltado para lojistas e técnicos de áudio, o workshop demonstrou diferentes formas de uso dos produtos e ofereceu exemplos práticos com piano, flauta, trompete, trombone, bateria e vocal. “Conseguimos nos aprofundar em tópicos técnicos do treinamento, além de destacar pontos-chave de venda. Acredito que a ação foi muito positiva e espero que mais iniciativas como essa surjam em breve, pois dessa forma todos os lados ganham em conhecimento e mercado”, afirmou Ricardo Abellan, gerente de marketing da Equipo, distribuidora da Sennheiser no Brasil.
Outra notícia boa para a fabricante de microfones foi a de que o Metallica decidiu incluir a tecnologia dos sistemas de monitores pessoais (IEMs) da Série 2000 para a turnê mundial de divulgação de seu último trabalho, o disco Death Magnetic!

Leia também:  Nova versão da guitarra SG Gibson resulta em SG Diablo Tremolo

Pode contar com eles
A Krest Cymbals reuniu seus principais representantes em uma convenção realizada em setembro na empresa. O objetivo foi informar os parceiros sobre as estratégias da marca e apresentar os novos colaboradores que representarão a Krest em diversos Estados brasileiros (Adriano Vianna (AL/PB/PE/RN/SE), Denise Maito (PR), Paulo Ricardo Martins (ES) e Roger Aguiar (RS)). Falando em estratégia, a Krest vem investindo no mundo digital, aproveitando as vantagens de relacionamento que o universo virtual oferece. Com o novo site, inaugurado em outubro, por exemplo, a  marca conseguiu alavancar o seu número de seguidores no Twitter. Talvez eles estejam aproveitando as dicas da Música e Mercado…  Confira o site reformulado: www.krestcymbals.com.br.

Sons da Itália
Um festival italiano pró-exportação de instrumentos musicais finalmente chegou ao Brasil. É o Suono Itália (Sons da Itália) que pretende levar a outras culturas um pouco da arte e música italianas, mas, sobretudo, divulgar a qualidade dos instrumentos fabricados no país. Com exposição de diversos instrumentos, o evento também trouxe masterclasses e apresentações. O Suono Itália ocorreu entre os dias 11 e 14 de novembro, na cidade de São Paulo, e foi coordenado pelo Instituto Italiano para Comércio Exterior e o Ministério de Desenvolvimento Econômico da Itália em colaboração com a Associação dos Fabricantes de Instrumentos Musicais. No Brasil, a Anafima, juntamente à parceria que mantém com a Apex (Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos), está tomando iniciativas similares para divulgar a qualidade dos produtos brasileiros pelo mundo!

Meteoro lança diversos produtos na comemoração de seus 25 anos
A Meteoro comemorou 25 anos e aproveitou para lançar novos produtos, como dois novos cabeçotes que chegaram para completar a linha MW. Outro destaque foi na linha de pedais da marca, com o valvulado Revolution Tube Drive. Para conferir todos os produtos lançados em homenagem ao aniversário, acesse www.amplificadoresmeteoro.com.br.

Como vender mais gaitas?
Para incentivar o consumo de gaitas, a Bends Harmônicas criou o projeto Aprenda Gaita Grátis. Funciona assim: um instrutor da empresa diretamente ao ponto de venda e ministra um treinamento de gaitas para alunos interessados. O programa já tem mais de 3.800 inscritos e está partindo para a sua 5ª edição. Para Samantha, diretora de Marketing da Bends, a inciativa tem conseguido resultados positivos. “Com essa iniciativa, a Bends conquistou uma comunidade fiel de amantes da gaita. Isso resultou em cumplicidade, pois estes alunos admiram a Bends por fomentar a cultura de gaitas no país e valorizar a educação musical”. O lojista também sai ganhando, já que as aulas estimulam as vendas de gaitas na loja. Para saber mais informações, conhecer a agenda dos próximos workshops e solicitar o evento na sua loja, acesse www.bends.com.br.

“Say no More” com Audix!
Charly Garcia, um dos maiores  ícones roqueiros da Argentina, é o mais novo endorsee da Audix. Os microfones serão utilizados em sua nova turnê, “Say no More”.

Grife da pesada!
A EMG, conhecida pelos seus captadores utilizados por grandes nomes do rock metal como Zakk Wylde e Kirk Hammett, lançou uma loja virtual para comercializar camisas, bolsas e bonés da marca. A empresa informa que esses são apenas os primeiros itens e que, para o ano que vem, os fãs da marca poderão contar com novos produtos EMG Pickups.

Schneider usa agora Sabian
Cristoph Schneider, baterista da banda de rock alemã Rammstein, muito conhecida mundialmente, juntou-se ao time de endorsees da Sabian. A mudança para a marca veio após a gravação de seu último CD, Liebe ist für alle da.

Leia também:  Behringer lança software Eurocom AX control

Arte no prato
O estúdio Hellno, do baterista Nô (ex-integrante do Dead Fish), lança uma exposição de arte aplicada em pratos de bateria, uma parceria com a Orion Cymbals. O objetivo da exposição é divulgar a arte e estimular os artistas brasileiros, e para isso, a intenção é de que a exposição se torne itinerante pelo Brasil. Para agendar uma visita à exposição, adquirir alguma peça ou levar a exposição para a sua loja, entre em contato com o estúdio Hellno pelo telefone (11) 3973-7900 ou pelo e-mail [email protected] Você também pode ver mais detalhes no site da Orion Cymbals: www.orioncymbals.com.br

Piano do seu jeito
A Fritz Dobbert lança um novo produto para sua linha de pianos verticais, o FD121. O piano vem nas cores preto, imbuia e mogno, mas, assim como qualquer outro produto da Fritz Dobbert, o cliente pode personalizá-lo como quiser. Basta entrar em contato com a empresa pelo telefone (11) 3973-7900 e apresentar sua idéia.

Novas lojas
A Hendrix World Music, considerada uma das mais tradicionais lojas da Rua Teodoro Sampaio, polo varejista de instrumentos musicais na capital paulista, inaugurou mais uma filial. “Estamos abrindo essa loja em um momento muito bom para o mercado em geral. É fim de ano, período em que as vendas normalmente já crescem, e o fantasma da crise parece que desapareceu. Então, as expectativas não poderiam ser melhores!”, conta o dono da loja, Vladimir João Teixeira. Em Recife, o grupo Bartô Eletrônica acaba de inaugurar mais uma loja de instrumentos musicais, a Pop Music, que já está funcionando na rua da Concórdia, centro da capital pernambucana.

A tecnologia e a Dunlop
 A empresa Dunlop Manufacturing, fabricante estadunidense de acessórios musicais, aposta na tecnologia para se destacar da concorrência. Matt McDevitt, diretor de vendas internacionais da companhia, falou com a Música & Mercado sobre tecnologia.

Vocês acreditam que os instrumentos tradicionais tendem a desaparecer com o avanço da tecnologia?
Em uma indústria como a nossa sempre haverá lugar para efeitos e instrumentos manufaturados. Os músicos buscam constantemente melhorar sua sonoridade. Existem infinitas possibilidades dentro de um simples produto e o que é bom para um músico pode não ser para outro. Também porque sempre haverá lugar para os pequenos fabricantes e os incentivadores do ‘faça você mesmo’.

Em que a tecnologia contribui para o mercado de áudio e instrumentos musicais?
A tecnologia pode ajudar o mercado a crescer. Todas as formas de acesso à educação musical contribuem para o crescimento de uma base de mercado muito mais ampla. Quanto mais o consumidor sabe sobre seu instrumento, mais informada será sua decisão de compra do novo equipamento.

Vocês acreditam na evolução do e-commerce?
Os consumidores que usam internet para influenciar suas decisões de compra têm a possibilidade de pensar mais sobre a compra do que aqueles que não a usam. Os consumidores podem ler newsletters, assistir demonstrações em vídeo on-line ou buscar preços diferentes, e tudo pelos seus computadores. Sempre haverá um espaço para as lojas físicas, já que nós gostamos de experimentar os produtos pessoalmente, antes de comprá-los. Mas, no futuro — que também já acontece hoje —, as lojas que se encontram a quilômetros de distância terão de competir com as lojas virtuais.

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles