Lojas e escolas: concorrentes ou parceiros

Lojas e escolas: concorrentes ou parceiros
março 23 08:00 2006

Outro dia, o proprietário de uma escola com cerca de 100 alunos na cidade de Cariacica, no Espírito Santo, fez um comentário, que deveria ser objeto de estudo do nosso setor e principalmente dos lojistas.

Esse cliente disse: “Vou abrir uma pequena loja em minha escola”. Essa noticia me fez pensar um pouco na verdadeira razão, do porque um professor de música, dono de uma escola, com cem alunos, querer tornar-se também um comerciante.

Há muito tempo, digo que as escolas e lojas de instrumentos deveriam tentar compreender-se um pouco mais. Dar o valor devido a quem ensina um futuro cliente a tocar um instrumento, a consumir acessórios, revistas e métodos não me parece ser regra comum na maioria das lojas. Alguns até enxergam como verdadeiros inimigos as escolas.  Por quê ?

Primeiro, o lojista quando efetua seus pedidos de instrumentos musicais e acessórios, não costuma consultar pessoas que vão interagir com seu comércio. Buscam-se preços cada vez mais baixos, em detrimento da qualidade, tocabilidade, da afinação, entre outros. Uma vez rejeitado o instrumento pelo professor, a quem compete  a tarefa de ouvir o consumidor? A loja evidentemente. Com seu estoque repleto desses instrumentos as vezes imperfeitos, inicia-se assim a batalha verbal entre as partes. “Eles só vendem porcaria” versus “eles não entendem nada de instrumentos”.

Que tal chamar para uma conversa a escola de música vizinha a sua loja e propor uma parceria? Que fique bem claro: não sou contra a idéia de escolas de música possuírem também pequenas lojas de instrumentos e vice-versa.  Quanto maior o número de pessoas e empresas qualificadas, melhor será para o nosso negócio como um todo.  A pratica da discussão deve ser incrementada.

Parcerias de sucesso
Você pode melhorar seu relacionamento com as escolas através de parcerias

· Reservar uma participação nas vendas
· Mostrar os novos lançamentos
· Pedir sugestões
· Incentivar o cliente à freqüentar escola de música
· Oferecer um mês de aulas gratuitas em parceria com a escola

Leia também:  Ponto de ataque


Ant

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles