Loja Two Tone: paixão e transpiração!

Loja Two Tone: paixão e transpiração!
setembro 11 14:47 2012

Com a proposta de ser pequena e segmentada, a loja Two Tone nasceu e se fortaleceu como especializada em instrumentos premium de cordas

Idealizada por dois amantes incondicionais da música e, principalmente, de guitarras, a loja Two Tone surgiu para suprir um mercado de instrumentos de cordas de alta qualidade. Os sócios Ricardo Macedo e Henrique Sanches já possuíam experiência em lojas grandes, por isso, em 2006, decidiram que já era hora de montar o próprio negócio. Para tanto, escolheram uma das mais importantes veias do varejo musical no Brasil, o entorno da rua paulistana Teodoro Sampaio. “Ter um espaço na região da Teodoro Sampaio é algo muito difícil, pois são mais de 50 lojas em praticamente duas quadras e, com a concorrência, fica difícil encontrar um ponto comercial”, relatou Ricardo Macedo.

Mas tudo deu certo. Um comerciante queria sair do ramo e passou o ponto da rua Cristiano Viana (travessa da Teodoro), 549, para os futuros sócios. Em novembro de 2006, a Two Tone iniciou suas operações.

Produtos premium, clientela idem

Para encarar o negócio próprio, Ricardo e Henrique optaram por apostar naquilo que eles realmente entendiam: instrumentos de cordas. “Em nossa visão, se abrir demais o leque de produtos fica difícil manter a qualidade no atendimento e no serviço”, contam.

O desafio inicial foi multiplicar o capital, demandando disciplina e controle dos donos, que precisaram analisar cada passo, cada giro de itens, comprar com cuidado e sempre acompanhar de perto as vendas, a fim de entender melhor os desejos dos clientes.

Ambos conheciam o segmento que escolheram e sabiam dos desafios inerentes a esse setor, encararam e tornaram-se uma das poucas lojas do País que só trabalham com produtos premium.

A Two Tone é voltada para uma clientela exigente em busca de qualidade. No geral, músicos profissionais e especialistas de outros setores, apaixonados por música, são o público forte da loja. Segundo Ricardo, esse tipo de consumidor exige um alto conhecimento por parte da equipe de vendas, não somente em produtos, mas de todo o cenário musical. Ou seja, é necessário ótimo atendimento e dedicação, pois “esses clientes, além de ouvir, desejam falar e geralmente procuram em um instrumento a realização de um sonho”.

Loja Two Tone

Loja Two Tone: matéria revista da Música & Mercado

Para sustentar esse perfil de loja, os sócios lidam com poucos produtos e investem no conhecimento da pequena equipe de quatro funcionários, além de se relacionarem bem com fornecedores e parceiros. “Sem dúvida o vendedor precisa amar o que faz. Nosso universo é cheio de pequenos detalhes e só quem é apaixonado por ele consegue prestar atenção e dar o valor que esses detalhes merecem”, diz o empresário.

Leia também:  Verão de sedução

No que diz respeito a investimento, a dupla também prioriza muito viagens para os Estados Unidos e visitas a feiras nacionais e internacionais, para se atualizar com relação aos produtos. “Nossa estratégia é nunca ficar parados. Quando um produto é lançado nos EUA, por exemplo, buscamos aprender o máximo e informar nossos clientes em primeira mão, criando a demanda e o desejo de compra mesmo antes de o equipamento chegar”, afirmam os sócios.

Só nos últimos anos, viajaram duas vezes para Nashville (fábrica da Gibson), para Stevensville  (fábrica da PRS) e chegaram a dirigir quase cinco horas para uma pequena cidade nos EUA, onde encontraram uma coleção de instrumentos vintage, como uma Les Paul original de 1959.

Ademais, a Two Tone possui uma oficina para ajustar e regular todos os instrumentos vendidos, de acordo com as preferências de cada músico.

Loja Two Tone: A receita da estabilidade

Ricardo reclama que trabalhar com produtos ‘top de linha’ não é das tarefas mais fáceis. A tributação imposta sobre esses itens é alta, elevando preços para o consumidor brasileiro. Além disso, o executivo também sofre com as importações informais, que oferecem instrumentos com valores abaixo do preço de mercado, e ainda com a facilidade que seus clientes têm para viajar ao exterior atualmente.

Soluções criativas não faltaram aos empresários para driblar as dificuldades. Uma delas, para divulgar o estabelecimento, está bastante antenada na realidade virtual e até na nossa seção Mundo Digital desta edição (pág. 54). Os executivos criaram um programa para internet chamado Two Tone Sessions, no canal YouTube, em que já foram gravados episódios com músicos renomados, como o guitarrista brasileiro que vive nos EUA e foi capa da Guitar Player americana Rafael Moreira, e também o internacionalmente conhecido Richie Kotzen, guitarrista americano que tocou com Poison e Mr. Big.

Leia também:  PÓS-FEIRA: Palm Expo 2012 contou com mais 23% de espaço

Outro ponto fundamental para a gestão da loja é o respeito total à velha máxima de nunca deixar o cliente insatisfeito. “Às vezes o cliente compra um produto e simplesmente não gosta, ou até mesmo enjoa de algo, então nos esforçamos para que ele fique sempre feliz com seu produto, e, se não estiver, já sabe a quem procurar”, exemplifica.

Resumindo: concorrência, alta tributação, produtos diferenciados, viagens acessíveis e importações ilegais dão a impressão de serem grandes obstáculos na vida de um comerciante, entretanto, Ricardo e Henrique utilizam-nos como combustível, aliados a duas posturas: paixão e transpiração. “A paixão contagia os clientes e os transforma em amigos, contagia os funcionários e os transforma em parceiros, faz com que a empresa tenha uma personalidade, com que o departamento de vendas seja verdadeiro na hora de vender um produto e tenha a mesma atitude na hora de receber um cliente com um problema.” E continua: “É ela que faz você enxergar as possibilidades e acreditar nelas, fazendo-o lidar de um jeito mais fácil com as dificuldades.”

E a transpiração? Ah, ela é muito necessária para, além de manter uma empresa bem administrada, lidar com as peculiaridades de um país cheio de impostos e burocracia: “É preciso ralar muito para manter o controle de todos os processos internos, como a gestão de estoques e a financeira”, completa.

loja two tone E nos dias atuais…

Frente às instabilidades da economia atual, a Two Tone já percebeu certa apreensão dos clientes em 2012. “O ano de 2011 foi aquecido para o mercado, mas já dava sinais de uma possível recessão”, comenta Ricardo.

No entanto, o perfil da loja continua sendo de produtos com valores agregados mais altos, com a meta de oferecer itens de alta qualidade para que o público brasileiro tenha acesso aos maiores destaques em instrumentos musicais. “Durante décadas os produtos importados não chegavam ao Brasil. Nosso objetivo maior é ajudar a democratizar a informação e o acesso a esses produtos e compartilhar o nosso conhecimento por meio de fotos, textos, vídeos e redes sociais”, resumem os sócios.

Leia também:  Manutenção e serviço é na Studio A!

Onde achar:loja_two_tone

 

Por Isis Karolina

Comentários
view more articles

About Article Author

Redacao MM
Redacao MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles