Concorrentes e clientes

Concorrentes e clientes
setembro 16 12:41 2010

Representante comercial e lojista, Luciene Soares lida com duas atividades aparentemente divergentes, apostando na parceria com seus concorrentes

O fato de ser representante comercial e lojista, ao mesmo tempo, pode soar estranho a quem nunca pensou nessa possibilidade. Afinal, para exercer as duas atividades é necessário lidar com a concorrência de forma saudável, pois os outros comerciantes também são clientes. Mas, no caso da loja carioca Mania de Música, a empresária Luciene Soares abraçou as duas atuações e hoje trabalha muito para manter os bons negócios nas duas vertentes.

Luciene trabalhava com o marido, Luiz Eduardo Bravo, na representação de algumas marcas de instrumentos musicais na cidade do Rio de Janeiro. Com seis anos de experiência, no final de 2007, o casal decidiu abrir a loja Mania de Música. Depois de um ano de planejamento e pesquisa de mercado, o estabelecimento abriu as portas em dezembro de 2008.

O local escolhido para a loja foi o bairro da Tijuca, na zona norte do Rio. Tradicional reduto das classes média e média-alta da cidade, vários expoentes da música popular brasileira viveram ali, como Milton Nascimento, Jorge Ben, Gonzaguinha, Tom Jobim e Tim Maia. O que provavelmente influenciou a quantidade de escolas de música existente na região: mais de 20.

Tragédia súbita

Porém, apenas dois meses depois do início do negócio, Luiz Eduardo faleceu de uma isquemia cerebral súbita, que o atingiu enquanto dormia. Diante da tragédia, Luciene assumiu a loja sozinha, e foi também convidada pelas fabricantes a manter os negócios dele como representante comercial. “Precisei me manter firme emocionalmente e forte o suficiente para tocar a representação e a loja. Junto com minha equipe consegui atravessar esse momento e a loja está caminhando na crescente, assim como o meu trabalho como representante”, conta a empresária.

O histórico profissional de Luciene favoreceu sua entrada no novo empreendimento. Formada em Comunicação Social, ela já foi gerente de loja por seis anos; trabalhou no setor de marketing de multinacionais e, além disso, foi cantora, o que a atraiu ainda mais para atuar no setor. “Por meio da música passei a conhecer os produtos que vendo hoje, além de fazer muitos amigos músicos. Hoje eles são meus clientes e divulgadores da minha loja”, revela Luciene.

Importantes parcerias

Como é comum no início, a lojista também encontrou dificuldades para negociar com grandes fornecedores sem ter histórico de compras anteriores. “É como tentar conseguir o primeiro emprego: é preciso comprovar experiência anterior, mas ninguém quer ser o primeiro a dar oportunidade”, argumenta. Segundo ela, o fato de ser representante comercial a ajudou a superar essa fase, devido ao contato direto com os fabricantes.

A parceria com outras lojas é um ponto fundamental na estratégia da empresa. Por também ser representante, é preciso ter a confiança dos concorrentes para que não haja problemas com relação aos produtos que ela representa e vende em sua loja. “Os concorrentes sempre me ajudaram muito no negócio. Desde o começo, eles me dão dicas e mantemos os negócios normalmente, sem problemas”, revela.

Estratégia

A busca de novos clientes pela Mania de Música se dá, principalmente, pela relação com as escolas de música e estúdios de gravação da região. “Promovo vários workshops nas escolas de música junto com os fabricantes. Tem dado muito certo”, afirma a empresária.

Mesmo com a loja bem estruturada, a principal fonte de renda da empresária continua sendo a representação. A Mania de Música cresceu 64% desde sua abertura e Luciene espera dobrar o faturamento até o final do ano. Ao cabo de um ano e meio, a lojista confessa que esperava um resultado melhor, mas, segundo ela, isso é consequência do entusiasmo de marinheiro de primeira viagem. “Todas as minhas frustrações e experiências negativas serviram de aprendizado e me tornaram mais apta a gerir meu negócio. Estou sempre aprendendo, diariamente”, conclui.

  • Participação no faturamento da loja
    Cordas – 40%
    Teclas – 15%
    Bateria/percussão – 5%
    Sopro – 5%
    Acessórios – 30%
    Áudio – 5%

Raio X
Nome da Loja: Mania de Música Comércio de Instrumentos Musicais Ltda.Ano de fundação: 2008
Proprietária: LUCIENE SOARES
Endereço da(s) loja(s): Pça. Saens Pena – Shopping 45, 3º piso, lj. 302, Tijuca, Rio de Janeiro, RJ
Telefones: (21) 3795-5096 e (21) 3795-5097
Número de funcionários: 5
Área da loja: 30 m2
Site:
www.maniademusica.com
MSN: [email protected] / [email protected]

Comentários
Leia também:  Loja Reference fecha sua sede em Santo André, SP
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles