Loja da música: Exemplo do interior

Loja da música: Exemplo do interior
novembro 20 08:00 2005

Loja da Música cresce em cidade pequena de São Paulo e anuncia mais investimentos para 2006


Há seis anos no mercado, a Loja da Música, capitaneada pelos empresários Ronaldo Berni e Valdemir (Biju) Corrêa, localizada na pequena Arthur Nogueira, interior do estado de São Paulo, é um caso de sucesso. Ronaldo conta que precisou achar seu caminho profissional antes de entrar no varejo.


Músico, ele foi dono, por cinco anos, de uma locadora de vídeos, mas pensava em fazer alguma coisa na área músical, sua grande paixão. “Eu cansei de locadora, pensei até em mudar de cidade, mas decidi ficar. Pensei em loja de cds, mas resolvi pela loja de instrumentos musicais”, explica Berni, que hoje atua como músico apenas na sua igreja. Escolhido o tipo de negócio, o lojista lembra que na época tinha um dinheiro guardado e que por isso resolveu abrir uma loja diferente, que chamasse muito a atenção. Ronado e Biju aproveitaram o ambiente livre de concorrência.


 “Optei por começar com pouca mercadoria, mas de alto valor agregado, como uma Gibson, Fender, além de uma bateria e produtos menores, de baixo valor. Também coloquei algumas coisas antigas, verdadeiras raridades para o uso profissional. Esse foi o nosso diferencial”, explica ele, que tem na fachada do seu varejo uma réplica grande de uma Fender, que já se tornou ponto turístico da cidade.


Diferente na região Por mais que tenhamos bons produtos em cidades do interior, é nas capitais que encontramos costumeiramente as melhores e as mais recentes. Certo? Não mais. Ronaldo diz que hoje muita gente estranha a qualidade da sua loja. “Passa uma pessoa aqui e fala o que uma loja como a nossa está fazendo numa cidade pequena?”, comenta orgulhoso das marcas que vende.

Leia também:  G1, via BBC Brasil, publica caso Gibson

A Loja da Música precisou apenas de oito meses para mudar de endereço. Como a procura foi grande, o número de produtos oferecido também deveria ser. “A gente já tinha feito o cadastro nas grandes importadoras e já estávamos trabalhando com produtos top de linha”, conta Berni. Tanto investimento tem lá suas razões.


Afinal, qual o negócio que hoje em dia rende de 40 a 50% ao ano? Sem dúvida, um crescimento e tanto para uma loja do interior e com pouco tempo. “Por ser uma cidade pequena, de 35 mil habitantes, aqui não era nem para ter uma loja. Somos a única”, afirma o lojista,que destaca o relacionamento estreito que tem com a Pride Music como fator preponderante à sua ascensão no mercado.


Alma do negócio Ronaldo conta que até realizar investimentos em publicidade, a sua loja fazia uso apenas do boca-a-boca dos clientes, fator importante na divulgação. “Antes era só o boca-a-boca. Mas, depois que a gente começou a anunciar, o retorno foi excelente, tanto que precisamos mudar”, afirma ele, reforçando dizendo que a empresa tem um site completo na net. Reformada em fevereiro de 2005 e com um novo andar para exposição de produtos, a loja tornou-se uma das mais famosas entre as cidades da região.


“Hoje não devemos nada para nenhuma outra grande loja do interior. Temos sessões separadas, com equipes especializadas, e usamos o que existe em top de linha em áudio profissional. Fizemos este investimento para estar entre as melhores”, justifica Berni. O empresário diz que tem mais a investir. “Nós também pensamos em investir em alguns outros setores. Ficamos animados com os resultados de 2005”, finaliza apontando para 2006.

Leia também:  Pequeno e faz barulho

Sem filiais Com o crescimento de um negócio, é normal se pensar em filiais. Mas no caso da Loja da Música isso foi até colocado em prática, mas não faz mais parte dos planos da empresa.“A gente optou por fazer uma super loja, com tudo. Eu já tive uma experiência com uma filial (em outro negócio) que não deu muito certo, porque dependia muito de mim. Hoje tenho um sócio, Valdemir Corrêa, que fica mais nas áreas administrativa e financeira. O resto é comigo”, explica o empresário.

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles