Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Legato Sales: representação de marcas na América Latina

A Legato Sales nasceu em 2018, mas seus proprietários já tinham ampla experiência no mercado. E o que é melhor do que ingressar nesse mundo com marcas como Orange, Fender Specialty Brands e Celestion, entre outras grandes?

A Legato Sales é uma agência de vendas especializada em instrumentos musicais e áudio profissional com foco na América Latina. A empresa atua como uma organização comercial para diferentes marcas na região, fornecendo vendas, marketing, treinamento e suporte técnico para distribuidores e varejistas.

S Goldcamp L M Garfein R

Sean Goldcamp (esq.) e Matthew Garfein (dir.)

Foi criada em 2018 como uma companhia irmã da Audio Americas, uma agência de vendas de áudio comercial e consumer que existe desde 2003. Os proprietários de ambas as empresas são Matthew Garfein e Sean Goldcamp. “Separamos o nosso negócio de instrumentos musicais este ano para formar uma nova companhia, de modo que a Legato Sales pudesse ter sua própria equipe de vendas dedicada para oferecer melhor serviço de comercialização e suporte para nossos clientes”, comentou Matthew Garfein, presidente.

Valor para as marcas

A maioria dos fabricantes não possui um staff dedicado para dar suporte a seus parceiros latino-americanos e é aí que Legato Sales agrega seu valor: seu pessoal bilíngue ajuda os distribuidores a focarem melhor os esforços de vendas e marketing das marcas das quais a Legato Sales se encarrega. “Trabalhamos de perto com nossos sócios no controle de inventário, identificação de novas oportunidades de venda, treinamento de pessoal de vendas e a implementação de recursos de marketing digital. Vendemos para mais de 80 clientes em 20 países e viajamos constantemente pelo território”, contou.

A Legato Sales representa as marcas Ernie Ball, Orange, The Fender Specialty Brands (Gretsch Guitars, Jackson, Charvel e EVH), Celestion, Gallien-Krueger e Vater na América Latina.

“Somos afortunados de representar marcas premium reconhecidas que são líderes nas suas categorias. Como observação geral, a venda de insumos é um comércio seguro, no qual os dealers focam quando a economia fica desafiadora. Um guitarrista pode não estar em posição de comprar um instrumento ou um amplificador novo, mas sempre vai precisar de cordas. Um baterista sempre vai precisar de baquetas. Uma loja de consertos eletrônicos sempre vai precisar de drivers de substituição para consertar caixas de PA”, agregou.

Presença no território

Como estratégia de trabalho, a Legato Sales tem como objetivo implementar o modelo de distribuição correto para cada marca em todos os países da região e esse modelo varia de acordo com o perfil da marca e a filosofia de distribuição do fabricante. “Fico feliz em dizer que trabalhamos com excelentes parceiros na região toda, mas sempre observamos com cuidado os mercados porque as coisas podem mudar rapidamente”, explicou Matthew.

Ele disse que atualmente o preço continua sendo um fator determinante nos hábitos de gasto dos consumidores latino-americanos. Os músicos estão procurando mais características a preços mais baixos, fazendo com que um branding efetivo siga sendo fundamental — e este tem se tornado cada vez mais direcionado pelos influenciadores nas redes sociais.

“Quem estudou história sabe que as economias se movem em ciclos. A América Latina tem estado presa em um ‘ciclo negativo’ desde 2014 e todos continuam com a esperança de que ‘o próximo ano será melhor’. Em muitos mercados, os cenários políticos e econômicos não alimentam a confiança do consumidor, o que debilita as oportunidades de crescimento. O Brasil, por exemplo, está preso em um modo protecionista de altos impostos e caros requerimentos de certificação local, e isso só faz subir o custo de bens e promove os canais de venda informais”, detallhou Matthew, destacando que neste momento os mercados mais estáveis para as marcas com as quais trabalham são Chile, Colômbia e México, em comparação com o resto.

Trabalho com distribuidores

Embora a maioria dos países já esteja coberta, a empresa se mantém alerta perante novas oportunidades, buscando colaboradores que apresentem uma forte organização, bons relacionamentos com dealers e, logicamente, capital. “Um distribuidor de sucesso deve manter um estoque consistente e isso traz um investimento de capital significativo que muitas empresas não têm. Outro ponto que sempre procuramos é o foco: gostamos de trabalhar com distribuidores que foquem menos marcas”, explicou o presidente da Legato Sales.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart