Jack White, agora solista

Jack White, agora solista
dezembro 26 09:32 2017

Nesta edição não veremos os instrumentos de uma banda como em números anteriores, mas aqueles de um músico, compositor, cantor, produtor e, em certas ocasiões, até ator, como é o caso do Jack White

Embora ao ler ou ouvir o nome dele pensemos instantaneamente na sua banda anterior, The White Stripes, John Anthony Gillis, mais conhecido como Jack White, tem tido (e ainda tem) uma carreira de sucesso tanto em outras bandas quanto como solista. É  por isso que desta vez abordaremos os instrumentos que ele usa na atualidade.

Sendo o caçula de dez filhos, as primeiras influências musicais que Jack herdou foram as dos seus irmãos mais velhos, aprendendo a tocar os instrumentos que eles abandonaram. É assim que, no nível inicial, aprendeu a tocar a bateria depois de encontrar um kit no ático da sua casa. Logo depois seu interesse foi direcionado para a guitarra e o violão.

Nascido em Detroit, Estados Unidos, quando criança gostava de música clássica e, já adolescente, de blues e rock, o que influenciou seu estilo e se refletiu na The White Stripes, banda que fundou em 1997 com sua ex mulher, Meg White, de quem adotou o sobrenome.

O sucesso colhido com a White Stripes deu a White muitas oportunidades. Em 2003 obteve um papel secundário no filme Cold Mountain, para o qual também compôs músicas para a trilha sonora. Além disso, produziu Van Lear Rose, o álbum de 2004 de Loretta Lynn, que recebeu cinco indicações ao Grammy, ganhando nas categorias de “Melhor Álbum Country” e “Melhor Colaboração Country com Vozes”. Em 2007 apareceu no filme Walk Hard, fazendo o papel de Elvis Presley.

Leia também:  Santo Angelo lança cabo Saúde Plus, S+

Em 2012 lançou seu primeiro álbum solo, Blunderebuss. Em 2014 veio o segundo, Lazaretto, e em 2016, Acoustic Recordings, o terceiro.

Também tocou com as bandas The Raconteurs e The Dead Weather.

Guitarras e violões: Embora possua muitos instrumentos, é conhecida sua preferência por guitarras vintage, muitas das quais estão associadas com artistas de blues. De igual forma, vários de seus equipamentos são personalizados por motivos técnicos e estéticos.

White possui três Rancher Falcons da Gretsch, modelo sobre o qual tem comentado que seu tom de baixo o torna seu violão favorito para tocar ao vivo. Em conjunto, são referidos como suas ‘namoradas’, pois cada um deles conta com a imagem de uma estrela de cinema clássico na parte posterior.

Claudette Colbert é a morena que usou durante seu tempo com a White Stripes, Rita Hayworth é a ruiva que adquiriu com os Raconteurs e Veronica Lake é a loira que adicionou em 2010 enquanto estava com o Dead Weather.

Na sua coleção se encontra uma Gretsch Anniversary Jr. personalizada com dois cutaways apelidada ‘Green Machine’. Às vezes toca um violão Gibson J-160E, uma guitarra Gretsch Duo Jet com acabamento Cadillac Green e um segundo violão Gretsch Rancher. Também está na sua lista uma Billy Gibbons/Bo Diddley signature Gretsch Jupiter Thunderbird e uma 1957 Gretsch G6134 White Penguin. Jack é conhecido por tocar as Telecasters da Fender.

Efeitos: Jack usa vários efeitos para criar seu som ao vivo. O mais notável é o Whammy WH-4 da DigiTech para criar modulações rápidas nos seus solos. Com o Whammy IV configurado uma oitava abaixo para um som grosso e baixo,

produz um ‘falso’ tom grave quando toca suas guitarras Kay Hollowbody e JB Hutto Montgomery Airline. Também usa um pedal pré-amplificador MXR Micro Amp da Jim Dunlop e um Big Muff distortion/sustainer personalizado da Electro-Harmonix.

Leia também:  Teclacenter Brasil perde estoque em incêndio

Outros: White igualmente toca outros instrumentos, como uma mandolina Black Gibson F-4 (Little Ghost), um piano e um piano eletrônico. Também toca percussão, como a marimba, tambores e tamborim. Com os Dead Weather, White toca um kit Ludwig Classic Maple com acabamento Black Oyster Pearl.

Comentários
view more articles

About Article Author

Redacao MM
Redacao MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles