Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Instalação da plataforma Deva da Powersoft no Zoológico de Cincinnati

Com um histórico em inovação desde 1875, o terceiro maior zoológico do mundo integra a plataforma de alto-falante para comunicações wireless e mensagens públicas Deva

DSC copiaO Zoológico de Cincinnati apresenta uma coleção de animais de todo o mundo de primeira categoria, incluindo leões, macacos, vacas-marinhas e um  hipopótamo bebê chamado Fiona, que recentemente roubou os corações de seu 1,8 milhão de visitantes anuais. Enfatizando o objetivo de inovação, o Zoológico de Cincinnati foca a educação, o comprometimento, a conservação e em dar a cada visitante uma experiência única com a vida selvagem que não encontrará em nenhum outro lugar. O que faltava no zoológico era um sistema de áudio confiável para fornecer mensagens ao longo das suas instalações em expansão.

“A inovação é um dos nossos valores principais e algo que levamos muito a sério”, disse Chad Yealton, vice-presidente de marketing & comunicações do Cincinnati Zoo & Botanical Garden. “Serve para informar tudo o que fazemos, desde nosso programa de sustentabilidade e iniciativas ecológicas até como construímos os habitats, passando pelas pessoas que contratamos e cada evento que realizamos aqui no zoo. O desejo de inovar nos levou à procura de uma solução de áudio e segurança melhor, e essa busca nos levou até a Deva”.

Além de fornecer música ambiental imaculada em cada espaço das instalações, o novo sistema multiponto Deva também ajuda com os desafios de comunicação e mensagens: “Com a grande quantidade de visitantes que o zoo atrai, identificamos a necessidade de um sistema de paging que pudesse entregar mensagens em todas as áreas de modo claro e efetivo”, disse Dutch Mulholland, diretor de IT/AV do Cincinatti Zoo & Botanical Garden. Procurando uma solução prática, Mulholland descobriu a potência do aparelho multimídia wireless Deva.

A primeira vez que Mulholland viu o Deva foi na feira InfoComm, há três anos. “Percebi imediatamente o potencial de tudo isso em uma unidade wireless”, comenta. “Vi a unidade mais uma vez no ano passado e realmente me surpreenderam suas capacidades atuais. Foi assim que decidimos estudá-la como uma possível solução para nossas necessidades de mensagens de segurança”. Mulholland e sua equipe realizaram um mapa de risco de sua cobertura de ponto de acesso wireless no zoo e o relacionaram com uma cobertura da Deva projetada, determinando que seria uma solução viável.

DSC copiaA cobertura é a chave 

Para o zoo e para Mulholland, a cobertura é o principal. “Queríamos ter uma cobertura o mais próxima possível de 100% com nossas mensagens de áudio”, disse. Isso fez que as capacidades sem fio da Deva fossem um ponto de venda chave. “Com nosso sistema de som convencional antigo para mensagens de emergência, sempre era uma luta montar os cabos. Depois tínhamos que enfrentar os esquilos que mastigavam os cabos, ou inclusive a horticultura destruindo grande parte dos cabos instalados no chão”, explica. “Queríamos evitar ter nosso processamento de sinal e amplificador separados e usar algo que fosse tudo em um e não tivesse cabos.”

Inicialmente usaram apenas duas unidades Deva para ver como funcionariam na infraestrutura de rede existente do zoo. “As primeiras duas Deva foram uma prova de conceito. Nós as operamos por um ano e as pusemos à prova na nossa infraestrutura. Funcionaram impecavelmente, então continuamos com a incorporação de mais produtos.” O zoo adquiriu 50 unidades Deva na hora certa para seu grande evento natalino Festival of Lights.

DSC copiaFestival of Lights com a Deva

“O Festival of Lights é um evento que fazemos há 35 anos para o Natal”, disse Yealton. “Começou como um evento pequeno, com algumas luzes iluminando as trilhas e algumas árvores também. Agora temos mais de 3 milhões de luzes e exposições de todo tipo.” Com a expansão da amostra de iluminação e as audiências em crescimento, o zoo estava ansioso por melhorar o modo pelo qual distribuía o áudio durante o evento.

“Um dos grandes esforços este ano era garantir a qualidade do som em todo o parque”, disse Yealton. “Ter reprodução de música realmente ajuda a dar esse toque cálido natalino, que era muito importante para nós.” Passar música com a Deva é muito mais fácil e mais versátil do que com o sistema de reprodução antigo que tinham, que envolvia a distribuição de reprodutores de CD separados em lugares múltiplos ao longo do zoo.

“Com a Deva, temos muito controle e conveniência — cada unidade pode ser ligada ou desligada com apenas o tocar de um botão, tudo remotamente”, disse Yealton. “Realizamos a iluminação de uma árvore natalina todos os anos para dar início ao Festival of Lights, que usa sua própria música separada da música do parque. Isso costumava requerer a necessidade de fazer ligações telefônicas a várias pessoas para poder ligar ou desligar a música em diferentes partes do parque. Agora podemos fazê-lo apenas tocando um iPad via o aplicativo pela internet, o que é incrível.”

DSC copiaO futuro é remoto

O app Deva System Manager é fundamental para aplicar as características de controle remoto e  flexibilidade da unidade. “O app realmente é ótimo”, comenta Mulholland. “No passado, tínhamos que ir até um armário onde estavam nossos switches e amplificadores só para poder desligar uma zona ou silenciá-la. Se tínhamos um problema com algo, não o sabíamos até que fosse tarde demais, facilitando que os amplificadores ou alto-falantes queimassem. Este app não só nos permite personalizar nossos volumes em cada zona remotamente, o que poupa um monte de tempo, mas também monitorar o funcionamento das unidades Deva.”

Depois do Festival of Lights, o Cincinnati Zoo planeja instalar 50 unidades Deva adicionais pelo parque, incluindo dez unidades Deva HD. “Distribuir as 50 unidades adicionais ao longo do zoo nos permitirá programar o volume base de cada uma ainda mais baixo, garantindo que os visitantes não sofram uma sobrecarga sensorial, inclusive se estiverem parados exatamente debaixo de um dos alto-falantes”, disse Mulholland. “Usaremos as Deva HD especificamente para algumas das nossas amostras-chave.”

Música & Mercado
Logo
Shopping cart