INOVAÇÃO: O baixo ukelele

INOVAÇÃO: O baixo ukelele
janeiro 03 10:33 2013

O U Bass ou Ukulele Bass é um instrumento pequeno e facilmente pode substituir o baixo em gigs práticas

Imagine a seguinte cena: um baixista abre um bag e retira um instrumento não muito maior que um cavaquinho. O som, entretanto, se assemelha a um baixo acústico. Estamos falando do Ukulele Bass, instrumento que tem ganhado adeptos em todo o mundo — músicos e sites especializados.

Atualmente, existem diversas fábricas produzindo o instrumento tanto OEM quanto para suas próprias marcas.

Tamanho

Como mencionado anteriormente, o Ukulele Bass (U Bass) se assemelha a um minibaixolão. O.k., neste caso ficaria um ‘baixolinho’, de tamanho um pouco maior que um cavaco. Mas não o menospreze. Este pequeno gigante pode impressionar. A escala costuma ser em torno de 510 mm.

Cordas

Feitas em poliuretano, variam nas cores branco e preto. São macias e não tensionam o instrumento, indo de .070 a .185. A afinação baseia-se no tradicional E-A-D-G, como em um contrabaixo regular.

Construção

Nada que um violão normal e bacana não possa ter. Logo, os modelos de mercado variam de tampo sólido, escala e ponte em rosewood; também é encontrado em madeiras mistas e mais simples.

Tocando o Ukulele Bass

Quem já tocou afirma ser uma maravilha. O som é de um baixo acústico. Som cheio, jazzista. Você pode ouvir o som desse instrumento inovador acessando o link (http://tinyurl.com/ubassmm), já que ainda não temos esse produto disponível no Brasil.

Comentários
Leia também:  VOCÊ AUTOR: O desabafo de um varejista
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles