Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

IBOX Musical procura abertura do mercado internacional 

Com mais de 30 anos de experiência na fabricação de acessórios musicais, a IBOX já começou a trabalhar na internacionalização da marca, melhorando seu alcance e recursos

Ismael Moretti (Anos 80)

Ismael Moretti (Anos 80)

A IBOX iniciou suas atividades em 1983, mas somente em 1985 constitui-se como empresa formal. Os primeiros produtos foram os gabinetes para caixa acústica e também suportes em ‘xis‘ para teclados. As vendas eram somente para alguns músicos, que conheciam e indicavam os produtos do seu fundador, Ismael Moretti. Logo Ismael ficou conhecido como o ‘sr. Ismael box’, por causa das letras que colocava em seus gabinetes. O nome IBOX veio depois; por força do hábito, tornou-se o ‘sr. Ibox‘.

“A indústria, que começou com o esforço de um homem simples e humilde visualizando as dificuldades dos músicos da época, passou a criar soluções que os acompanhassem. Desde então temos procurado exatamente o mesmo, obviamente com mais tecnologia”, disse Adriano Moretti, atual diretor e filho do sr. Ismael.

Atenção à produção

Todos os produtos do catálogo da empresa são fabricados no Brasil, com matérias-primas brasileiras, exceto o antiferrugem das cordas. Adriano se autodescreve: “Somos a tradicional indústria que transforma matéria-prima em produto final. Esse proceso é apaixonante. Estamos localizados em Bauru, interior de São Paulo, município com aproximadamente 400 mil habitantes, a 350 km da capital”.

No segmento de acessórios, a empresa trabalha com suportes, correias, bags, encordoamentos antiferrugem, munhequeiras e porta-palhetas. Cabe destacar que a empresa usa nos seus produtos uma pintura epoxi eletrostática com um acabamento específico chamado HardCoat, que proporciona maior resistência a vários tipos de condições climáticas às quais o produto pode ser exposto, tais como salinidade, temperaturas mais baixas, mais altas, umidade etc. Tudo isso para tornar o produto mais competitivo.

Evolução constante

Com o passar dos anos a empresa foi crescendo e despontando como referência na fabricação de suportes para instrumentos musicais. A parceria com artistas proporcionou ascensão em nível nacional, pois aonde a IBOX chegava era bem recebida e seus produtos caíam nas graças dos consumidores — lembrando que na década de 1980 praticamente não existiam produtos como esses no mercado, e quando existiam eram importados dos Estados Unidos, com valores astronômicos. “Ao oferecer um produto com mesma qualidade, porém mais barato por ser nacional, a adesão foi unânime. Hoje o meu pai, Ismael Moretti, continua trabalhando no setor de desenvolvimento de produtos e ferramental, e a administração está direto comigo”, agregou Adriano.

Foi assim que a empresa cresceu e adicionou mais itens à sua linha, sempre com a premissa de produzir produtos de qualidade. Hoje é consolidada no mercado nacional como referência de qualidade e segurança na área musical, mas a empresa mantém as raízes e sempre se lembra de onde veio e de aonde quer chegar: ao lado dos músicos nos palcos. “Nos orgulhamos muito de saber que no Brasil inteiro é difícil encontrar um músico que não tenha algum produto da IBOX, ou até mesmo que não conheça a marca.”

Adriano Moretti (Diretor)

Adriano Moretti (Diretor)

Alcance nacional e internacional

Os produtos da IBOX foram pensados para diversos tipos de músicos, desde os iniciantes, que estudam o instrumento na sala de estar da sua casa, até os profissionais, que passam o mês todo na estrada e necessitam de algo que ‘aguente’ essa vida.

Atualmente, a empresa está trabalhando com lojistas de instrumentos musicais, eletrônicas, e-commerce e distribuidores. Tem uma equipe interna de vendas e representantes em cada região do Brasil, garantindo atuação em todo o território nacional.

Com sucesso no mercado nacional, surgiu o seguinte passo lógico: a abertura do mercado no exterior. “Tudo começou quando pudemos conhecer a feira NAMM Show, e também por conseguir apresentar nosso produto a algumas pessoas que passavam pelo corredor do estande brasileiro na feira. Daí nasceram dois novos clientes dos Estados Unidos que, pela qualidade dos produtos, decidiram colocá-los à venda em suas lojas. Depois de vivenciarmos essa experiência, começamos a estudar melhor o mercado e constatamos que podemos ser muito competitivos”, contou o diretor, adicionando que, além do trabalho com esses lojistas nos Estados Unidos, também já estão presentes na Colômbia.

Momento de preparação

Ter sucesso no exterior nem sempre é fácil, mas não é impossível. Basta se organizar e saber aprimorar os produtos e serviços para oferecer ainda mais suporte aos demandantes clientes internacionais, e é isso que a IBOX está fazendo.

A empresa terá disponível toda a sua linha para os distribuidores internacionais, desde suportes até os bags, mas se identificar que o mercado precisa de uma linha específica, procurará satisfazer essa necessidade.

Para competir no mercado internacional, está adequando a produção para a nova demanda sem perder a qualidade e investindo na otimização dos processos produtivos, além de verificar se o produto já atende o músico do exterior — se não, cabe constatar quais as alterações e lançamentos que terão de ser feitos para consegui-lo.

“Estamos investindo em maquinários e aprimorando os processos para atender a demanda e estruturando um departamento de exportação”, contou Moretti. Também explicou que a ideia é trabalhar em conjunto com cada distribuidor local para que o seu produto seja conhecido pelos músicos e lojistas, utilizando ainda redes sociais e mídias locais.

Outra mudança veio no packaging, pois após ter estado presente na edição 2016 da NAMM Show, perceberam a a necessidade de mudá-lo, melhorando sua resistência e adicionando mais dois idiomas, o inglês e espanhol, algo que também se refletiu em seu site, hoje disponível em três idiomas.

Quer saber a grande novidade? Na próxima edição da NAMM Show 2017 a IBOX estará com espaço próprio, localizado no Hall B, estande 5783. Faça uma visita e não se esqueça de que estão buscando novos distribuidores no mundo inteiro!

 

Conheça os produtos

Correias – CC51, CC52, CC53

captura-de-pantalla-2017-01-11-a-las-11-55-22Linha Leather: correias de couro com ponteiras de couro duplo. Têm 5 cm de largura com passadores em náilon. Disponíveis nas cores Vintage White, Black e Brown.

Correias – CM502, CM503, CM504, CM507

Correias Linha Synthetic Supreme: couro sintético de alta densidade com reforço no verso e acabamento costurado. Disponível nas cores preta, marrom, azul e bordô.

Suporte para pianos PMX

O suporte para teclados PMX conta com estrutura em ‘xis‘ com base e apoios em polipropileno. Pintura eletrostática, com regulagem de altura pelo sistema Easy Lock. Capacidade até 50 kg.

Suporte AGS

Sistema fixo de parede para instrumentos de corda, apoio no headstock e sistema de travamento automático com o peso do instrumento. Inclui kit de três parafusos e buchas tamanho 6.

 

captura-de-pantalla-2017-01-11-a-las-11-55-35

 

 

 

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart