Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search
Library zlib project

A história familiar por trás da Arwel

A empresa, que passou da fabricação à distribuição de marcas, está comemorando 80 anos. Quer conhecer sua história? O diretor Erico Weingrill conta mais aqui

Oficinas administrativas em São Paulo

Em 9 de janeiro de 1938, Armando Weingrill abriu uma empresa para fazer fivelas metálicas, banhadas a níquel ou prata, para cintos de couro a fim de distribuir por todo o País, além de agulhas metálicas de tricô e outras peças procuradas por lojistas conhecidos do centro de São Paulo.

Mas a história extraoficial da empresa é pouco divulgada até o momento. Em meados dos anos 1930, Armando era o responsável pelo setor de galvanoplastia (banhos de níquel e prata) aplicados para acabamento de instrumentos musicais na empresa fundada pelo seu avô, onde seu pai, Ugo Weingrill, cuidava da produção e seu tio, Artur Weingrill, da parte comercial. Um dia este ainda garoto foi chamado para a seleção de “bola ao cesto” (agora basquete) e precisava sair uns dias para jogar no Rio de Janeiro — naquela época, era uma viagem de trem longa. Porém, com encomendas a terminar, seu tio não queria que ele se ausentasse da empresa.

Com o sangue quente daquela italianada descendente de austríacos (duas heranças genéticas de dureza e teimosia), acabaram se desentendendo e Armando saiu da empresa. Ugo terminou a encomenda na sua ausência.

Após os jogos de “bola ao cesto”, Armando decidiu fazer o curso de guarda-livros (hoje contabilidade) para assumir um posto no Banco do Brasil. Paralelamente aos estudos, nesse período ele se dedicou à filatelia, trabalhando na loja de seu padrinho, um grande filatelista brasileiro. Porém, após terminar o curso e como gostava muito de produção, que já estava no seu DNA, começou a fazer outros produtos diferentes dos citados acima para não entrar em conflito com a família, que fabricava instrumentos musicais na empresa fundada pelo seu avô Pietro Weingrill. Cabe destacar que Pietro veio da Itália abrir com seus filhos, Ugo e Artur, uma fábrica de instrumentos de sopro, chamada inicialmente Pedro Weingrill & Filhos (confirmando a tradução do nome

A empresa conta com estoque para pronta entrega

Pietro quando chegou ao Brasil).

Ugo Weingrill ficara desconfortável com a situação com o irmão e seu filho e, poucos anos depois, saiu da empresa também, mas não conseguiu ficar aposentado e em 1950 entrou como chefe de produção na empresa de Armando (seu filho), que já tinha se transferido para um prédio de cerca de 1.000 m2 para então fabricar os instrumentos com a alcunha “Armando Weingrill & Cia Ltda.”. Já para os instrumentos de percussão de bandas e fanfarras foi usada a abreviação Arwel, nome que adotaram muito mais tarde para a razão social da empresa, com a saída do sr. Armando aposentado.

“Então, como Arwel Instrumentos Musicais Ltda. fomos crescendo — de uma centena de instrumentos que comercializávamos como parceiros de outras fábricas junto com os instrumentos que fabricávamos na época, chegamos a milhares de produtos. Com o tempo ficamos somente com a importação e distribuição, que sempre foi nosso forte”, comentou Erico Weingrill, atual diretor da Arwel.

A empresa hoje

Hoje situados no bairro do Limão, na Rua Manuel Pinto de Carvalho, nº 111, esquina com Rua Francisco Rodrigues Nunes (onde se localiza a fábrica de violões da Rozini) e a uma quadra da Marginal Tietê, a empresa conquistou melhor logística e teve um ganho de espaço desde setembro de 2011, além de oferecer melhor acesso para os caminhões das transportadoras e para os lojistas que vêm de fora da cidade.

Com uma equipe enxuta, porém eficiente, continua a ter uma média no prazo de atendimento de pedidos menor de 24 horas (chegada do pedido até a saída da mercadoria), para suprir as necessidades dos lojistas revendedores que buscam se abastecer aqui com os produtos que a empresa mantém em estoque para pronta entrega.

A Arwel trabalha com um grande número de marcas próprias, de importação exclusiva ou direta, como também indireta, dando prioridade ao parceiro fabricante nacional.

O departamento de marketing, ligado a vendas, está sempre criando ofertas em conjunto. Atualmente usam uma estratégia intitulada “De olho no preço”, que foi muito elogiada em 2017 e aproveitada por grande número de lojistas, e que é enviada

Organização para atendimento de pedido em menos de 24 horas

exclusivamente ao e-mail do lojista. Como parte da estratégia, os informes sobre as novidades em produtos, lançamentos, chegada de produtos importados que eventualmente tiveram algum atraso na importação são enviados por e-mail, informados no site ou postados no Facebook para o lojista, consumidor e afins.

80 anos em janeiro de 2018

“Este aniversário significa muito para nós! Nesses 80 anos tivemos facilidades e dificuldades, porém, a vontade de cada dia nos impulsiona mais e mais para manter o legado familiar desde a sua fundação e para que as futuras gerações sintam orgulho desta empresa, assim como nossos clientes e fornecedores parceiros”, disse Erico.

“Nosso trabalho é gratificante, muito graças à nossa visão de que os instrumentos musicais transformam a vida das pessoas, independentemente de classe financeira, país, gênero. Isso vale tanto para músicos amadores como para os que fazem da música sua profissão e ainda para a grande massa de apreciadores — praticamente todos as pessoas no mundo, que são comovidas pela música e alguns até movidos por ela”, adicionou.

Como parte da comemoração, o mês inteiro estará recheado de surpresas para os lojistas, que são o contato direto com os consumidores e as demandas atuais. “Somos seu fornecedor e parceiro, e por meio deles conseguimos ter um canal de contato com o músico, então pensamos em realizar ações de aniversário para poder agradecer todo o trabalho nesses anos”, disse Weingrill.

Algumas dessas ações já foram definidas com os fornecedores e fabricantes parceiros da empresa, mas ainda há muitas ideias em desenvolvimento que surpreenderão a muitos em janeiro de 2018.

“Cremos que o cenário futuro da Arwel tende a ser de excelência e ascensão. Estamos desempenhando um papel profissional de alto padrão e buscamos a cada dia desenvolvimento que gere bons resultados e satisfação a todos os envolvidos. Não é de nosso perfil nos acomodar perante o ‘estável’; pretendemos sempre elevar o patamar da empresa e assim honrar os 80 anos que completamos neste mês”, concluiu. Fiquem ligados nas novidades de aniversário!

Mais informações: www.arwel.com.br

Música & Mercado
Logo
Shopping cart