Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Handmade: Red Foot levará seus pratos para a Music Show

A Série Vintage da Red Foot Cymbals será o destaque para a Music Show. Trata-se de pratos feitos a mão com matéria prima brasileira e técnicas turcas. Veja mais e descubra a qualidade!

Red Foot copia

Bruno Schell

A Red Foot Cymbals foi fundada por dois amigos, engenheiros de formação e apaixonados por música, em junho de 2018, formalmente. O projeto do produto e da marca é mais antigo, e passou por um longo período de maturação e prototipagem, até a concepção definitiva de um instrumento realmente diferenciado por suas qualidade sonoras, visuais e de durabilidade.

Felipe Fedato, sócio e responsável pela administração, logística, suprimentos e operacionalização das vendas, foi a peça que faltava em meu quebra-cabeças, para então conseguir focar meus esforços na produção dos pratos”, comentou Bruno Schell, sócio e diretor de produção da Red Foot Cymbals.

“Há mais de dez anos, seja comprando e vendendo, representando nacionalmente uma marca turca, reparando e customizando, meu histórico sempre permeou o mesmo assunto: prato de bateria. Na Turquia tive experiências na produção direta do instrumento, e boa parte da técnica utilizada para conceber os pratos Red Foot vem de lá. Então, podemos concluir que a marca nasceu da expertise em customização de pratos prontos, somada às técnicas de produção lá da Turquia”, contou Bruno.

Produção de pratos

A Red Foot produz exclusivamente pratos de bateria, na cidade de Londrina, norte do Paraná. O termo “Pé Vermelho” (Red Foot) é patrimônio imaterial tombado pelo Município de Londrina, e representa o povo desse lugar, que com seus pés impregnados de terra (solo basáltico, de tonalidade avermelhada e muito fértil), chegavam aos centros urbanos mais desenvolvidos e logo eram reconhecidos pela “sujeira” em seus calçados.

Todo o processo de produção dos pratos é artesanal. Entende-se, como o ponto decisivo da qualidade desse instrumento, a maneira em que ele toma forma. “Em nosso processo não existe prensagem de shape ou pré shape, muito menos repuxo em torno. Os pratos são realmente conformados no martelo, até atingir seu profile. Este processo é extremamente lento, trabalhoso e criterioso, e por isso quem produz pratos em grande escala não o faz. Prensar ou repuxar vai tomar alguns segundos do fabricante, já conformar com martelamento manual, quase uma hora por prato. E isso reflete grandemente na qualidade sonora: é indiscutivelmente superior um prato realmente feito à mão”, explicou.

Na Red Foot trabalham duas pessoas apenas, até o momento: Felipe e Bruno.

Red Foot copia

A Série Vintage

Na Music Show

Com sua participação no evento, a Red Foot Cymbals espera mostrar seus produtos e quebrar alguns paradigmas. “Estamos animados e levando uma boa quantidade de pratos, para que os interessados testem de verdade, sintam a tocabilidade do instrumento, e não apenas o som ou o visual. Esperamos que o público, ao tocar nos pratos, perceba o controle de dinâmica que eles têm, e isso é só ao vivo mesmo”, detalhou Bruno. “Estarei presente na feira todos os dias, ansioso para responder qualquer pergunta sobre os pratos”.

No estande da empresa, os visitantes poderão ver a série Vintage, composta por pratos mais “mornos”, com acabamento envelhecido e tem como público o baterista que procura qualidade de timbre, de tom, ao invés de volume e agudos exacerbados. É a única série em produção no momento, porém existem outras séries em desenvolvimento para lançamento no próximo ano.

Além disso, alguns bateristas que estão iniciando parceria com a empresa estarão presentes no estande.

“A Red Foot Cymbals trouxe algo realmente novo para o mercado: pratos realmente feitos à mão, em liga B8, utilizando a técnica turca de martelamento. É um produto 100% nacional, tanto na matéria prima, quanto na produção. A sonoridade é rica, cheia, complexa e controlada, devido aos fatores que se somam no processo produtivo. E o preço está muito atrativo, para que mais pessoas tenham a possibilidade de conhecer os pratos”, concluiu Bruno.

Venha experimentar o som turco feito no Brasil!

Music Show Experience

Data: 13 a 16 de setembro de 2018

Horários: 10h às 18h (5ª e 6ª feira) | 13h às 20h (sábado) | 10h às 17h (domingo)

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP, 04329-900

Contato: (11) 3567-3022

Ingressos em www.musicshowexp.com.br

Música & Mercado
Logo
Shopping cart