Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Gobos do Brasil e K-array realizaram workshop intensivo

O evento se focou no desenho e otimização de sistemas com K-array e foi realizado na sede da Gobos no interior de São Paulo

O workshop reuniu a profissionais de todos os cantos do Brasil, contando com apresentação de produtos e palestras técnicas abordando práticas de projeto, instalação e operação de sistemas.

12891517_897385743707701_6238770346054023107_oO foco da Gobo para esse evento foi nas soluções em sistemas de áudio da fabricante italiana K-Array, marca que representam no Brasil. Com cerca de 100 pessoas na plateia, o especialista Valdinei Vieira (Jabá) apresentou a fabricante através de um pouco de história e contando a tecnologia por trás dos seus equipamentos. “Há alguns anos nós sonhávamos de como os sistemas seriam no futuro, com construções robustas e leves, potência e clareza aliados. Com a K-array este futuro chegou para nossas vidas e projetos”, segundo palavras do especialista.

A primeira parte da apresentação foi dedicada a demonstrar o potencial dos produtos fazendo uso da instalação em 19 canais montada no showroom da Gobos.

Com um tom lúdico, Jabá mostrou as capacidades sonoras de produtos extremamente compactos, como o KZ12 que possui pouco mais de 10 cm x 2 cm e mesmo assim atinge até 98 dB SPL com seus quatro alto-falantes de 0,5 polegada. Ou então o sistema flexível KAN200 que funciona como uma serpente de alto-falantes que pode tomar qualquer forma.

Novos productos na Gobos

Em seguida foi o momento de apresentar os lançamentos que a Gobos do Brasil está trazendo para a linha de sistemas portáteis da fabricante. O grande destaque ficou para a KX12, pensada como novo elemento para compor todas as linhas de “combos” portáteis da marca. A caixa é uma unidade com alto-falante coaxial de 12” com uma corneta de 100º por 30º com orientação ajustável, que permite variar a cobertura dependendo da necessidade. Partindo para um design quadrado, mais reduzido em comparação com as anteriores colunas KK, KY e KP, o sistema responde de 120 Hz a 19 kHz.

12112500_898351153611160_3928112335007776074_nCom o novo lançamento, a marca adiciona à seus modelos portáteis três novas combinações, formadas por caixas KX12 e subwoofers de 18” e 21” para aplicações portáteis de áudio completas.

Batizada de KRX202, o sistema é composto por duas KX12 e dois subs de 18” KMT18. Já o KRX402 amplia as capacidades de pressão sonora agregando quatro unidades KX12 à dois subs KMT21 de 21”. Por fim, o KRX802, o maior da série, junta seis unidades KX12 à dois subwoofers KMT218, que traz dois alto-falantes 18” cada, atingindo maior alcance e SPL para aplicações de médio e grande porte.

Toda a linha traz capacidade para controle remoto via software, e também uma tela touch para ajustes locais. Os sistemas possuem duas conexões analógicas em XLR e uma porta de conexão digital AES/EBU e acompanham elementos K-FOOT2 e K-JOINT2 para realizar a montagem dos PAs com subwoofers como base e haste metálica para suspender os KX12.

Ainda entre os portáteis outro destaque é o conjunto KR802. O sistema é composto por quatro elementos KY102, colunas com oito falantes de 4” de neodímio cada, com montagem sobre dois subwoofers de KMT218. Além das conexões digitais, portabilidade, potência de até 135 dB, o KR802 ainda traz diversas funções DSP integradas, incluindo equalizador que pode ser controlado remotamente por software usando uma conexão USB ou RS485. Todos os elementos da linha também são DSC_135comercializados individualmente.

Mais datos técnicos

Após uma pausa para o almoço, as atividades foram retomadas com um Workshop sobre “Desenho e Otimização de Sistemas de Sonorização com K-Array”. Durante a atividade, os presentes puderam aprender as bases para criar projetos, dimensionar e alinhar sistemas de sonorização de maneira otimizada sem desperdício de equipamento, recursos ou tempo.

Com a apresentação de diversos cases de mercado, desde shows a instalações fixas em templos e igrejas, por exemplo, o executivo abordou questões como som direto e som reverberante, curvas A, C e Z, medição, RT60, inteligibilidade e softwares.

Por fim, os presentes participaram do Gobos Experience, uma experiência imersiva de áudio e luz que junta 19 canais de áudio K-Array com uma trilha sonora própria, vídeo e luzes temáticas demonstrando todo o potencial dos sistemas.

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart