Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Foco no cliente na Elo Musical

A loja fica em Bauru, SP, mas seu trabalho se expande também para outros Estados. Com instrumentos e equipamento de áudio em estoque, realizam interessantes eventos para agregar valor e serviço ao cliente

Captura de pantalla a lasLocalizada na cidade paulista de Bauru, a loja Elo Musical foi fundada na década de 1980. Inicialmente trabalhando com representação de lojas de São Paulo, aos poucos foi incrementado seu mix de produtos.

Em 1995, mudou-se para a Avenida Duque de Caxias, esquina com Rua Antonio Alves, umas das principais vias de acesso da cidade, onde se encontra até hoje com ambiente climatizado e amplo estacionamento.

No início a loja trabalhava somente com instrumentos de sopro e órgãos eletrônicos. Aos poucos vieram os violões, guitarras, baixos, baterias e outros. “Na década de 1980 só tínhamos acesso a instrumentos nacionais. Com a abertura do mercado para os importados nos anos 1990, começamos a trabalhar com as marcas mais consagradas do mundo da música”, contou Ondil Fogaça da Silva Junior, gerente comercial.

Com a implantação do Plano Real em 1994, e a equiparação do real com o dólar, os produtos importados ficaram ainda mais baratos e atrativos. Nessa época, 90% do estoque da loja era de produtos importados.

A partir do ano 2000, com a contratação de um dos mais experientes técnicos de som da região, a loja se especializou em sonorização de ambientes como igrejas, casas de shows, indústrias e hospitais.

Hoje, a Elo Musical conta com uma área de 270 m² de instrumentos expostos, mais estoque, escritório e estacionamento, atendendo Bauru e região.

Além da loja física, uma ferramenta forte da empresa é o seu site, criado em 2010. “Mesmo não tendo uma venda on-line expressiva, o site é fundamental, pois todos pesquisam os produtos no Google antes de comprar. Aproximadamente 70% dos clientes que chegam à loja já viram o produto no site”, disse. Esse fator, junto com as indicações de clientes, permite à loja vender também em Estados fora de São Paulo.

Produtos disponíveis

A empresa conta com uma ampla variedade de instrumentos musicais e produtos de som em seu estoque, sendo os equipamentos de áudio, violões, teclados e pianos eletrônicos os mais pedidos por seus clientes.

Essa variedade também pode ser encontrada nas marcas disponíveis de instrumentos, como Tagima, Takamine, Epiphone, Fender, Ibanez, Crafter, Eagle, Giannini, Memphis, Phoenix, Rozini, Strinberg, Jupiter, Yamaha, Shelter, Casio, Korg, Roland, Tokai, DBX, Marshall, Meteoro, Landscape, Pearl, Nagano, RMV, FSA, Contemporânea, Luen, Zildjian, Krest, Zoom, Boss, Focusritte, Santo Angelo e outras. Na parte de áudio, tem Yamaha, Soundcraft, WLS, JBL, Shure, AKG, Oneal, Behringer, Karsect, LeSon, Superlux, Tag-Sound, Attack, PLS e mais.

É importante destacar as várias marcas nacionais no estoque. Como detalhado anteriormente, elas são Rozini (violão, viola e cavaco), Giannini (cordas), Tokai (órgão eletrônico), Oneal (equipamentos de áudio), Attack (equipamentos de áudio), Contemporânea (percussão), Luen (percussão), FSA (cajons) e Santo Angelo (cabos).

“A aceitação dessas marcas e de seus produtos é boa devido à qualidade que apresentam na relação custo-benefício”, comentou Junior, destacando que um grande diferencial da loja é a “credibilidade junto aos clientes, graças à transparência e à honestidade no atendimento. Também contamos com vendedores especialistas por área que prestam consultoria aos clientes. Só vendemos o que de fato irá atender às necessidades dos clientes”.

Captura de pantalla a lasEventos fazem parte

Além de um bom atendimento, a Elo Musical também se importa com o relacionamento com os clientes por meio da realização de workshops, sempre com entrada franca.

A loja tem parceria com uma casa noturna vizinha — o Jack Music Pub —, que conta com uma estrutura completa para esses eventos, como acomodações, som etc.

Para 2018 estão previstos workshops de guitarra, de metais (trompete, trombone e trompa), de baterias e outros, que serão anunciados em breve.

Também haverá o 3º Encontro de Bateras de Bauru, que promete ser ainda maior do que os dois primeiros, contando com a participação de bateristas da cidade e região.

Sem dúvida essas iniciativas ajudam a movimentar o mercado, um setor restrito e com muita concorrência. Junior explica: “Acho o mercado musical brasileiro pequeno, se comparado com o tamanho da nossa economia. Hoje o que mais fomenta o nosso segmento são as igrejas que investem em equipamentos de áudio e a música gospel, tanto de igrejas evangélicas como das católicas. Nas igrejas, as pessoas têm um contato direto com música ao vivo e se sentem motivadas a aprender a tocar um instrumento. Além disso, para aumentar o mercado musical, imagino investimentos nas escolas com o ensino obrigatório da música, formação de orquestras e fanfarras, apresentações de músicos e bandas”.

“Pelo nosso lado, a empresa continuará focando a qualidade no atendimento, a parceria e o treinamento em igrejas, a venda de produtos com maior valor agregado e a captação de novos clientes por meio de ferramentas digitais como Google e Facebook”, destacou.

Mais informações: elomusical.com.br

facebook.com/EloMusicalBauru

Música & Mercado
Logo
Shopping cart