Expomusic: O mercado se agita

Expomusic: O mercado se agita
julho 20 17:00 2010

Expomusic: o mercado se agita

Vem aí a 27ª edição da Expomusic, maior feira de instrumentos musicais e de áudio da América Latina

A expectativa está correndo solta, e como acontece todos os anos, o mercado já está fervendo para apresentar produtos inovadores e estandes incrementados na maior feira de instrumentos musicais, áudio, iluminação e acessórios da América Latina.

Neste ano, a feira ocorrerá entre os dias 22 e 26 de setembro, nos pavilhões vermelho e verde do Expo Center Norte, em São Paulo, SP. Os três primeiros dias serão restritos aos profissionais do setor e é quando as compras realmente ocorrem.

Ano passado, por exemplo, foram gerados, aproximadamente, R$ 180 milhões em negócios, aumento de 11% em relação à feira de 2008. Para quem se lembra, a pré-feira de 2009, com gripe suína e crise econômica, também estava repleta de expectativas, porém, negativas. Não é o caso em 2010. Todas as feiras internacionais já ocorridas superaram previsões e ofereceram um sopro de renovação da esperança ao setor, em nível mundial.

Tudo começou com a Namm Show, que inaugurou o calendário oficial do mercado entre os dias 14 e 17 de janeiro, nos Estados Unidos. Pós-recessão, a apreensão com o evento era grande. Por isso o resultado surpreendeu, com mais de 87 mil visitantes, apenas 2% menor que 2008. “Este ano a Namm Show significou um ponto de quebra crítico para a indústria internacional de produtos musicais. É um sinal do início da recuperação, com compradores voltando aos seus lugares de origem com energia renovada, paixão e esperanças para um 2010 excelente”, afirmou Joe Lamond, CEO da Namm, na época.

Ele estava certo e a feira seguinte corroborou sua afirmativa, já que a Musikmesse, ocorrida entre os dias 24 e 27 de março, em Frankfurt, Alemanha, ficou estável em seus números, como explicou Detlef Braun, membro da Messe Frankfurt, organizadora da feira: “O número de expositores se manteve estável em comparação ao ano anterior, apesar da queda de 30% nas vendas nos meses anteriores”.

Leia também:  Expomusic: Troque suas cordas com a D’Addario no final de semana

Agora é a vez de o Brasil demonstrar que passou mesmo por aqui apenas uma marolinha — lembra dela? —, assim como colocar à prova a teoria de ser um país de grande força econômica. As possibilidades são enormes.

Apesar de ainda não confirmado pela Francal, empresa produtora da feira, a M&M já sabe que o número de expositores para este ano aumentou. Ademais, grandes grupos internacionais estão instalando suas bases por aqui, e tem Música nas Escolas em 2012, Copa do Mundo e Olimpíadas. O cenário antevê ser esta a melhor edição da Expomusic. Alguém duvida?

Expomusic 2010

Quando: 22 a 26 de setembro
Onde: Expo Center Norte, São Paulo, SP
Informações: (11) 2226-3100
www.expomusic.com.br

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles