Expomusic 2008

Expomusic 2008
dezembro 16 15:16 2008

Expomusic 2008
Feira internacional da música supera expectativas comerciais com 200 expositores, cerca de 20% a mais que no ano passado

Quem visitou o pavilhão do Expo Center Norte em São Paulo, SP, entre os dias 24 e 28 de setembro, pôde conferir o sucesso da feira neste ano, que recebeu mais de 50 mil pessoas. Com uma área de 16 mil m2, os corredores e estandes ficaram lotados. Seja a passeio ou a trabalho, não foram apenas os visitantes brasileiros que ficaram impressionados. Quando perguntado sobre o mercado musical brasileiro para empresários estrangeiros, a resposta foi unânime: o País é o principal da América Latina para realizar negócios.

Para se ter idéia, a Expomusic movimentou R$ 150 milhões, 10% a mais que no ano passado. “O crescimento vegetativo da população, o aumento da renda familiar, o número crescente de festivais e até a popularização dos MP3 players impulsionam o mercado musical”, comentou Synésio Batista da Costa, presidente da Associação Brasileira de Música (Abemúsica). Para Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal, outro fator favorável foi o novo formato da feira, que reservou os dois primeiros dias exclusivamente aos profissionais do setor. “Esse modelo permitiu aos expositores concentrar as ações em seu público-alvo e dessa forma alavancar os negócios.”

O mercado
Em visita à feira internacional da música, Seung Young Suk, gerente de vendas da marca coreana Artec, distribuída pela Condortech, confirmou sua opinião sobre o mercado brasileiro. “Ele é grande e tem diversidade cultural. As pessoas se interessam por novidades. Nossa marca depende de exportações, já que o mercado é pequeno na Coréia. Do total, 95% de nossas vendas são para o exterior — desses, 10% correspondem aos negócios para o Brasil.”
Mike ven der Logt, gerente de vendas da Behringer na Europa, Ásia e América Latina, também fez seu balanço. “Já vim à Expomusic cerca de cinco vezes. Apesar de o mercado no País ser difícil por causa dos impostos, o ramo está se profissionalizando”, afirmou.

Leia também:  Bom de preço

Músicos e artistas também visitam a feira para se atualizar e conhecer os principais lançamentos. Grandes ídolos marcaram presença no evento: Frejat, Stuart Hamm, Charlie Brown Junior, Lulu Santos, Iggor Cavalera, Andréas Kisser, Sandra de Sá, Henrique Portugal (Skank), Kiko Zambianchi, Júnior, Pepeu Gomes, Felipe Andreoli e Rafael Bittencourt (Angra), Mozart Mello, Kiko Loureiro, Aquiles Priester, Paulo Zinner (Golpe de Estado), Celso Pixinga, Gustavo Guerra, Theo Werneck, entre outros.

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles