Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Seu vendedor aproxima ou afasta você da meta?

Está obtendo os resultados desejados por parte das vendas? Seus vendedores estão capacitados e motivados para vender mais e melhor? Vai apoiá-los ou substituí-los?

Vamos começar com um pensamento lógico: toda e qualquer empresa tem diversos centros de custos, e a área de vendas é a única que traz lucros em vez de gastos. Mesmo que o único vendedor de uma companhia seja, por exemplo, o seu dono, sem uma equipe especializada nesse processo, ele tem como missão diária oferecer produtos e serviços — ou seja, soluções — para vendê-los, para ‘trocá-los’ por dinheiro, por lucro, atendendo às necessidades dos clientes. Então, por que não investir na qualificação da área de vendas?

Uma empresa nunca consegue se desvincular das vendas. O problema é que não há faculdades que formam esses profissionais, ao contrário do que acontece com médicos, advogados e engenheiros. Em uma entrevista de emprego, o vendedor não apresenta um diploma, com um CRM ou OAB. Ele leva apenas o currículo e a promessa de que vai agregar valor à equipe. Se contratado, precisa ser treinado para entender a cultura da empresa, a carteira de clientes, as oportunidades que vai explorar, o produto ou o serviço que vai oferecer ao mercado e, acima de tudo, como esse produto ou serviço pode se encaixar na necessidade dos compradores.

Captura de pantalla 2016-01-05 a las 17.39.20Esse processo pode sair caro para a empresa se não houver planejamento. É muito comum que elas contratem vendedores despreparados, que recebem salários e benefícios e, mesmo assim, não cumprem as metas. A consequência acaba sendo a demissão desse profissional e a tentativa com outra contratação. E esse ciclo custa dinheiro, interfere nos resultados e nos lucros. Da mesma forma, um vendedor batedor de metas pode chamar a atenção do mercado e também gerar a necessidade da contratação de outra pessoa para o seu lugar. Tudo custa dinheiro! Dinheiro esse que, de acordo com o resultado gerado, pode ser apenas custo ou se transformar em receita.

Investir em preparação e retenção!

As companhias precisam estabelecer um processo de atração e retenção de talentos em vendas, com a contratação de profissionais capacitados por instituições especializadas, a criação de políticas de retenção e a constante preparação desses profissionais. Embora se equivoquem muito, fazendo tudo por ‘tentativa e erro’, existem mecanismos científicos para que as empresas capacitem e mantenham a sua equipe: o vendedor precisa ser preparado para se tornar indispensável; o gestor precisa tirar o máximo da equipe e mantê-la motivada; e o empresário precisa criar projetos estratégicos que gerem resultados positivos aos profissionais e à empresa. Mesmo que isso demande algum investimento, o lucro obtido graças à preparação certamente compensa tudo.

O profissional de vendas precisa estar sempre preparado para não permitir que um concorrente ‘chegue antes’ e, assim, deixar de ser prioridade para o cliente. Para manter esse cliente por perto, é importante estar o tempo todo conectado para saber se o que ele imagina está ligado ao produto vendido. Se perceber que não está ligado, é hora de voltar para o processo anterior. O vendedor precisa sempre vender de novo para assumir o controle da negociação e, então, fidelizar o cliente.

Portanto, a pergunta fundamental a fazer é: o seu vendedor aproxima ou afasta a equipe da meta? Se aproxima, provavelmente é um profissional que gera resultados e precisa de reconhecimento e desafios para continuar no ritmo. Se não aproxima nem afasta, talvez tenha de potencializá-lo e apoiá-lo para chegar ao topo. Se afasta, provavelmente é um custo no único centro de receita da organização, que é a área comercial. Ou você o libera para ser feliz em outro lugar ou investe energia para que ele se torne um profissional que aproxima a empresa da meta. Treinar e dar os recursos necessários são fundamentais para o sucesso em vendas.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart