Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Escolas com ensino de música alavancam as notas de alunos

Escolas do ensino fundamental se utilizam do ensino da música para alavancarem resultados práticos na retenção de conteúdo de outras matérias

Educadores de todo o mundo buscam fórmulas para conseguir atingir melhores resultados no aprendizado dos alunos. Isto não é novo. Bem antes da tecnologia, como iPads e outros recursos em salas de aulas, professores contavam com a metodologia básica de ensino.

Na escola de ensino fundamental de Lakewood, nos Estados Unidos, o método de ensino de instrumentos clássicos de cordas da Suzuki tem sido a saída para entreter os alunos e dar foco e confiança a eles.

Leia também:

ensino da musica criancas

Ensino da música para crianças: resultado comprovado no desempenho em salas de aula.

Crianças são estimuladas desde o jardim da infância a tocar. De acordo com a reportagem da rede de televisão norte-americana NCB, elas não estão apenas sentindo a música, mas tirando notas melhores. “As aulas de música são desafiadoras e quando eu vou para as outras aulas, elas me parecem bem mais fáceis”, explica a aluna Gwen Lay, da sexta série.

Método Suzuki para o ensino de música

A metodologia utilizada pela escola se chama Suzuki Strings, desenvolvido por um violinista japonês que acredita que toda criança tem o potencial de tocar músicas complexa. Ele acredita que se eles aprenderem isso, podem aprender qualquer coisa.

Para a professora Katie Adams, da escola Lakewood, “Música é tudo, música é matemática, música é ciência, há história por trás disso”.

Todo o aprendizado de leitura musical passa pela matemática. Pitágoras, Arquitas, Aristóxenes e Eratóstenes foram grandes matemáticos e desenvolvedores de teorias matemáticas e musicais que são usadas até hoje em dia.

[ot-video][/ot-video]

No Brasil a promoção do método Suzuki se dá pela Associação Musical Suzuki de São Paulo.


Com informações da rede NBC

Música & Mercado
Logo
Shopping cart