Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Entrevista com Fabiana Batistela, diretora da SIM São Paulo

É difícil organizar um evento de música? É difícil se posicionar em um mercado tão complicado? As respostas poderão até ajudar você com os eventos da sua empresa

copia

Fabiana Batistela

Fabiana tem mais de 18 anos no mercado da música, 15 como diretora e fundadora da Inker e, há cinco anos, é diretora da Semana Internacional da Música em São Paulo.

Ela também foi responsável por trazer várias bandas internacionais para o Brasil, muitas delas pela primeira vez, como os Pixies ao Curitiba Pop Festival 2004; Cat Power, Mudhoney e Yann Tiersen à Virada Cultural Paulista 2010; Cypress Hill e Damien Marley ao Festival M.A.C. 2015 e Supergrass e Cardigans ao Campari Rock 2006.

A SIM São Paulo aconteceu entre 6 e 10 de dezembro de 2017 e completou seus primeiros cinco anos, consagrando-se cada vez mais no calendário anual de São Paulo. Além de reunir representantes de vários países e representar o Brasil nas principais feiras de música pelo mundo, como Primavera Sound, Imesur, Reeperbahn e Miden, novas parcerias estão surgindo. Este ano, Austrália, Canadá e Argentina fizeram suas programações em casas noturnas de São Paulo, por exemplo.

Além disso, em 2017 a SIM seguiu uma regra especial: metade da programação de showscases e palestrantes foi feminina, para reforçar o espaço da mulher no meio artístico e também no mercado de trabalho. Quer saber mais sobre a Fabiana e a edição 2017 da SIM? Veja mais a seguir.

M&M: Como está sendo dirigir a SIM nesses cinco anos?

Fabiana: Dirigir a SIM São Paulo é um grande desafio. Em um mercado que ainda está em desenvolvimento, em transformação, muito já mudou desde a primeira edição. Acho que a SIM tem crescido junto com o mercado brasileiro. Equipes crescendo, programação também, comissões de vários estados e países. São várias as frentes que abrimos, além de toda a programação no Centro Cultural São Paulo, toda a programação dos showcases, programação noturna. São três frentes: uma desde 2015, o SIM Transforma — que é a nossa conexão com a periferia; em 2017 lançamos o Prêmio SIM; e para a próxima edição, 2018, vamos ter o Data SIM.

M&M: E as novas parcerias com diferentes países?

Fabiana: Em 2017 foram 21 países participando da SIM. Três comissões oficiais: uma da Austrália, outra do Canadá e outra da França — patrocinadas pelos governos de seus países por meio de escritórios de exportação, consulados e embaixadas. Além desses, algumas comissões independentes do mercado, como a do México, que foi financiada pela BMA, Chile, Portugal e várias outras comissões. Temos fortalecido essas conexões e parcerias com os outros países e a cada ano agregamos mais parceiros internacionais às nossas atividades.

M&M: Como surgiu a ideia de que metade da programação de showscases e palestrantes em 2017 tinha que ser feminina?

Fabiana: Para que a gente incentive o protagonismo feminino no mercado da música. Isso se dá na parte de programação artística, programação de conferência, produção (onde 90% já são mulheres). Essa regra é para prestarmos atenção não só no primeiro nome que vem à nossa cabeça, que normalmente é masculino. Tem muita mulher no ramo da música e normalmente elas não são protagonistas. Na maioria das vezes, é um sócio homem com as mesmas responsabilidades que fala pelo projeto.

Captura de pantalla a las

M&M: Para você foi difícil trabalhar no mercado da música no começo?

Fabiana: Fácil nunca foi! Difícil é agora, sempre. Vivemos em um país que não tem muito essa tradição de programas de apoio à cultura, de continuidade e formação de público, de capacitação de profissionais, de incentivo a programas de circulação, exportação e desenvolvimento de carreiras. Não contamos com políticas públicas apropriadas. Vivemos sempre em um cenário desfavorável, desde o começo. No começo — 15 anos atrás —, era um mercado em transformação, no mundo inteiro. Vimos algumas oportunidades nesse mercado e tentamos criar uma história própria, diferente, fazendo e experimentando o que a gente quis. Algumas coisas deram certo, outras não. Hoje o mercado é mais sólido, mais organizado, já sabe o que funciona e o que não funciona. Existem empresas gigantes que surgiram na última década na música e com isso há coisas mais fáceis e mais difíceis. Um exemplo é a competitividade, que é muito maior. Principalmente nesse último ano, a crise econômica no Brasil não ajudou nem um pouco, e o mercado sofreu.

M&M: O que você pode contar sobre a organização da SIM?

Fabiana: Quanto à conferência, temos um grupo de consultores que fazem parte do conselho consultivo da SIM. São 13 pessoas que se reúnem a cada 15 dias e que trazem novidades de vários países, que conhecem o mercado da música e que estão conectados, sempre em várias feiras e festivais do mundo inteiro, sobre vários setores da música. Discutimos durante o ano sobre o que há de mais novo no mercado para trazer ao Brasil na SIM São Paulo.

M&M: O que você acha do mercado musical brasileiro hoje? Um mercado que certamente tem vida própria e não segue tanto as tendências internacionais como outros países.

Fabiana: O Brasil é um país que tem uma produção artística gigante, brilhante, uma das maiores e melhores do mundo. Aqui temos muita variedade de música, de artistas, de regiões, de estilos, de fabricantes, e essa produção é muito rica. Acho que hoje a grande questão da música do Brasil é saber como exportar todo esse conteúdo. Tem vários países que já ouvem muito música brasileira, mas temos que saber como aperfeiçoar isso para levar para mais países ainda.

M&M: E como você está vendo o mercado internacional?

Fabiana: Quanto aos outros países, acho que ainda existe uma rota tradicional da música com os mercados mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e a Inglaterra. Mas hoje vemos novos territórios crescendo muito rápido, como o mercado da América do Sul, Canadá — que está despontando — e o mercado da Austrália, que, se não me engano, atualmente é o sétimo maior mercado da música.

M&M: Que outros destaques houve na SIM SP 2017?

Fabiana: Em 2017 aconteceu uma edição muito especial, a de cinco anos. Tentamos organizar mais atividades para conectar as pessoas. Crescemos. Foram mais de 2.500 credenciados, cerca de 30 mil pessoas circulando por todas as novas atividades. O prêmio também foi muito importante, conseguimos destacar os melhores do mercado em 2017. Acho que foi um ano em que também tivemos muitos representantes da cultura, de vários estados e países, como cônsules, embaixadores, secretários de cultura e outros.

Abrimos conexão também com o mercado de instrumentos musicais do Brasil. Já tivemos participação de grandes marcas, como Roland, Fender, Pride, Habro, Anafima, Expomusic. Também fortalecemos a parceria com as instituições de ensino, tanto faculdades como escolas de música e music business. E terminamos a edição de 2017 com o mercado empolgadíssimo para construir a SIM São Paulo 2018. Já recebemos várias propostas e estamos muito felizes com o que vai acontecer.

Mais informações: simsaopaulo.com.br

facebook.com/simsaopaulo/

Música & Mercado
Logo
Shopping cart