EDITORIAL: Brasil para brasileiros

julho 03 14:01 2012

“A verdade é filha do tempo, não da autoridade” (Francis Bacon*)

Por Daniel Neves

O título deste editorial parece algo quixotesco ou ideológico demais, mas não é esta a questão aqui. Recentemente fui eleito vice-presidente da Anafima, Associação Nacional dos Fabricantes de Áudio e Instrumentos Musicais, função que me deixou muito feliz.

Faz anos que me disponho a trabalhar para uma associação do setor. O comércio, seja no Brasil ou em outros países, tem mudado com grande velocidade e ainda não chegamos à total metamorfose. A tecnologia veio para alterar a sequência em que as coisas apareciam, e em todos os mercados. Sua loja não é diferente, e será (ou já está sendo) afetada por esta revolução — mesmo que você não saiba.

Quando me refiro ao Brasil para brasileiros, neste título, quero dizer que o mercado internacional agora quer mais e mesmo com algumas barreiras, com pressão e dinheiro, estão alterando também os preços dos produtos nos pontos de venda. Isso afeta a competitividade das marcas nacionais.

Já o comércio, tal qual essas mesmas marcas nacionais, está experimentando uma forte concorrência velada chamada mercado livre, onde há centenas de lojas que trazem contrabando e poucas trabalham legalmente. Outro concorrente (mas este, idôneo) que irá mudar a venda de produto para um público não especializado chama-se Walmart. Isso sem contar as dezenas de lojas virtuais que estão abrindo mensalmente, além das internacionais que estão vendendo no Brasil.

Definitivamente, a demanda local hoje em dia tem acesso a fornecedores globais, seja em produto ou serviço. Você prefere não ver isso? É uma opção, mas ficará para trás. Por essas e outras que nosso editorial é muito voltado ao marketing das lojas, posicionamento do varejo e internet. Acompanhe diariamente nosso site www.musicaemercado.com.br e leia esta revista inteira. Eles são feitos para responder a suas perguntas e apontar caminhos.

Leia também:  Tagima Guitars: Sem parar de crescer

Abraço,

*Francis Bacon (1561-1626) foi um político, filósofo e ensaísta inglês, além de ser considerado o fundador da ciência moderna.

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles