EDITORIAL: A banalização do todo

EDITORIAL: A banalização do todo
maio 02 11:21 2013

“A economia não lida com coisas e objetos materiais tangíveis, trata dos homens, suas ações e propósitos” *

Por Daniel Neves

Chegamos a um ponto em que a globalização, a China e a tecnologia criaram um paradoxo incrível. Teoricamente, todo mundo pode ser ou fazer tudo. É fácil importar produtos da China; todos podem ter lojas virtuais; qualquer um pode fazer uma cópia de um equipamento famoso; todos tiram fotos ‘profissionais’, fazem vídeos, são experts em suas redes de comunicação etc.

A facilidade da possibilidade esconde a competência. É a bolha da possibilidade do todo, a banalização do talento e do especialista. Se muitos no mercado tornaram-se plurais, poucos mantiveram o foco em seus negócios de origem. O investimento em ativos comoditizados (entenda-se produtos sem marcas) só é sucesso em três hipóteses: mercado em alta, preço extremamente competitivo ou sorte. Em épocas de crise, não se brinca com a sorte.

A feira da Alemanha neste mês de abril mostrou a realidade: não há muito dinheiro circulando no mundo, crise evidente. Economistas da Apex, entidade ligada à Anafima, explicam que a pujança de 2007 e 2008, antes da crise, não tende a se repetir. Logo, um pouco de conservadorismo neste momento não fará mal. Invista, mas invista em quem produz resultados, em quem trabalha para o mercado e em quem faz acontecer. Aproveite as chances (sim, elas existem) para pensar diferente e trazer resultados diferentes, melhores e mais consistentes. Se nós fizermos o mesmo, o resultado muito provavelmente será ao acaso, não é? Hora de recomeçar.

Por isso, a Harman, que poderia criar uma nova marca em um estalar de dedos, adquiriu a renomada Martin Professional, empresa com qualidade, nome e clientes fiéis, para criar sua própria linha de iluminação profissional.

Leia também:  PDV: Uma pausa reflexiva ou "Bolívia, não vou para aí"

Como será o seu futuro? Isso só você pode saber, mas nós, da M&M, estamos aqui para brindar com informações frescas e de qualidade.

Boa leitura!

*Ludwig von Mises (1881-1973) foi economista, filósofo e escritor. Entre as teorias desenvolvidas por ele estão a sobre o ciclo de negócios baseado nas mudanças das relações do mercado de crédito e a sobre a inviabilidade do cálculo econômico no socialismo. A maioria de seus trabalhos desenvolveu dois temas principais: economia monetária e inflação, e diferenças entre economias planificadas e de livre mercado.

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles