Direto do Sul: Cenário Musical da Serra Gaúcha

Direto do Sul: Cenário Musical da Serra Gaúcha
junho 27 11:46 2016

Serra Gaúcha desponta como celeiro de música e criatividade

Escola de música de farroupilha

Escola de música de farroupilha

Em Farroupilha existe uma das melhores escolas gratuitas de música do sul do país, a Escola Pública de Música Farroupilhense, sob a direção do Tiago Ferrari Daielo, que implantou um sistema em que os alunos dos cursos mais adiantados retribuem o desenvolvimento de sua formação ensinando para os iniciantes, dentre outras inovações. A escola fica na praça central, e é ponto de referência do cenário musical local.

Nesta mesma praça está a única loja de instrumentos e equipamentos da cidade – a Akustica Musical – e caminhando mais algumas quadras está a Gravadora e Produtora Jardim Elétrico, que nada deixa a dever aos estúdios do eixo Rio-SP, onde Pepeu Gomes gravou etapas de seu último trabalho instrumental – como Farroupilha’s Blues e Caravaggio – representando a presença da cidade na criação do trabalho.




 

Caleb Coelho

Caleb Coelho

Outras escolas se destacam em Farroupilha, como a de Calebe Coelho, que por sua vez estuda violoncelo da Escola Pública, a Maria Carolina, com cursos de musicalização infantil e musicoterapia, e seguindo pouco mais de 20 km chegamos em Bento Gonçalves à Mais Música, do Jeverson Carelli, conhecido por suas apresentações no trem turístico Maria Fumaça e que gravou recentemente na serra gaúcha seu primeiro CD.




Em Caxias do Sul acaba de ser inaugurada – com a presença do Marcinho Eiras em workshop – mais um loja da Akustica Musical, e outros estabelecimentos movimentam o comércio de instrumentos e equipamentos, como a Hot Music Caxias, que promove regularmente workshops e apresentações musicais na frente da loja, o que nos relembra as saudosas iniciativas da Matic, na Rua Teodoro Sampaio em Sampa.

Leia também:  ANAFIMA reúne lojistas e fornecedores para discutir varejo online e físico



Comentários
view more articles

About Article Author

Saulo van der Ley
Saulo van der Ley

Começou construindo caixas acústicas, estudando violão erudito, que depois recebeu cordas de aço, captador e alavanca. Montou um grupo de rock, fez um show no colégio em BH e se mudou para São Paulo/SP, onde em 75 fez trilhas para teatro e dança, com prêmio APCA. Membro fundador do Núcleo Música Nova com o mestre Conrado Silva, cursou Composição na UNICAMP, V Prêmio Sérgio Motta de Arte & Tecnologia com o grupo oTaoDoMinf, membro da AES, Troféu Clave OMB-SP, ex-redator e editor de revistas de áudio, Apple Developer e a 27 anos dirigindo a Pauta Arte & Comunicação, mesclando ensino e jornalismo musical.

View More Articles