Direto do Sul: Cenário Musical da Serra Gaúcha

Direto do Sul: Cenário Musical da Serra Gaúcha
junho 27 11:46 2016

Serra Gaúcha desponta como celeiro de música e criatividade

Escola de música de farroupilha

Escola de música de farroupilha

Em Farroupilha existe uma das melhores escolas gratuitas de música do sul do país, a Escola Pública de Música Farroupilhense, sob a direção do Tiago Ferrari Daielo, que implantou um sistema em que os alunos dos cursos mais adiantados retribuem o desenvolvimento de sua formação ensinando para os iniciantes, dentre outras inovações. A escola fica na praça central, e é ponto de referência do cenário musical local.

Nesta mesma praça está a única loja de instrumentos e equipamentos da cidade – a Akustica Musical – e caminhando mais algumas quadras está a Gravadora e Produtora Jardim Elétrico, que nada deixa a dever aos estúdios do eixo Rio-SP, onde Pepeu Gomes gravou etapas de seu último trabalho instrumental – como Farroupilha’s Blues e Caravaggio – representando a presença da cidade na criação do trabalho.




 

Caleb Coelho

Caleb Coelho

Outras escolas se destacam em Farroupilha, como a de Calebe Coelho, que por sua vez estuda violoncelo da Escola Pública, a Maria Carolina, com cursos de musicalização infantil e musicoterapia, e seguindo pouco mais de 20 km chegamos em Bento Gonçalves à Mais Música, do Jeverson Carelli, conhecido por suas apresentações no trem turístico Maria Fumaça e que gravou recentemente na serra gaúcha seu primeiro CD.




Em Caxias do Sul acaba de ser inaugurada – com a presença do Marcinho Eiras em workshop – mais um loja da Akustica Musical, e outros estabelecimentos movimentam o comércio de instrumentos e equipamentos, como a Hot Music Caxias, que promove regularmente workshops e apresentações musicais na frente da loja, o que nos relembra as saudosas iniciativas da Matic, na Rua Teodoro Sampaio em Sampa.

Leia também:  Para onde vai o seu dinheiro?



Comentários
view more articles

About Article Author

Saulo van der Ley
Saulo van der Ley

Começou construindo caixas acústicas, estudando violão erudito, que depois recebeu cordas de aço, captador e alavanca. Montou um grupo de rock, fez um show no colégio em BH e se mudou para São Paulo/SP, onde em 75 fez trilhas para teatro e dança, com prêmio APCA. Membro fundador do Núcleo Música Nova com o mestre Conrado Silva, cursou Composição na UNICAMP, V Prêmio Sérgio Motta de Arte & Tecnologia com o grupo oTaoDoMinf, membro da AES, Troféu Clave OMB-SP, ex-redator e editor de revistas de áudio, Apple Developer e a 27 anos dirigindo a Pauta Arte & Comunicação, mesclando ensino e jornalismo musical.

View More Articles