Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Para onde vai o seu dinheiro?

Fim do mês é sempre um período complicado. As contas vão chegando, o dinheiro, sumindo e o desespero, batendo. Com o orçamento que não fecha, logo nos fazemos uma pergunta: para onde foi o dinheiro?

Essa questão pode ser facilmente respondida pelos gastos mensais não elencados, extras ou até mesmo supérfluos, que não colocamos na ponta do lápis na hora do planejamento.

É muito comum depararmos com pessoas que ganham um salário de razoável para bom, teoricamente suficiente para proporcionar qualidade de vida e manter distância dos boletos atrasados. O problema é que muitas delas se esquecem de mensurar quanto de seus rendimentos vai para os gastos básicos (luz, água, telefone, supermercado), quanto vai para outros gastos constantes (impostos, prestação do apartamento/carro, combustível, plano de saúde, cafezinho pós-almoço) e quanto sobra para o “poder de compra”.

Comprou o quê?!

Captura de pantalla 2016-01-06 a las 13.07.03Aquelas despesas desnecessárias ajudam muito a comprometer e até a provocar verdadeiros estragos em nosso orçamento. Pensemos em uma paixão do brasileiro: os animais de estimação. Também devemos ter os gastos destinados a eles calculados no orçamento, pois assim não se tornarão um peso em nosso bolso. Alimentação, banho temporário e atendimento veterinário estão cada vez mais caros e, embora sejam rotineiros, quase nunca entram nas contas mensais.

Mas não são só os animais de estimação que ‘desviam’ boa parte de nossos rendimentos mensais. Hábitos como o cafezinho do pré-expediente, o salgado da tarde ou mesmo a cervejinha do happy hour são menosprezados nas finanças pessoais, mas estão entre os principais gastos não controlados. Dificilmente o vale-refeição é suficiente para cobrir essas despesas e, de R$ 5 em R$ 5, mais de um salário é destinado a isso todos os anos.

Controle e planificação

Captura de pantalla 2016-01-06 a las 13.07.20Para que não haja um susto no final do mês, é importante que se listem todas as despesas, desde o lanchinho da tarde até o conserto do carro. Fazer anotações semanalmente é uma boa alternativa para se ter um relatório completo, que permite a mensuração do que poderia ter sido poupado e do que será corrigido nos próximos meses.

Esses pequenos gastos podem sair do controle e ser tão representativos quando uma prestação. Por isso, saber para onde cada parte do dinheiro vai é muito importante para a saúde financeira de qualquer pessoa. Evitar gastos supérfluos pode ser o ponto principal para a conquista de um sonho ou mesmo para que não se fique endividado. Por isso, fique atento, mantenha os gastos sob controle e não exagere nas despesas extras.

Este é o momento de entender seus rendimentos, colocar os gastos na ponta do lápis, utilizar seu 13º salário para reduzir as dívidas e planejar-se para entrar no ano novo com mais tranquilidade. É possível encontrar um ponto certo, capaz de garantir saúde às suas finanças e de realizar seus sonhos em um prazo razoável. Basta planejar!

*Por Dora Ramos. Educadora financeira, especialista em contabilidade e diretora responsável pela Fharos Contabilidade & Gestão Empresarial
Música & Mercado
Logo
Shopping cart