Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Plataforma Deva da Powersoft no CC&E de Long Beach

O Centro de Convenções & Entretenimento de Long Beach está fazendo uso de diversas capacidades do Deva, enriquecendo a experiência sensorial para milhões de visitantes e convidados a cada ano

DSC sm

O Centro de Convenções & Entretenimento de Long Beach, no sul da Califórnia, é mais do que um espaço para eventos. É também um espaço cívico para os moradores de Long Beach, fazendo limite tanto com o distrito de compras e negócios da cidade quanto com o poderoso Oceano Pacífico. Quando o centro começou a atualizar o seu salão Pacific Ballroom para transformá-lo em um espaço para eventos de mais de 3.700 m2, chamaram a empresa de design de Los Angeles TheatreDNA Creative. Assim começou um relacionamento de vários anos que levou o trabalho da empresa à modernização das capacidades de áudio do complexo com a potência e a flexibilidade da inovadora plataforma Deva, da Powersoft.

O centro de convenções solicitou à TheatreDNA Creative que propusesse uma solução de áudio para seu Promenade Lobby & Plaza. “Um áudio de qualidade é realmente importante para criar o ambiente”, disse Michael Ferguson, diretor da TheatreDNA Creative. “Há muitos tipos diferentes de atuação que são realizados no local, e eles queriam poder reforçar uma performance antes mesmo de ela ser apresentada. Por exemplo, se se trata de uma apresentação da Sinfônica de Long Beach, eles queriam reproduzir um pouco de música clássica para as pessoas que passassem caminhando pelo lugar.”

Transmissão sem fio

Distribuir áudio ao longo do extenso complexo não era uma tarefa simples. Ferguson sabia que precisariam de uma solução inovadora para seus objetivos. “Estávamos procurando um produto novo que nos permitisse transmitir áudio via Wi-Fi ou outra RF”, comentou. “Descobrimos o Deva e vimos que nos possibilitaria distribuir áudio por toda a propriedade usando só a infraestrutura de energia existente para transmitir o sinal de áudio por Wi-Fi da nossa localização de controle, e isso era altamente interessante.”

A transmissão wireless provou ser mais que um fator de conveniência. O velho edifício de 50 anos onde fica o centro de convenções foi construído com cimento de até 35 cm de espessura — o que teria tornado a instalação de cabos tradicionais subterrâneos quase impossível e extremamente custosa. “Disseram-me que existem pistas de aviões na Califórnia que não têm tanta espessura”, declarou Damien Rozendal, diretor assistente de projeto da 4Wall Entertainment. A empresa de Rozendal se uniu ao projeto para integrar o design da TheatreDNA Creative ao espaço. “Os custos centrais requeridos para levar cabos de dados a cada um dos lugares da instalação teriam sido proibitivos, de modo que a conectividade wireless era essencial. Ter cada um dos alto-falantes conectado de forma wireless também nos dá a flexibilidade de reposicionar as unidades caso o layout inicial não se adapte às necessidades futuras do usuário, ou inclusive se for desejada uma reordenação temporária para um evento específico.”

DSC smMas Ferguson nunca teria escolhido o Deva só por razões de economia de custos — o sistema ainda tinha de satisfazer seus rigorosos padrões de respeito à qualidade de áudio e confiabilidade. “Na verdade, não existe outro produto como o Deva no mercado, mas mesmo assim fizemos um comparativo entre o Deva e os alto-falantes que tínhamos no local e que necessitariam ter cabos”, explica. “E o Deva soou tão bem quanto um alto-falante com cabo, de modo que pudemos poupar todo esse dinheiro nos custos de instalação.”

Áudio multiponto para respeitar os vizinhos

Distribuir as tarefas de reforço de som ao longo das numerosas unidades Deva localizadas ao redor do centro permitiu a Ferguson atingir altos níveis de cobertura com graus modestos de pressão sonora, e nenhum se concentrou em um lugar só. “Um dos problemas que temos aqui é que há condomínios que ficam literalmente à beira da propriedade. Desse modo, necessitávamos poder distribuir o áudio em vez de manipulá-lo de um só lugar”, disse. “Inclusive, a tão baixo nível, pudemos obter um sinal de áudio realmente bom, com grande inteligibilidade. Até pudemos modificar parte da programação dos equalizadores dentro do app para trabalhar no som ambiental da fonte que fica no local e ter um nível que é perfeito para as pessoas na propriedade, e não tão alto para não incomodar os vizinhos.”

Controle da experiência

O controle do Deva é fornecido por meio do app Deva System Manager e por um computador pessoal implementando o Deva Director PDD OS. “Os controles proporcionados tanto pelo app quanto pelo controlador baseado em computador permitem muita flexibilidade para personalizar o sinal que viaja até cada alto-falante”, disse Rozendal. “Podemos silenciar um alto-falante durante um aviso momentâneo ou aportar reforço ao vivo por meio de capacidades de avisos orais. É altamente personalizável para o usuário final. Um sistema de controle diferente requereria fazer uma nova instalação de cabos e uma reconstrução total para mudar de um propósito para outro, mas isso é muito fácil.”

A habilidade de ajustar ou silenciar a reprodução de cada alto-falante individual possui numerosas aplicações e vantagens para o espaço. “A possibilidade de silenciar permite ao usuário utilizar estrategicamente as unidades Deva em partes do centro sem se sobrepor ou entrar em conflito com o reforço sonoro local de várias atividades que possam estar acontecendo em qualquer momento dado”, explica Rozendal. “Isso pode ser útil para eventos como feiras, permitindo satisfazer as necessidades dos expositores, que podem ter seu próprio sistema de reprodução multimídia.”

A potência do Deva

Ferguson descobriu que o suporte da Powersoft, fabricante do Deva, é exemplar. “Trabalhamos com muitas companhias de todo o mundo”, disse, “mas foi agradável saber que a Powersoft tem uma ótima representação aqui nos Estados Unidos e todos estiveram muito atentos às nossas necessidades. Sempre que surgia alguma dúvida, se não podiam resolvê-la no momento, obtínhamos uma resposta em 24 horas. Uma vez que o sistema estava ativo, eles até nos ajudaram a configurá-lo e modificá-lo ainda mais para fazê-lo soar melhor.”

A implementação do Deva tem sido um benefício para a equipe de instalação, que tem de ajudar o Centro de Convenções & Entretenimento de Long Beach a operá-lo os 365 dias do ano, pois conta com uma infinidade de eventos diversos e convidados internacionais. “No ano passado tivemos uma quantidade inédita de 1,4 milhão de visitantes e convidados”, conta Charlie Beirne, gerente geral da LBPAC (LBC&EC)/SMG. “Queremos dar, tanto aos nossos visitantes quanto à comunidade, uma experiência que DSC smnão esquecerão, e o Deva ajuda a tornar isso possível.” Ele ressalta a excelente clareza de áudio do Deva, que se destaca em contraste com os alto-falantes pequenos e ruidosos associados frequentemente a muitos espaços ao ar livre. “Também apreciamos as aplicações de segurança, como a habilidade de fazer um anúncio no caso de ter uma informação que queiramos dividir com a comunidade.”

Deva: construindo uma ponte para o futuro

A próxima fase de instalação do Deva incluirá a distribuição de alto-falantes na nova ponte Rainbow, uma passarela elevada que conecta a rua vizinha Seaside Way com o Terrace Plaza, e que funciona também como um espaço para eventos e apresenta iluminação personalizada. Essa fase, programada para começar no verão de 2018, aproveitará algumas das outras capacidades do Deva, tais como sua câmera e a detecção de proximidade para maior segurança. “A habilidade de interagir com clientes remotamente é muito valiosa”, disse Ferguson. “Alguém pode caminhar para um alto-falante e o detector de proximidade avisa a um membro da equipe que tem alguém diante dele. Desse modo, eles podem ligar uma luz ou falar com a pessoa pelo microfone. Às vezes há muitas pessoas em um espaço muito aberto, então isso pode ser uma coisa realmente importante para a instalação no futuro.”

As novas unidades Deva têm mostrado sua força em eventos como a Cerimônia de Iluminação da Árvore de Natal anual, e outras oportunidades para brilhar se encontram no horizonte. “Acho que muitas pessoas anseiam ver o uso do Deva durante o Grand Prix, que será uma exposição enorme pelos tipos de capacidades que proporciona”, disse Rozendal.

Para Ferguson, a flexibilidade do Deva tem revolucionado o modo como um espaço pode ser administrado. “O Deva nos permite ter áudio que se comunica com os clientes desde o momento em que entram no local”, disse Ferguson. “Em alguns casos, isso ajuda a lhes dar boas-vindas de um modo que antes não era possível, mas também ajuda a que ninguém esteja na propriedade de forma insegura quando estiver fechada. Nada disso era possível antes do Deva.”

Música & Mercado
Logo
Shopping cart