Dê um show em atendimento e vendas

Dê um show em atendimento e vendas
setembro 29 12:46 2008

As lojas de instrumentos musicais recebem clientes de diversos segmentos que, por algum motivo, estão envolvidos com a música. São casas de espetáculos, bandas, orquestras, empresas de locação e sonorização, igrejas, escolas de samba, escolas de música, músicos iniciantes e profissionais, entre outros.

Levando em consideração que o lojista lida diariamente com profissionais acostumados a dar um verdadeiro show para o público, seja ele qual for, aprender com os profissionais do ramo é uma boa maneira de se aproximar deles e incrementar as vendas. Mas o que os músicos podem nos ensinar sobre nosso desempenho profissional?

1 – Paixão pelo que faz e respeito pela profissão
Para o profissional, música não é ‘quebra-galho’, é profissão. Existem respeito, dedicação e paixão pela música. Ser músico é uma escolha e não uma falta de opção.

Lição: Você tem de ser vendedor e não estar vendedor. Muitas pessoas estão na profissão de atendimento e vendas por falta de opção em outras áreas, e o pior de tudo é que muitas vezes não gostam de vender. Aquele que não ama e não respeita a sua profissão não pode exigir que outras pessoas o valorizem.

2 – Aperfeiçoamento contínuo
O músico profissional busca a perfeição o tempo todo — seja praticando horas e horas, estudando seu instrumento ou procurando novas técnicas, timbres e sons.
Repare que quando um músico conhece outro profissional que toca melhor do que ele ou descobre uma técnica diferenciada, trata logo de criar uma aproximação e uma relação de amizade e aprendizado com a pessoa. Ele sabe que existe aprendizado na troca de experiências.

Lição: Treinamento contínuo deve ser objetivo de todo profissional de atendimento e vendas. Ele deve buscar constantemente a melhoria das técnicas de vendas e o conhecimento sobre produtos, mercado, concorrentes e clientes.
Isso deve ser feito regularmente de forma profissional, e não de vez em quando, de forma amadora. Trocar experiências, visitar feiras e congressos e até mesmo lojas concorrentes fazem parte do aperfeiçoamento contínuo.

Leia também:  Namm 2013: TC-Helicon e Sennheiser juntas em novos produtos

3 – Simulação de atendimento (o ensaio)
Quando o músico está ensaiando com os componentes da banda, faz o que chamamos de simulação de atendimento. Todas as músicas do repertório são testadas, dúvidas e desencontros são esmerilhados e tudo o que será apresentado para a platéia (clientes) na hora do show deve ser executado com perfeição no ensaio.

Lição: Muitas vezes perdemos vendas porque não simulamos ou planejamos o que iremos fazer, falar ou apresentar ao cliente no momento do atendimento ou da visita. É importante fazermos simulações de vendas com nossa equipe para que tudo ocorra perfeitamente durante a apresentação do produto.
O treinamento é muito importante para o nosso desempenho. Vejo pessoas que dizem não participar de cursos e palestras de vendas porque já sabem atender e vender. Isso é um erro grotesco. Um profissional deve treinar justamente pelo fato de ser profissional e não porque não sabe ou não conhece bem a sua atividade.

4 – Trabalhar em equipe (conjunto)
Como o próprio nome diz, os músicos trabalham em conjunto e sabem que todos dependem uns dos outros para uma boa apresentação. Uma música perde o sentido se algum componente da banda sair do ritmo durante a apresentação.

Lição: O profissional de atendimento e vendas deve entender que ele é mais um componente de uma equipe. Que a venda só é verdadeiramente concretizada depois da entrega, do faturamento e do recebimento do valor negociado dos produtos ou serviços. Portanto, trabalhar em conjunto e em harmonia com outros setores da empresa é muito importante.

5 – Dar um show
De nada adianta um músico ser excepcional se ele não apresentar um verdadeiro show para a platéia. Deve haver interação e sintonia com o público. Um amontoado de acordes, notas e escalas não diz nada se não houver uma espécie de comunicação e troca com os espectadores. O show realmente acontece quando o público, encantado com a apresentação, compreende e aplaude.

Leia também:  Megafeirão Someco

Lição: É preciso que os clientes fiquem encantados com nossa atuação. Valorizar cada detalhe do atendimento, criar diferenciais, oferecer algo a mais para que eles aplaudam nosso desempenho e nos recomende para seus contatos.
Lembre-se de que quando você atende um músico na loja, está lidando com um profissional acostumado a dar um show em cima do palco. Que tal apresentar um show de atendimento e vendas em nossa loja?

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles