Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Construção de marca

Evidenciar a marca é parte de um grande trabalho interno da empresa. Como está posicionada a sua?

Independentemente do tamanho da empresa, o conceito de uma marca é a base para se começar um grande empreendimento. Segundo o especialista em marketing Ney Queiroz Azevedo, professor do Instituto Superior de Administração e Economia (Isae), para se colocar uma marca em evidência no mercado, é necessário ter um planejamento que preveja todos os aspectos de construção e posicionamento. “Desenvolver um trabalho efetivo de branding, atrelado aos valores que a marca representa”, aponta.

Qual a importância da marca para uma empresa?

A marca de uma empresa a representa mais que o seu produto. Entre o público, as grandes marcas têm um destaque especial, tornando-se até status, dependendo do produto. Por exemplo, a Coca Cola, que expandiu para o ramo de roupas e calçados, já despontando como um ícone também neste segmento. Mas você pode pensar: “Ele está falando de uma gigante que tem muito dinheiro para investir”. A quantidade de dinheiro nem sempre é importante.

O logotipo precisa estar relacionado com o nome da marca?

Com certeza. O logotipo da sua empresa, bem como a ‘chamada’, precisam estar alinhados ao planejamento da organização. Não se pode trocá-los apenas por achar bonito, mas há sim, uma transformação por completo no alvo e no desafio que a empresa terá. O redesign de logotipos se mostra importante quando as marcas precisam se mostrar mais alinhadas às tendências atuais. Na verdade, são símbolos de transformações maiores pelas quais as empresas passam.

O que devemos ter em conta com essas mudanças?

Por mais que sejam feitas essas mudanças, a identidade da empresa deve ser mantida, para que não se perca sua essência. Uma simples mudança pode confundir o público, que passando a questionar a continuidade da marca e até mesmo de seus produtos. Nesse momento, deve-se realizar um estudo em que vários elementos são apontados para se certificar de que a mudança está correta.

O que representa para uma empresa mudar a marca?

Reposicionar uma marca significa uma mudança estratégica da empresa, englobando as mais diversas áreas, inclusive clientes e fornecedores. O processo só é possível quando todas as áreas estão alinhadas e focadas no mesmo objetivo, que é representado pelos valores e propósitos da marca.

Sua criação pode ser feita por qualquer pessoa dentro da empresa?

Não. O processo de criação deve ser realizado por especialistas, que saberão que caminhos tomar. Por isso, a concepção da marca deve ser levada a sério desde o início, para que não haja imprevistos e não tenha de ser refeita em pouco tempo. A continuidade de uma marca traz credibilidade e confiança ao cliente, o que facilita o crescimento da empresa.

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart