Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Conexão Sonora reinventa a educação musical

Uma nova plataforma pretende facilitar a vida de professores e tornar o ensino da música cada vez mais atraente e efetivo — inclusive para aqueles alunos que nunca tocaram instrumento algum

Uma empresa gaúcha está disposta a empregar novas tecnologias na realização de um velho ideal: qualificar — e ajudar a universalizar — o ensino de música nas escolas brasileiras. Criada em abril de 2014, a Conexão Sonora vem desenvolvendo uma plataforma de educação musical on-line chamada Music Delta Brasil, que utiliza recursos de multimídia e interatividade para impulsionar o aprendizado da música entre estudantes da educação básica.

Desenvolvida na Noruega e já presente em nove países, a plataforma, totalmente adaptada à realidade brasileira, pretende auxiliar — e não substituir — o professor de música em sala de aula. Seu sistema operacional em nuvem pode ser rodado em qualquer computador e coloca os mais variados recursos nas mãos de quem tem a verdadeira missão de ensinar.

Com apenas alguns cliques, os alunos têm a oportunidade de mergulhar nas diferentes esferas do universo Captura de pantalla 2016-03-14 a las 23.05.05musical. É possível compor e mixar as próprias músicas, explorar os períodos da história da música e conhecer compositores — além de interagir com o conteúdo de um modo lúdico e comprovadamente atraente.

A plataforma também oferece exercícios e desafios colaborativos, entre outras ferramentas e materiais didáticos que facilitam o planejamento das aulas e proporcionam um aprendizado mais efetivo, inclusive em turmas que carecem de instrumentos reais.

“O professor tem acesso ao desempenho individual de cada aluno, o que facilita o acompanhamento, a avaliação e a definição das abordagens mais adequadas a cada um”, explica a professora Cristina Ito Cereser, pós-doutora em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMus – UFRGS), sócia e diretora pedagógica da Conexão Sonora.

Captura de pantalla 2016-03-14 a las 23.05.13Está na lei 

Muita gente não sabe, mas, no Brasil, o ensino de conteúdo de música é obrigatório nas escolas. Desde 2012, por meio da Lei 11.769, todas as instituições de educação básica têm o dever de inserir conteúdos ou atividades musicais em seus currículos. Nesse contexto, segundo explica Cristina, o Music Delta Brasil se coloca como um aliado das escolas que buscam meios mais acessíveis para cumprir os requisitos da lei. “As licenças são vendidas conforme o número de alunos-usuários da plataforma, o que garante um custo adaptado para cada escola”, argumenta a diretora pedagógica da Conexão Sonora.

Embora tenha sido desenvolvido na Noruega, o Music Delta foi inteiramente adaptado à cultura e à realidade brasileira. Os conteúdos estão em português e as atividades envolvem estilos e gêneros musicais, instrumentos e até mesmo bandas bem conhecidas por aqui — que vão da MPB aos grandes hits do pop nacional. As possibilidades de aplicação em sala de aula são incontáveis.

Captura de pantalla 2016-03-14 a las 23.05.20Em 2015, um grupo de estudantes de uma escola em Porto Alegre, em uma interação on-line, utilizou um dos aplicativos da plataforma para realizar uma composição musical colaborativa junto com jovens noruegueses. Em tempo real, eles simulavam guitarras, baterias, baixos e outros instrumentos, deixando a criatividade e o fascínio pela música aflorarem livremente. “Todos saem ganhando. O professor tem mais recursos à disposição para planejar as aulas e os alunos se sentem mais motivados para o aprendizado”, garante Cristina.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart