Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Conecta+ Música & Mercado se posiciona como o evento líder do setor

A edição 2023 do evento foi realizada de 29 de setembro a 1º de outubro com recorde de visitantes, expositores e atividades, atingindo a posição de feira #1 para o setor musical no Brasil.

Foram mais de 10 mil visitantes, mais de 200 marcas, inúmeros pocket shows, palestras, lançamentos e testes de produto que consagraram a Conecta+ Música & Mercado como um evento imperdível no calendário musical.

“Estamos muito felizes com os resultados para esse ano. Foi incrível o nível de conhecimento, tecnología e ótimos contatos que todos os participantes, tanto expositores quanto visitantes, trouxeram para o show”, disse Daniel Neves, organizador do evento. “Mais uma vez, todo o esforço e trabalho da nossa equipe valeu a pena e isso foi refletido pela quantidade infinita de mensagens positivas que recebemos, pelos comentários de agradecimento e a enorme resposta nas redes sociais: A Feira da Música está mais viva do que nunca!”

Abertura do evento

A primeira atividade realizada antes de abrir o piso de exposição foi a palestra de John Mlynczak, presidente e CEO da NAMM, a associação nacional de música dos Estados Unidos, que teve um interessante bate-papo junto com Daniel Neves, falando nao só do futuro do mercado da música, mas também de tendências e dicas para os lojistas e outras empresas presentes. O interesse foi tão alto que foi preciso fazer duas sessões, cheias de perguntas e respostas fundamentais para entender melhor o mercado americano e mundial.

Também contamos com a presença de Pete Johnston, diretor de marketing da NAMM. “Andando pelo evento, fecho os olhos e me sinto na NAMM!”, ele enfatizou. Sem dúvida, o melhor sentimento que podíamos ouvir da voz de um dos organizadores da feira americana mais destacada no nosso setor!

A participação de empresários estrangeiros também foi um ponto de destaque nessa edição. Contamos com a visita de Berenice Gutiérrez, da reconhecida empresa mexicana representante de marcas Pro Active Latin America, e Ricardo Henriquez da empresa Chroma do Chile.

“Parabéns, Música & Mercado! Que ótimo evento!”, comentou Berenice, que aproveito sua visita para visitar amigos do mercado e fazer novos contatos para distribuição das marcas com as que trabalha.

Setor Conecta+ Business & Área Collab

A área Business foi reservada só para visita de lojistas. Um espaço mais tranquilo onde os expositores puderam sentar com os clientes, mostrar as novidades, falar sobre preços e fechar contratos para os próximos meses. 

Aqui tivemos nomes como Royal Music, Gope, Turbo Music, Attack, PZ Pro Audio, Lyco, Quick Easy, Spanking, Giannini e Leacs.

Na Área Collab, localizada no mezzanino, podiam ser visitadas duas grandes salas da Pearl e das RMV/Batera Clube.

Pela sala da Pearl, passaram muitos artistas reconhecidos na percussão, como  JC Batera e Dede Silva que fizeram um “groovezinho” com baterias da marca. Uma bateria que realmente chamou a atenção com sua cor amarela foi a DMP943XP/C228 Solid Yellow, parte da série Decade Maple que conjuga o design moderno com a elegância tradicional dos instrumentos da marca. Outro modelo com um belo acabamento foi a Pearl Masters MCT904XEP/C823 – MCT1465S/C823 Cain and Abel.

A sala das RMV/Batera Clube continha tudo o que um baterista podia procurar, uma ampla seleção de baterias, caixas, acessórios e muita curtição e energia positiva, com músicos parceiros, a carismática equipe da loja e o proprietário Ricardo Goedert presente ao longo dos três dias do evento.

Setores Music Spot e Music Hub 

O Setor Music Spot foi reservado para pequenas e médias empresas, distribuidoras, lojas, bandas e produtoras musicais. Os visitantes puderam ver até uma empresas de óculos com estilo musical e uma produtora de vinho com linhas inspiradas na música, além de lojas dedicadas aos roadies, acessórios de todo tipo e até revestimentos acústicos, sem esquecer da possibilidade de ver o trabalho de esculpido de um escudo ao vivo!

Uma das empresas expositoras neste espaço foi a IBOX. ”Nossa empresa sofreu um incêndio em 2018 e perdemos tudo“, comentou Adriano Moretti, CEO da IBOX. ”O produto que nos salvou foi o Damper então estamos aqui dando um destaque especial, com uma grande variedade de cores para esse produto que marca uma diferença no mercado e atrae a atenção dos visitantes“.

Participantes nesse setor foram Ibox, Terra Eletrônica, Audio Quality, WA Audio System, WMS Brasil (importadora exclusiva e dealer oficial exclusivo da Taylor no Brasil), Mariutti Team, New Live, La Musica, Solez, Casa do Roadie, Eart Music, Akustik, Studebaker Guitars e Novità Music que celebrou seu relacionamento com o contrabaixo elétrico, um elemento fundamental no DNA da empresa, mostrando instrumentos e acessórios das marcas que a empresa representa no Brasil (Aguilar Amplification, Darkglass Electronics, DR Strings, GrooveTech, KW Cables, La Bella Strings, Lakland, Magma Strings, Seymour Duncan, Spector Basses e Pig Hog).

No Music Hub foram apresentadas as empresas AZ Hand Engraving, AW Custom Boards, Machado & Crivelari Vinhos, Made in Madeira, Lupah Brasil, Ampliparts, Rick Barros, Orkestra Total Cleaner, Vinicom, Rigotti, Asalato Sampa, Cucamonga, Gui Garufi, Parafuseta Records, J. Rockett, Neoclavia, Beam Music Promotion, Best Play Marketing Direto, WA Audio System, Eart Music e Grote. 

Handmade Lounge 

Pertinho daí, estava a seção dedicada aos fabricantes handmade, um setor superlotado durante os três dias do evento, com uma ampla gama de instrumentos e acessórios para descobrir. Como na edição passada, os visitantes passaram muito tempo percorrendo cada um dos stands presentes, com a possibilidade não só de ver mas também de testar instrumentos feitos especialmente: guitarras, pedais, caixas e outros instrumentos de percussão e muito mais!

Vamos tentar lembrar de todos os participantes nesta movimentada área: 67 Lovers Pickups, AG Percusión, Amazônica Art Guitars, Arrtone, Aslan Guitars, Konigs Brasil, Carrozza Guitars, Christian Bove Custom Hardware, De Oliveira Bass, Ébano Music, FeelGood, FreeSax, Pad Gorilla, Gutti Guitar Picks, Heag Custom Shop, Kaiser Guitars, Luthier Planet, Mankato Guitars, Master AC, N2Audio, Pedrone, Percubo, R Gil Guitars, Ramme Custom Hardware, S. Martyn, Sector, Venutti Guitars, Wood Guitars, Xtreme Ears, Zona Soul, Rizzi Instrumentos, Sax Shop, MZ Custom Drums e Musical Rava.

Experience Hall

O piso principal foi chamado de Experience Hall e sem dúvida foi uma experiência e tanto! As grandes marcas e distribuidoras do Brasil montaram maravilhosos stands cheios de produtos, novidades e muita energia positiva para receber os visitantes, lojistas e público geral.

Cada um dos stands se destacou em si, seja pela estrutura montada, como a VS Tuners, seja pelos lançamentos, como a EWA guitars com mais de 20 produtos novos ou a Hayamax que trouxe de volta ao mercado a marca Aria Pro II Guitars, seja pelos artistas que tocaram em áreas especiais, como a Yamaha, a presença de personalidades destacadas, como o Mr. Odery dividindo suas experiências e simpatia no stand da Odery, ou a possibilidade de tocar com o setup do Andreas Kisser em uma cabine isolada para testar a nova guitarra Andreas Kisser Signature Pro Series Soloist Quadra da Jackson.

Um pouco de instrumentos

Muitas foram as novidades, mas vamos tentar resumir um pouco aqui: a PHX destacou com seu stand, com o modo de apresentar seus instrumentos e com a novidade de uma linha de produtos lifestyle da Fender, que virou sonho de consumo de muitos!

A Torelli Musical e a Domene Cymbals se juntaram no mesmo stand para mostrar uma variedade enorme de pratos, caixas, acessórios e muito mais. Aqui encontramos o Tiago Belém, especialista de produto e artista da Torelli, mostrando uma nova linha de caixas de bateria, por exemplo, e a linha Nova de pratos da Domene; além de muitos artistas convidados, como Cuca Teixeira, Thiago Gomes e Eduardo Duna, que se apresentaram na cabine de teste especial dentro do stand.

Muitos músicos passaram pelo espaço da NIG Music, como por exemplo Cacau Santos que apresentou suas novas cordas para violão 011. Também foi apresentada a “cara nova” (embalagem redesenhada) da linha inteira de cordas da empresa.

O stand da RCK teve muitas visitas durante os três dias, para comprar e testar guitarras, pedais, violões e uma ampla variedade de acessórios. As guitarras da Fender sem dúvida atraíram a atenção do público que fazia fila para tocar com elas.

A novidade da Datrel foi por conta dos cubos para guitarra: modelos Guitar30 com alto-falante de 8”, Guitar 2×8 com dois alto-falantes de 4” e o Guitar 1×12 com alto-falante de 12”. Em breve todas as informações sobre esses modelos no nosso site!

Como comentamos anteriormente, a VS Tuners arrasou com um belíssimo stand para mostrar suas tarraxas. Luthiers e músicos se reuniram aqui para apreciar os diferentes modelos da VS em violões artesanais, além de pocket shows, com nomes como Daniel Padim, Marcelo Lombardo, Pedro Franco, e Lineu Bravo, Joado Scremin, Bruno Galli e Jey Cardoso pelo lado dos luthiers.

Tinha muita coisa para ver no stand da Giannini: guitarras, baixos, violõe, ukuleles e mais. Uma das linhas mais recentes é a série Masterwood com sete modelos de guitarra diferentes (Sonic, Supersonic e Gemini), também tem contra-baixos em Cedro e Pau-Ferro.

O ênfase da Spanking foi nos lançamentos das marcas Zellmer, Myth Strings e Namastê, além de apresentar promoções especiais para os visitantes e até o sorteio de um par de pratos Impact20. Aqui também o fluxo de público, lojistas e músicos parceiros foi bem intenso!

Na EWA Guitars encontramos com Mello Jr. que explicou um pouco sobre a grande variedade de lançamentos da marca. Uma delas é a linha de semi acústicas Velvet, uma guitarra versátil semi acústica com centro sólido e várias possibilidades sonoras. Guitarras estilo ES como a Velvet podem ser usadas para estilos como worship, blues, rock, jazz e outros.  

A Odery apresentou outro belo stand cheio de produtos das diversas linhas da empresa: baterias tradicionais, baterías eletrônicas, pratos Bronz, caixas, ferragens, muitos músicos reconhecidos e a ótima equipe da empresa sempre pronta para receber os visitantes.

A Tonante, marca do Grupo Oderço, voltou ao mercado com tudo! No stand, além da presença de reconhecidos músicos e interessados pela marca com vontade de testar seus instrumentos, era possível encontrar diferentes modelos de guitarras e violões, como a clássica guitarra Star Light – a primeira guitarra de muitos, registro oficial quando pensamos na Tonante -, a linha Legacy com releituras de modelos clássicos e atemporais da marca; a linha Volcano, inspirada em grandes vulcões conhecidos ao redor do mundo; o linha Coral com violões coloridos, e a linha Lorenzzo, criada para trazer tudo o que você precisa para começar a tocar. 

O momento artístico ficou por conta da DataLink, pois no primeiro dia, na parede branca no fundo do stand, foi pintada a mão a arte da embalagem de um dos cabos da marca. Também contou com uma agenda de apresentações musicais, com nomes como Edu Ardanuy, Celso Pixinga e muitos mais. Vale destacar que a empresa está comemorando 30 anos no mercado!

No grande stand da Renaer a ação não parava! Além dos inúmeros equipamentos de áudio e instrumentos das marcas do grupo, foi montado o espaço especial “Estúdio Renaer” onde foram realizados não só pocket shows com artistas reconhecidos mas também inumeráveis testes de produtos, e ficou lotado o tempo todo!

Quem não lembra desse nome? A Aria Pro II Guitars volta ao Brasil da mão da Hayamax! O acordo foi anunciado em junho e já estão disponíveis no mercado local diferentes modelos da marca japonesa, que tem uma história de mais de 60 anos na fabricação de guitarras, violões e baixos.

A Yamaha tinha um espaço de 100 m2 na feira! Em uma área podiam ser encontradas diferentes linhas de produtos junto com o TransAcoustic Room, dando a possibilidade de conhecer a tecnologia TransAcoustic dos pianos acústicos e violões da Yamaha, e outra área foi dedicada somente a realização de shows e apresentações de produtos, com artistas patrocinados pela empresa, como Suelen Mondini, André Teclas e Davi Campolongo que falou sobre os novos modelos de pianos digitais da linha P. Alguns destaques foram o novo piano P-225, a linha CSP de pianos digitais com stream lights, o saxofone digital YDS-120, guitarras da Série Pacífica, Finger Drum Pads, o EAD10 que simplifica a microfonação de batería, e muito mais!

A Santo Angelo apresentou os cabos montados Neon, em cores Green, Orange, Pink e Blue, além de encontrar amigos e músicos parceiros da marca. A empresa montou um “túnel com LEDs coloridos” para dar a sensação de estar viajando por dentro de um cabo Santo Angelo, como se fosse o seu timbre saindo da guitarra. Uma experiência que atraiu a atenção dos visitantes e deixou inúmeras fotos!

“A galera das teclas” se reuniu no stand da X5 Music, com a presença de nomes como Ed Araujo, Itamir Barros e Johnny Essi, testando e demonstrando equipamentos da Hammond, HydraSynth, Waldorf, Ketron, UDO, Dexibell, IK e outras, junto com a equipe da X5.

E agora, áudio e luzes!

O stand da Attack ilustrava muito bem as linhas de produtos da empresa, com sistemas line arrays, subwoofers, colunas e monitores de piso, mas, além disso, a empresa foi a encarregada de sonorizar a a Sala Rita Lee, usando a linha Versa Red, contando com 8 x VSL112, 4 x VSS218A e 4 x VSM115A.

No stand da GSB Pro Audio havia muitos produtos novos, entre deles a interface de áudio Axe I/O e a interface mobile iria HD X da IK Multimedia, o pedal Tonex e o condicionador de energia Furman.

A Kadosh apresentou inúmeros produtos das suas marcas. Só para nomear um (ou dois!) pudemos ver os processadores de sistemas KSP 4.8 e KSP 3.6 da Kadosh Music, microfones com e sem fio, controladores e muito mais! 

Na Oversound tinha produtos representando as três marcas do grupo Oversound Speakers, OVX Speakers, StudioXPro e Nordik. Um dos equipamentos em exposição foi o Gjallarhorn que, com estilo britânico, possui um imã cerâmico de ferrite de bário com 155mm de diâmetro por 17,5 mm de altura, um cone com celulose especial importado e uma bobina de 2” feita inteiramente com fio de cobre.

A Pro On Group trouxe músicos de estilos diferentes para tocar no stand e mostrar o funcionamiento dos equipamentos da Mackie: tecladistas, cantores, guitarras e até o saxofonista Marquinho Sax tocou com um DJ, rodeados do sistema de PA portátil SRM-Flex, microfones, e várias linhas de caixas da marca, como a série Thump.

A Dylan esteve presente com toda a sua linha de equipamentos para os visitantes conhecerem e testarem, além de apresentar dois novos produtos e de lançar uma campanha que visa beneficiar tanto os consumidores quanto as lojas físicas. A estratégia envolveu a distribuição de 1200 cupons de desconto de R$100 para a compra de microfones da marca, com a condição de que sejam adquiridos em lojas físicas. A promoção se estenderá até o dia 30 de outubro.

A Audio Systems esteve presente com várias marcas como HK Audio, Radial, Lectrosonics, DPA, DiGiCo e Allen & Heath. O lançamento especial na Conecta+ foi a linha de mesas de mixagem CQ da Allen & Heath, com os modelos CQ-12, CQ-18 e CQ-20 .

Na ProShows tinha um pouco para “todos os gostos”, para técnicos de som e músicos, com o renomado leque de marcas que a empresa distribui como Shure, DBR, Benson, Novation e muitas outras. Os olhos foram para a quarta geração das interfaces Scarlett da Focusrite com os modelos Solo, 2i2 e 4i4, pensada na nova geração de criadores de música.

A Pro Audio Solutions é uma distribuidora que representa no Brasil as marcas Tascam, Laney, HH Electronics e Solid State logic. Logicamente no stand da empresa podiam ser vistos produtos de todas elas, como por exemplo a interface de áudio SSL 2+; fones, interfaces e microfones da Tascam, entre muitos outros.

Para os DJs, o stand ideal – com design digno de feiras internacionais – foi o da PC1 Audio Import com as marcas Pioneer DJ, Arturia e UDG. A empresa forneceu um verdadeiro espaço para testar as mesas e controladores da Pioneer equipadas com fones de ouvido e tudo o preciso para movimentar os usuários. Os destaques foram o PLX-CRSS12, um toca-discos híbrido com funcionalidade analógica para tocar vinis e digital para o controle dos softwares rekordbox e Serato; o DDJ-REV5, um controlador estilo batalha, com jog motorizado e novas funções de Auto Transition BPM e o modo Piano Play; e o DJM-A9, mixer profissional para DJs com 4 canais, sistema Bluetooth, novos recursos de microfone, fones e efeitos para melhorar a dinâmica e criatividade nas apresentações.

A Quick Easy ficou ocupada mostrando os sistemas portáteis da Electro-Voice e sua mais recente linha de soluções de painéis de LED da marca American LED para acompanhar as instalações AV. 

Pertinho daí, se encontrava nossa parceira Kiss FM, do lado da cabine de teste da Jackson/Andreas Kisser.

O destaque no setor de iluminação chegou da mão da Sanyi Lights, mostrando os efeitos de uma ampla linha de movings, barras de pixels, PAR LEDs, mesas de controle e lasers, ressaltados com máquinas de fumaça. “Muitos designers passaram pelo nosso stand. Estamos trabalhando com grandes nomes no mercado e vamos trazer mais novidades ainda em breve”, comentou Raphael, da Sanyi.

Hello, influencers!

A Área de Criativos e Sala de Imprensa e Influencers cedeu um espaço para nossos parceiros e embaixadores que ajudaram a divulgar o evento nas redes sociais, punto importante que demostrou não só atrair ainda mais público senão também fornecer notícias antes, durante e depois da realização da Conecta+ para aqueles que não conseguiram vir pessoalmente.

Entre os nossos embaixadores, contamos com nomes como Bianca Jordhão, Angel Sberse, Canal Head Pilhas, Mr. Pingo, Chuva TV, Bibi na Batera, Eletro Vibez, Lucas Groove, Daniel Sonnora e Jessica Mar.

Incrível a quantidade de material compartilhado nas redes sociais! 

Mais palestras e eventos especiais

A Conecta+ teve dois palcos para palestras, apresentações e workshops, com programação durante os três dias e shows para abrir as noites. Cada espaço teve diferentes propostas, com a Sala Principal Rita Lee para congresso e espetáculos, e o Music Spot para apresentações de artistas convidados por marcas para demonstrar instrumentos e workshows.

Sem esquecer das apresentações que muitos expositores organizaram nos seus próprios stands, com a presença de reconhecidos músicos, parceiros e endorsers das marcas.

Uma palestra que atraiu a atenção do público foi a do violonista, guitarrista, compositor, arranjador e instrutor do site Cifra Club, Gustavo Fofão, que foi feita com a marca Tonante, do grupo Oderço, explicando e mostrando o método fingerstyle.

Outra palestra que teve uma grande audiência fue a da OneRPM chamada “A ascensão comercial do Funk” com a participação de Silas Martins, Brenda Barbosa e Andrezza Detona, entre outros nomes reconhecidos, sem esquecer também da palestra de Clemente Magalhães que contou com sala lotada para descubrir “Como criar um canal de sucesso no YouTube saindo do Zero”.

Entre os músicos participantes estiveram o guitarrista Lúcio Maia (ex-Nação Zumbi) e o baixista e produtor musical Celso Pixinga, que comemorou 43 anos de carreira, Bianca Jhordão e muitos outros. Além de muitos outros músicos que prestigiaram o evento com sua visita como o baixista Felipe Andreoli (Angra e 4Action).

Nessas salas também foram feitas diferentes entregas de prêmios: Prêmio Top 100 Melhores Lojas 2023, Prêmio Top 10 Melhores Empresas para Comprar votadas pelos lojistas e Honraria às Personalidades e aos Profissionais Decanos do Mercado Musical organizada pela ANAFIMA

“Foi tão bom ver tantas personalidades destacadas do mercado juntas! Sempre inspirando, criando, com boa energia e impulsando ações para um mercado ainda melhor, para empresários melhores, para continuar sendo innovadores… ano próximo faremos essas entregas de prêmios também porque é importante dar a todos eles o reconhecimento que merecem!”, enfatizou Daniel Neves.

“Encerramos a edição Conecta+ 2023 com a maravilhosa sensação de dever cumprido. Temos muito a melhorar, claro, pois tem sido só a segunda edição, mas sabemos que vamos pelo caminho certo. A resposta dos participantes, a interação dos visitantes mostra isso e vamos continuar trabalhando e trazendo novidades evento após evento para oferecer o melhor ao mercado. Não percam a edição de 2024 pois será inesquecível!”, concluiu o organizador da Conecta+.

Fique ligado para saber mais sobre Conecta+ Música & Mercado 2024!

Contaremos algumas novidades em breve!

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe um Comentário

Música & Mercado
Logo
Shopping cart