Comportamentos empreendedores: músicos X vendedores

Comportamentos empreendedores: músicos X vendedores
dezembro 16 15:18 2008

Comportamentos empreendedores: músicos X vendedores
Confira dez passos para ser um empreendedor de sucesso

Empreendedor é aquele que transforma uma idéia ou uma inovação em uma ação. O empreendedorismo pode ser praticado tanto por um empresário como pelo colaborador de uma empresa (neste caso, denominamos intra-empreendedorismo).

O sucesso é o resultado alcançado por meio de ações e comportamentos empreendedores. É o fruto do trabalho daquele que reconhece que é preciso deixar de andar no trilho e criar novos caminhos na direção de oportunidades, sejam elas financeiras, de crescimento profissional ou simplesmente de realização pessoal.

As pessoas empreendedoras possuem algumas características comportamentais que as auxiliam na realização dos seus objetivos.

Podemos observar claramente esses comportamentos sendo praticados pelos músicos profissionais e que podem servir de base para o empreendedorismo na área comercial. São eles:

1 – Persistência: ninguém se torna músico profissional de uma hora para outra, assim como o sucesso não ocorre por acaso. Persistência e entusiasmo são essenciais para conseguir colocar em prática idéias e ações.
Também na área comercial faz-se necessário a persistência para tornar-se um profissional capacitado e conseguir criar uma imagem forte no mercado.

2 – Comprometimento: aquele que é profissional está totalmente comprometido com a sua atividade. Por exemplo, um músico profissional sabe que se não tiver alguns cuidados com a voz, ou com a postura corporal na hora de tocar e cantar, poderá gerar um problema de saúde que irá prejudicar a sua performance. Dessa forma, um vendedor mostra o mesmo comprometimento ao manter uma postura profissional adequada em relação aos produtos que representa, sua empresa e seus clientes.

3 – Exigência de qualidade e eficiência: um músico está sempre em busca de um melhor timbre ou uma regulagem de equipamento que torne sua música mais agradável. Mesmo que para o público o som esteja a contento, ele sabe que sempre poderá melhorar.

Leia também:  A arte da personalização

Eficiência faz parte do dia-a-dia daquele que atua na área comercial, pois somente assim ganhará a confiança de seus clientes, conseguindo mais fidelidade.

4 – Aperfeiçoamento contínuo: assim como o músico sabe que a habilidade em seu instrumento é o fruto da prática constante e insistente, um empreendedor da área de vendas entende que o sucesso profissional é conquistado por meio do aperfeiçoamento constante.

5 – Busca de oportunidades e iniciativa: existem muitos bons músicos, mas poucos chegarão a fazer sucesso significativo em sua profissão. Na área comercial não é diferente, pois milhares de profissionais são selecionados a todo momento para atuar em atendimento e vendas, mas somente aquele que aproveita bem as oportunidades e tem a iniciativa de cultivá-las conseguirá reconhecimento.

6 – Busca de informações: tanto na música, em vendas como em outras áreas profissionais, cada vez mais as informações estarão disponíveis com maior abundância e mais facilidade. Cabe ao empreendedor saber onde buscar o conhecimento certo, no momento adequado e utilizá-la para a prosperidade de seu negócio ou profissão.

7 – Persuasão e rede de contatos: é muito mais difícil chegar a algum lugar ou descobrir oportunidades profissionais sem uma boa dose de persuasão ou uma rede de contatos que facilitem seu acesso a essas oportunidades.
Tanto para o músico quanto para o profissional de vendas, o verdadeiro empreendedor é aquele que sabe utilizar o poder de persuasão para comercializar seus produtos e serviços e tem a inteligência para formar uma forte rede de contatos a fim de conseguir recomendações e indicações.

8 – Independência e autoconfiança: antes de alguém confiar em nosso trabalho, é preciso que nós confiemos primeiro. Nada se consegue sem uma boa dose de autoconfiança, que consiste em acreditar em nosso potencial mesmo sabendo que ainda temos um longo caminho em direção à excelência profissional.
Assim como o músico tem de bater de porta em porta para conseguir bons contratos, o profissional de vendas deve ter autoconfiança para conseguir novos clientes e aproveitar oportunidades.

Leia também:  O sabor da vitória

9 – Correr riscos calculados: inovar é o caminho para o sucesso para quem pretende conquistar novos clientes, construir o sucesso e continuar crescendo no mercado. Porém, em toda inovação existe o fator risco. É preciso testar oportunidades, fazer experimentos de novos serviços e produtos, etc. Assim como o músico avalia os riscos quando testa novos temas em seu repertório e calcula os reflexos financeiros ao incluir um novo integrante em sua banda, o profissional de vendas precisa cultivar a inovação em sua empresa, mas sempre prevendo os efeitos e riscos dessa inovação para não colocar o negócio em dificuldade.

10 – Planejamento e monitoramento: estabelecer metas, objetivos e ter um bom planejamento a seguir é o segredo do empreendedor de sucesso. Saber onde está, para onde quer ir e como fazer para chegar lá é o mínimo que uma pessoa precisa para conquistar aquilo que deseja.

Ter um plano, monitorar resultados, rever a trajetória de sua carreia são atitudes empreendedoras do músico que persegue o sucesso e do vendedor que tem metas para conquistar e sabe aonde quer chegar.
Músico ou vendedor, para ser empreendedor é necessário pensar no desenvolvimento e na sustentação de idéias, projetos e inovações que os elevem a um patamar cada vez mais alto.

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles