Como anda o risco do seu negócio?

Como anda o risco do seu negócio?
novembro 17 12:44 2006

A lucratividade, apoiada em um bom planejamento nas vendas, pode ser a grande solução para diminuir os índices de risco de sua loja


Na edição anterior, escrevi sobre a venda sustentável e logo após comecei a refletir: do que adiantaria um atendimento impecável em um negócio de alto risco e de baixa lucratividade? Conversando com algumas pessoas do meio musical, pude constatar que a realidade atual está muito distante de um negócio com níveis de risco razoáveis. Existem muitas queixas quanto às baixíssimas margens de contribuição que a maioria das empresas vem praticando. Em alguns casos, são inferiores a 20% e se tratando de margem bruta, de onde há ainda que se deduzir todas as despesas com impostos, operacionais, financeiras, de estocagem, depreciação, etc.
Parece óbvio que, ao fazer esta conta corretamente, muitas empresas concluirão que trabalham no vermelho e ainda pior: geram um risco altíssimo para o seu negócio. Eu realmente não sei onde essas empresas irão chegar, mas é certo que elas rumam no caminho inverso da prosperidade e, conseqüentemente, da sustentabilidade dos seus negócios.
O que se vê hoje no mercado são empresas com o grau de risco muito elevado e em contínua ascensão. O que fazer para mudar esse rumo ou direção? Por certo que existem diversas variáveis que contribuem para essa situação mas a lucratividade parece ser primordial nesse caso.
Creio que não há empresa no País com as enormes cargas tributárias e alto custo financeiro que venha obtendo lucro líquido e níveis de risco suportáveis trabalhando com margens de contribuição inferiores a 30%. E mesmo assim, na maioria dos casos, essa margem ainda não é suficiente.
O fato de estarmos no Brasil, em que os índices de corrupção são altos e os de confiança baixos – entre as pessoas, as empresas e as próprias instituições – já nos oferece uma boa parcela de risco. Somada a outros fatores internos como as margens de lucro inoperáveis, a falta de um planejamento de médio e longo prazo e o aumento excessivo da venda a prazo, irá gerar um negocio insustentável.
 
Essas variáveis políticas, econ

Comentários
Leia também:  SYNOVATE: Pesquisa de mercado de instrumentos e áudio
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles