Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Behringer fará clone de Minimoog por 400 dólares

Behringer anunciou o desenvolvimento de um clone do Minimoog com uma prévia do seu módulo de sintetizador Behringer D Eurorack.

O módulo será um sintetizador analógico, inspirado no Minimoog, no formato Eurorack, com 3 VCOs, um Ladder Filter de 24 dB e LFO, além de algumas atualizações, como conectividade USB e MIDI.

Também está planejado, como parte do clone do Euro Minimoog Classe D, o recurso Poly Chain que permite combinar até 16 sintetizadores através de MIDI. As renderizações do Behringer D proposto mostram suporte de CV muito limitado, oferecendo principalmente controle de CV/Gate e entrada de áudio.

Uli Behringer, fundador da empresa defende a criação de um clone do sintetizador icônico Moog, observando que a criação de réplicas é prática comum no negócio de hardware de música.

“A regra geral e a lei claramente descrevem que a tecnologia é livre para todos usarem, desde que não seja protegida”, disse ele. “Você pode ter uma visão pessoal diferente, mas é assim que nossa sociedade e cada indústria funciona – novamente por que a lei foi projetada da maneira que é.

“No caso do MiniMoog não há IP (Propriedade Intelectual) envolvidos como a tecnologia é mais de 40 anos de idade e todas as patentes há muito tempo expirou. Como resultado, a propriedade está agora no domínio público, livre para que todos possam usar. Sem este princípio, haveria apenas um carro ou fabricante de sintetizadores no mundo.

“Por esta razão exata você vai encontrar muitas empresas que estão fabricando réplicas de todos os tipos, incluindo o MiniMoog – simplesmente google-lo.” Behringer também defendeu sua posição dizendo que sua empresa visa a músicos que não podem comprar um Minimoog genuíno (a recente réplica da Moog, modelo D, é vendida por US $ 3.749).

Pausa – Estamos no Brasil, com os impostos de importação, seguro, transporte e margem, o preço no país sairá no mínimo US$ 1000.

Atenção: A guerra no mercado dos sintetizadores acabou de começar

Música & Mercado visitou recentemente o escritório e a fábrica da Music Group na China. Conversamos com Uli Behringer, fundador da empresa durante uma tarde inteira. Vimos pessoalmente o desenvolvimento deste produto, entre outros projetos. Uli Behringer, estava radiante com as novidades. A empresa se prepara para lançar dezenas de modelos de sintetizadores, teclados e controlers.

Por outro lado, o Behringer Minimoog é apenas uma das novidades que a empresa lançará este ano, que marca definitivamente a entrada para uma competição com outros gigantes dos teclados e synths: Yamaha, Roland, Casio e Korg.

Leia também

Protótipo do Behringer Minimoog

A Behringer está testando o som, design e detalhes das maquetes neste momento, para “decidir se vamos avançar e construir um primeiro protótipo”, diz Uli.

O conceito de design parece interesse, mas também levanta um monte de perguntas. MIDI Polychain faz sentido em um sintetizador sem memória de patch? Isso significa que os controles são todos codificadores digitais ou será esperado que os usuários configurem o mesmo patch em cada sintetizador da cadeia? E, mesmo com US$ 400, quantas pessoas vão querer construir um sintetizador polifônico caro quando análogos polifônicos mais baratos já estão disponíveis? Fica a pergunta.

Behringer Minimoog Clone Behringer Minimoog Clone Behringer Minimoog Clone

Behringer Minimoog: Sintetizador analógico com 3 VCOs, 24 dB Ladder Filter, LFO, 16-Voice Poly Chain e formato Eurorack

1. Sintetizador analógico com design VCO triplo
2. Reprodução do “Tipo D” original com transistores e JFET correspondentes
3. Resistores de película fina de 0,1% e condensadores de sulfureto de polifenilina para estabilidade de freqüência
4. Caminho de sinal analógico baseado em projetos VCO, VCF e VCA autênticos
5. 5 formas de oscilador variável com variação de largura de pulso
6. Filtro clássico de 24 dB ladder 24 dB com ressonância
7. Totalmente triângulo analógico/onda quadrada LFO
8. Modo de filtro de passagem baixo/alto comutável
9. 16-voz Midi Poly Chain permite a combinação de sintetizadores múltiplos para até 16-voz polifonia
10. Circuito de overdrive
11. Gerador de ruído
12. Solução completa Eurorack – módulo principal pode ser transferido para um caso padrão Eurorack
13. 46 controles para acesso em tempo real de todos os parâmetros importantes
14. Entrada de áudio externa para processamento de fontes de som externas
15. Saídas de nível baixo e alto
16. Implementação de MIDI abrangente com canal MIDI e seleção de Prioridade de Voz
17. Programa de garantia de 3 anos

 

Produto ainda não fabricado/Fase de testes. Informações: www.proshows.com.br

Música & Mercado
Logo
Shopping cart