Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

As lojas da X5 Music

Três lojas na cidade de São Paulo e uma no interior oferecem instrumentos musicais e áudio profissional para diferentes tipos de usuários, além de um sortido e-commerce dedicado

Márcio Ribeiro Sobrinho, diretor

Márcio Ribeiro Sobrinho, diretor

A história das lojas X5 tem mais de 14 anos e, como quase todo empreendimento no Brasil, foi marcada por muitos desafios e superação. “Nascemos da experiência adquirida por sete anos antes trabalhando no mercado, mas tinha chegado o momento de encarar um desafio maior e empreender nosso próprio negócio”, disse Márcio Ribeiro Sobrinho, diretor.

A primeira loja foi instalada em um espaço de 30 m2 com quatro pessoas na empresa. Agora são mais de 40 colaboradores, quatro pontos de venda mais o e-commerce.

As quatro lojas estão localizadas em São Paulo: uma na Santa Ifigênia, duas na Teodoro Sampaio e mais uma em Atibaia, no interior do estado. “Não temos planos de abrir mais lojas. O mercado está passando por uma grande mudança e não cremos que haja espaço nem condições para redes de lojas em nosso segmento”, comentou.

Dentro das lojas

A X5 Music é uma empresa focada em instrumentos musicais e áudio profissional, com parcerias com todos os grandes fabricantes e distribuidores deste segmento, sendo os instrumentos musicais responsáveis por mais de 70% do faturamento total da companhia.

“Temos muita diversidade e atendemos públicos bastante diferentes, porém nosso departamento de teclas representa aproximadamente 25% do nosso faturamento”, detalhou Márcio.

Dentre as marcas que comercializam, há várias nacionais tradicionais. “São grandes marcas, muitas com amplo conhecimento dos

Equipe em Atibaia

                      Equipe em Atibaia

consumidores, mas algumas delas vêm perdendo espaço no mercado por falta de marketing e mix de produtos.”

O e-commerce

Além das lojas físicas, a X5 também conta com venda on-line, que surgiu da necessidade de atender os consumidores em um canal que vem revolucionando a forma de aquisição de produtos e serviços no Brasil e no mundo. “Entendemos que o e-commerce é uma necessidade dos negócios atualmente.”

Para a empresa, é notório que os públicos de vendas físicas e on-line apresentam comportamentos totalmente diferentes. O diretor explica: “O consumidor on-line normalmente é muito bem informado, exige credibilidade, além de um site com diversas ferramentas e que se cumpram os prazos acordados. O consumidor da loja física é mais sensível à opinião dos vendedores e, de alguma forma, ainda não confia em comprar em sites. O e-commerce nos faz chegar a um consumidor que, por motivos físicos ou por falta de conhecimento da nossa marca, não teríamos como atender”.

Como serviço adicional, a X5 oferece entrega grátis na Grande São Paulo e, em casos de equipamento de áudio, instalação e treinamento para aprender a usar corretamente os produtos adquiridos.

Equipe na cidade de São Paulo

            Equipe na cidade de São Paulo

“Além disso, nosso grande diferencial está em aceitarmos instrumentos usados como parte do pagamento, além da experiência de mais de 14 anos no segmento. Com isso, podemos oferecer soluções ideais para os problemas dos consumidores. Há casos em que nos tornamos verdadeiros consultores.”

Mais ferramentas de atendimento

Outros recursos que a empresa utiliza são o Facebook e outras redes sociais, em que, além de divulgar produtos e eventos nas lojas, funcionam como canais que aproximam o consumidor da empresa.

Uma ferramenta que a companhia começou a usar recentemente é o atendimento pelo WhatsApp. Márcio comenta: “É mais um canal em que temos de atendimento. Hoje, mais do que nunca, temos que nos adaptar à necessidade do cliente e o WhatsApp é a ferramenta que mais cresce no contato dos consumidores. Virou verdadeiramente nosso SAC. Temos um case de muito sucesso de vendas via WhatsApp por meio de um grupo segmentado de músicos no qual anunciamos lançamentos e promoções exclusivamente para este público”.

Outra das equipes de São Paulo

       Outra das equipes de São Paulo

Com tudo isso, a empresa consegue vender para todo o Brasil, sem restrições de cidade ou estado, “porém, é necessário estar preparado para evitar fraudes e o alto índice de devolução. Pretendemos em breve vender também para o exterior por meio de uma parceria de market place”.

E o que mais?

Nas diferentes lojas da X5 e com o apoio dos distribuidores parceiros, organizam-se frequentemente workshops de lançamentos de produtos, além da promoção de sessões de autógrafos com diferentes bandas e artistas. A empresa planeja apresentar mais alguns eventos até o final do ano, que serão divulgados em suas redes sociais.

Captura de pantalla 2016-09-14 a las 14.57.17Falando sobre a situação do País, Márcio refletiu: “Somos um dos segmentos mais impactados por toda essa crise que nos afetou nos últimos dois ou três anos. Em muitos casos, somos tratados como um produto supérfluo, que, em um momento apertado das famílias, é deixado para depois. Para mudar esse cenário, é necessário verticalizar e se especializar no atendimento, conhecimento e necessidade do nosso público. Vender tudo para todos será cada vez mais difícil e mais caro, o que tornará muitos de nossos negócios inviáveis”.

“Falar em crescimento no atual momento não é uma realidade. Estamos nos adaptando e readequando nossa operação ao cenário econômico atual. Esperamos que a partir da estabilização da economia e do novo governo possamos voltar a pensar em crescimento”, finalizou.

Captura de pantalla 2016-09-14 a las 14.57.22

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart