Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Três fantásticos sites para aprender música on-line

Aprender música on-line agora com plataforma e metodologia de ensino

Aprender música on-line – Não é novidade observar nas redes sociais professores propondo aulas por aplicativos como Skype ou mesmo bins tutoriais no YouTube. Com mais de 1 bilhão de acessos mensais, o YouTube é um dos principais meios para localizar videoaulas. Entretanto, não há uma curadoria para elencar os melhores conteúdos.

Cada vez mais a internet tem se mostrado campo de troca de informações e aprendizado. Matemática, filosofia, idiomas e, claro, música. Seguindo a tendência de ensino a distância, no Brasil o YouTube foi o primeiro a receber as videoaulas. Contudo, músicos empresários vislumbraram que por mais que haja conteúdo grátis na web, a seleção e a pedagogia nem sempre eram adequadas.

A partir desta premissa, vieram os sites desenvolvidos especificamente para aqueles que querem aprender a tocar um instrumento musical ou mesmo a aperfeiçoar seus conhecimentos, tudo com total comodidade. Para o baterista e produtor (indicado ao Grammy) Roberto Sallaberry, “É indispensável que as pessoas tenham acesso à educação musical também fora das salas de aula, até porque com o ritmo de vida frenético das grandes cidades, boa parte delas não tem tempo disponível para frequentar uma escola de música”. Sallaberry é um dos professores chamados para dar aulas no site Masterclass.

Se por um lado a praticidade e a conveniência são pontos positivos para aqueles que querem aprender em casa, a disciplina é uma característica relevante para os alunos que buscam aulas virtuais.

Para Pedro Lopes, do MusicDot, a escola on-line tem a possibilidade de democratizar o ensino de música levando alta qualidade a um preço baixo para milhares de pessoas pelo País. Tudo é pensado para que o aluno aprenda passo a passo todo o conhecimento musical necessário para pensar e entender música.


Três melhores sites para aprender música on-line

Música & Mercado selecionou três sites para aprender a tocar um instrumento. Confira.


Music Delta Brasil

https://app.musicdelta.com.br/

Music Delta, sem dúvida, é o melhor site de conhecimento gerais para a música. Além disto, o Music Delta possui estrutura para aprender música on-line, leitura, prática, composição, história da música entre outros. Um site voltado para professores e alunos.

Professores podem projetar suas próprias licenças no Music Delta, personalizando os cursos selecionados e fixando-os nos painéis das suas classes. Cada um dos cursos do Music Delta inclui artigos interessantes, quebra-cabeças e ferramentas interativas para fazer e estudar música.

O painel de aprendizado incorporado no Music Delta permite que os professores monitorem facilmente o progresso da aprendizagem de seus alunos, compartilhem tarefas e gerem relatórios de progresso para os alunos.

A interface do Music Delta não gera distração, é limpa e tem grande síntese sem perder na qualidade.  O Music Delta Brasil vem com uma coleção cada vez maior de cursos. Em qualquer momento que você quiser saber mais sobre a música de Mozart ou os diferentes estilos de música brasileira, jazz e blues, há cursos para vocês. Os cursos contêm artigos, aplicativos interativos, exemplos musicais e questionários.

music delta

Music Delta: site Finlandês voltado à professores e alunos

Toque mais baixo

toque_mais_baixoCriado pelo contrabaixista e publicitário mineiro Raphael du Valle e por Guilherme Muniz, também publicitário, o site ToqueMaisBaixo foi pioneiro no Brasil voltado a aulas on-line de contrabaixo. Está na web há mais de oito anos.

Com didática própria e conteúdo no estilo passo a passo, vem disseminando o ensino do contrabaixo para todos os cantos do mundo.

A versão 2.0 do site ToqueMaisBaixo chegará na primeira quinzena de julho. Todo o conteúdo será em vídeo e com possibilidades de aprendizado por meio de hangouts, feedbacks personalizados, rede social e no estilo assinatura mensal.


MusicDot

Lançado em 2014, o MusicDot foi fundado pela Alura, escola de ensino on-line na parte de tecnologia e design. O novo braço musical é encabeçado pelo pianista Pedro Lopes. Licenciado em Música pela Fasm, o músico paulista já atuava como professor de piano e musicalização há quase dez anos, quando foi escolhido por trabalhar com uma didática voltada para a tecnologia musical. O projeto da MusicDot era tão desafiador e pioneiro que o músico decidiu se dedicar exclusivamente a ele. No início, eram apenas aulas básicas de teclado. Hoje já conta com um curso completo de teclado/piano, além de guitarra e violão. E já estão em gravação canto e baixo.

music_dot_com_brA tecnologia traz diversos benefícios à música, e a aula on-line é um deles. Estudar pela internet permite que você o faça a qualquer hora e lugar, nos momentos em que aquele estudo realmente te traz benefícios. Nos dias de hoje, em que qualquer minuto é precioso, isso faz toda a diferença. Muitas pessoas que não poderiam aprender a tocar um instrumento por conta de sua rotina diária têm na aula on-line a possibilidade de estudar em dias e horários nos quais escolas de música e professores particulares não atendem. Além disso, o aluno conta com professores especialistas que garantem uma aula planejada nos mínimos detalhes, repleta de materiais de apoio como playbacks, cifras e partituras. Toda essa estrutura é impensável em uma aula presencial.

 

Conhece algum outro site? Escreva nos comentários abaixo.

Música & Mercado
Logo
Shopping cart