Aposte na equipe

Aposte na equipe
setembro 29 14:09 2008

Você consegue imaginar por alguns segundos uma orquestra em que cada um resolve simplesmente tocar seus instrumentos como vier à cabeça? Sem seguir o seu maestro, uma orquestra de fato não funcionaria. Assim como na música, devemos ministrar o cotidiano em nosso ambiente de trabalho da mesma forma.

 

Se os seus resultados não estão se apresentando de forma satisfatória, é hora de virar o jogo. Para que a orquestra se apresente, é necessário que cada um saiba qual é o seu papel. Afinar os instrumentos, ensaiar antes do espetáculo e, principalmente, seguir regras básicas para que a harmonia se faça presente na apresentação.

 

Em nosso dia-a-dia dentro das empresas, a realidade torna-se semelhante. Para que cada um faça a sua parte, é imprescindível conhecer muito bem o seu trabalho e a função daqueles que o cercam. Sabendo qual instrumento você e seus colegas administram, todos acabam obtendo o resultado esperado: o sucesso.

Acontece que, fora dos palcos, a realidade é diferente. O ser humano está se tornando cada vez mais individualista e retém informações muitas vezes importantes para o todo. Isso por acreditar que, somente agindo dessa forma, ele conseguirá os resultados esperados.

É bom atentar para o fato de que, nessa cadeia de individualidades, todos saem perdendo. Se cada um buscar compartilhar seus conhecimentos e agir de forma consciente, pensando nos benefícios para a empresa, o resultado poderá ser surpreendente.

 

Ponto de partida

Está na hora de acordar e resgatar valores como união, respeito, cooperação, participação, envolvimento e comprometimento. É importante conhecer qual é o objetivo esperado por todos. Normalmente, o que se espera é o sucesso de vendas no final do mês. Para que ele aconteça, a cada dia você deve aprimorar os conhecimentos, buscar entrosamento com os colegas e, principalmente, reconhecer que as orquestras ensaiam muito para que o resultado seja o esperado.

Leia também:  Eles aprenderam a fazer gaitas

 

O mesmo devemos aplicar ao nosso cotidiano. O sucesso nas vendas só acontece quando esperamos o melhor resultado de nós mesmos.  Por isso, está na hora de arregaçar as mangas, equilibrar os egos e ensaiar com afinco a sua humildade. O trabalho em equipe pode se tornar uma ferramenta eficaz a seu favor.

Contar com o auxílio do outro na solução de problemas, no desenvolvimento de novas idéias, no aperfeiçoamento da dinâmica de trabalho e, principalmente, na caminhada em busca de um objetivo em comum é a fórmula que nos serve de exemplo na maioria das empresas de sucesso nos últimos tempos.

 

Trabalhar em equipe vai além de simplesmente dizer que se trata de um grupo de pessoas que trabalham juntas, mas sim de colaboradores que buscam um objetivo em comum. Trabalhar em equipe significa vantagem competitiva diante da concorrência, quer dizer harmonia e uma atmosfera mais sinérgica para os que eu verdadeiramente chamo de ‘colaboradores’.

 

A regência da comunicação

Inúmeras são as vantagens quando todos resolvem falar a mesma linguagem e conseguem se entender. Para que a comunicação aconteça de forma eficaz, é necessário que o gerente se torne o verdadeiro ‘maestro’ e se apresente de forma profissional e imparcial diante dos conflitos. Que ele seja um articulador de boas idéias, que zele pela paz e, finalmente, aposte no respeito e na transparência.

Equipes vencedoras são formadas por pessoas que sustentam os pilares para o bom trabalho em equipe e sabem que os mesmos estão fixados em respeitar as diferenças e competências individuais.

 

O ensaio

Dentro da loja provavelmente existem milhares de universos a serem explorados com os colegas de trabalho. Torne o ambiente envolvente e fascinante. Uma dica é fazer com que todos possam compartilhar seus conhecimentos. A integração acontece aos poucos, mas em breve você terá uma equipe de feras.

Leia também:  Faça do PDV um ponto de compra

 

Invista em programas de treinamento para integração de equipes, workshops vivenciais ao ar livre, gincanas de conhecimento relacionadas aos produtos da sua loja, estudo da concorrência, lançamentos que se aproximam relacionados a novos produtos, enfim, são várias as alternativas que podem e devem ser buscadas.

 

Portanto, mãos à obra, maestro! Conheçam-se mais, estudem, treinem e se dediquem. Afinem seus instrumentos. Só assim vocês poderão conduzir a orquestra para que esse imenso palco chamado mercado os aplauda de pé.

 

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles