Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

6 Aplicativos essenciais para profissionais do áudio

Descobrimos os aplicativos essenciais para profissionais do áudio. Smartphones são ferramentas úteis para profissionais do áudio. A Música & Mercado convidou alguns engenheiros de som para saber quais são os apps mais relevantes. Confira o resultado!

AudioTool

audio tool

Com diversas ferramentas como Medidor SPL (Decibel) com RT60, Leq, Sone, Analisador de Espectro, Espectrograma, Gráficos, Gerador de Sinais, Verificador de Polaridade e calibração de microfone, o app AudioTool é considerado um dos hits do mercado e vale o custo.

Inclui o recurso de calibração da oitava ISO – corrige a resposta do microfone do seu dispositivo. Também inclui calibração de banda larga. Os discos de calibração são movidos para cima ou para baixo, de modo a obter uma resposta uniforme e combinam o SPL geral com o de um medidor externo.

Uso:  engenheiro de áudio, áudio do carro, etc. O AudioTool é um app recomendado pela revista Sound and Vision.

Clique para instalar no seu celular: Android | iOS


Quiztones

quiztoneQuiztones é um aplicativo de treinamento auditivo de EQ para engenheiros de som, produtores e músicos que usa toques de música com tons, ruído e frequência (incluindo músicas de sua própria biblioteca) para ajudá-lo a treinar seus ouvidos e desenvolver habilidades mais agudas de reconhecimento de voz. Você pode mixar, gravar e produzir como um profissional.

Uma questão importante a se perguntar quando se mixa uma música é “qual é o objetivo?”. Se você é um engenheiro de som usando EQ para tentar entender as freqüências que você não gosta na esperança de melhorar sua mixagem, você vai desperdiçar muito tempo e obter resultados abaixo do esperado. Mas se você puder ouvir criticamente a sua mixagem e saber quais elementos estão te prejudicando no trabalho e o por quê deles, você poderá  melhorar o som com confiança e precisão. Este é o propósito do app.

Clique para instalar no seu celular: iOS


Real Time Analyzer

real time analyzer

Um analisador em tempo real para o iPhone, iPad e iPod Touch. Teste seus alto-falantes, faça trabalho de análise acústica ou apenas tenha uma melhor compreensão das freqüências de áudio. O RTA é uma ferramenta de análise acústica de nível profissional. Todos os filtros atendem ou excedem as especificações ANSI e IEC Classe 1.

Inclui os modos Octave e 1/3 Octave, com tempos de decaimento selecionáveis, bem como modo Peak Hold e True linear Average.

O Real Time Analyzer analisou todos os dispositivos iOS, incluindo todos os iPads, todos os iPhones e toques de iPod, e criou arquivos de compensação de microfone que são aplicados automaticamente. Você pode confiar nos resultados obtidos, geralmente em apenas alguns dB de um analisador muito mais caro. A calibração é atualizada regularmente, automaticamente, a partir do banco de dados de calibração baseado em nuvem que já é nativo ao app.

Clique para instalar no seu celular: iOS | App Alternativo para  Android


Audio Spectrum Analyzer dB RTA

audioSpectrum

O Spectrum Analyzer oferece uma análise de espectro rápida e precisa, adequada para entusiastas hi-fi amadores e engenheiros profissionais de A/V.  O analisador de espectro fornece informações sobre os seus sons e desconstrói o espectro de áudio, mostrando os níveis das várias frequências no seu sinal de áudio.
O medidor de som integrado fornece resultados de medição de alta qualidade ao medir os níveis de ruído ambiente em uma infinidade de cenários da vida real.

Características

  • Analisador em Tempo Real de Bandas Oitavas
  • Plotagem FFT – Transformada Rápida de Fourier
  • Gráficos HD suaves
  • Analisador Harmônico Multiespectral
  • Medidor de nível de som integrado (ponderado em dB-A)

Recursos FFT

  • Tamanho FFT de 256 a incrível 16384
  • Hold Max e (recurso exclusivo) picos mínimos
  • Escalas Linear e Logarítmica
  • Várias funções de janela: Retângulo, Hanning, Hamming, Tukey, Cosseno, Lanczos, Blackman
  • Acompanhamento ao vivo de frequência máxima
  • Acompanhamento ao vivo de frequência selecionada
  • Modo de tela cheia

Recursos do Octave RTA

  • Barras e modos exclusivos de plotagem de spline
  • Modos Full, 1/3, 1/6 oitava
  • Segure o modo max
  • Rastreamento de barra selecionado.

Clique para instalar no seu celular: iOS


Lexis Audio Editor

Lexis audio editor

Crie novas gravações de áudio ou edite arquivos de áudio com o Lexis Audio Editor. O app é um dos hits do Android no segmento, mas contém anúncios (chatos), porém oferece compras no aplicativo. Você precisa de memória livre suficiente em seu primeiro cartão SD para editar arquivos de som. Para som estéreo de 10min 48k, recomendamos pelo menos 500MB de memória livre.

A versão de teste tem todos os recursos da versão paga, incluindo salvar em formato wav, m4a, aac, flac e wma. A gravação em formato mp3 está disponível apenas na versão paga. Salva os arquivos no formato de áudio desejado.

– Gravador e reprodutor
– Recortar, copiar e colar
– Apagar, inserir silêncio, cortar
– Normalização, redução de ruído
– Grave no arquivo existente, importe o arquivo para o arquivo existente
– Mistura o arquivo atual com outro arquivo
– equalizador de 10 bandas
– Compressor
– Mude o ritmo, velocidade, passo
– Áudio: mp3 (-320kb / s), wav (16 bits PCM), flac, m4a, aac e wma, importação de vídeo: mp4, 3gp, 3g2

Clique para instalar no seu celular: Android| iOS


The Audio Converter

the audio converter

Se você precisar somente de um conversor, o The Audio Converter, da SmoothMobile, LLC é uma solução bem avaliada.

Converta seus arquivos de áudio ou vídeo para praticamente qualquer formato de áudio. O The Audio Converter,pode converter quase qualquer arquivo de mídia para:
MP3, M4A, AAC, FLAC, OGA, OGG, WAV, WMA, AC3 ou AIFF

Clique para instalar no seu celular: iOS


Tem alguma dica de aplicativos úteis para profissionais do áudio? Comente abaixo!

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart