Ano novo, venda nova!

Ano novo, venda nova!
março 13 14:13 2009

Ano novo, venda nova!
Planejar ainda é o melhor caminho para ter sucesso empresarial

Projetamos um início de ano com força total pelas novidades implementadas em todas as áreas de nossas vidas. As casas ganham cores atualizadas, as peças modernas do guarda-roupa renovam nosso visual e o ambiente de trabalho também não fica muito distante de transformações.

Seja bem-vindo ao desafio de encarar 2009 com conquistas, realizações, dinheiro no bolso, com saúde para dar e vender, não é assim? Acredito no potencial que todos possuímos para a superação de desafios e mudanças necessárias, não só nas paredes e guarda-roupas, mas naquela mais importante — a que vem de dentro. Se pensar nas promessas mentalizadas enquanto pulava suas sete ondinhas, ou comia suas sete uvas, uma delas devia estar diretamente ligada ao fruto que você é capaz de colher com seu trabalho. Não dá para pensar em ‘dinheiro no bolso’ se não trabalhar de forma séria.

Se for pensar em saúde para dar e vender, ela também está interligada ao seu trabalho (quando você é capaz de realizá-lo de forma séria, honesta e principalmente motivadora), não só para você, mas para toda a sua equipe. Se trabalharmos felizes, produziremos mais e melhor, trazendo qualidade ao atendimento, com clientes satisfeitos e sem estresses diários. Para minimizar problemas e multiplicar suas vendas, a palavra de ordem é planejamento. Quando planejamos nossas vidas, estamos diante da renovação e da qualidade em todos os sentidos. Aproveite algumas dicas para manter suas vendas em alta e sua equipe fortemente motivada.
 
Foque o objetivo
Você já traçou os objetivos de sua empresa para este ano? Quais são as prioridades para o seu negócio? Converse e consulte sua equipe. A troca de informações pode ser mais valiosa do que você imagina. Muitas vezes nos encontramos pelos bastidores, comprando e negociando com representantes e parceiros, e achamos que estamos no rumo certo. Porém, algumas horas no balcão, ao lado de vendedores e, principalmente, diante do cliente, podem ser surpreendentes. Pare por alguns segundos e observe a sua loja. Saia, dê uma volta e retorne como se estivesse em uma loja concorrente. Pense por alguns segundos que você pode ser um cliente que busca novidade. Observe com olhares bem exigentes: o que está faltando — talvez em seu PDV — ou que espera de uma empresa como a sua?

Leia também:  A panela de pressão

Personalize suas vendas, crie sua identidade
Mais importante do que vender mais é vender muitas vezes para o mesmo cliente. A estatística prova que o lucro real só ocorre quando existe uma afinidade entre cliente-empresa. Da menor até a maior, o retorno do cliente é o fator preponderante para a multiplicação dos lucros. Ao analisar essas conexões, estamos na iminência da formação de vendas renovadas e, até mesmo, da qualidade de serviços renovados.

O conceito da sua marca é o resultado do foco que você tem na qualidade, agilidade e atendimento. Se estiver preparado para atender com excelência às necessidades dos clientes com empenho e satisfação, fique atento também para as mudanças, pois você está no caminho certo. Analise como o ano mudou, o mundo se modificou e o mercado se transformou. Nossos clientes estão cada vez mais exigentes e costumo dizer que o mercado está passando por mais uma depuração. Quem for competente, experimentará crescimento.

A sociedade evolui, passamos a exigir o melhor. Quando pautamos os índices corretos de ‘até aonde’ queremos chegar, estabelecemos um vínculo de compromisso com nossos propósitos e, principalmente, alcançamos nossos objetivos. Essa é a chave para ter sucesso em vendas.


Persiga metas mensuráveis
A definição de uma meta serve para você saber se o trabalho está dando resultados e se está chegando aonde deseja. Ela também serve como uma ‘mão’ de ânimo, apontando se o seu objetivo está sendo alcançado. Para definirmos uma meta de sucesso, não basta digitar e imprimir o que você quer alcançar em volume de vendas em um ano. As metas vão além das vendas, envolvem crescimento e desenvolvimento em todas as áreas de sua empresa.

Você tem de ter coragem para lutar pelo que deseja; e seus colaboradores devem acompanhá-lo nessa jornada, afinal, uma andorinha só não faz o verão. E se não houver limite de tempo, equivalência em dinheiro ou base de comparação, como saber se a meta foi alcançada? Outra questão importante é que suas metas devem ser realistas e factíveis.

Leia também:  O beijo de Judas

Caso não sejam, certamente serão postas de lado, nunca provocarão ações ou passarão por diversas modificações no meio do caminho. Isso pode gerar um sentimento de fracasso e desanimar seus colaboradores, pois eles também podem sentir esse reflexo. Seja honesto consigo e saiba bem o que deseja para o futuro de suas vendas.

Acredite na força no planejamento
Mais importante do que se manter informado é não se deixar contaminar pela incrível onda de pessimismo que insiste em nos assombrar. Como a palavra de ordem é planejamento, neste momento ele se torna imprescindível para que você mantenha o bom controle da situação. Não se desespere e acredite que essa é mais uma fase que passará. Se encontrar dificuldades para realizar uma boa estratégia, saiba que hoje o mercado conta com profissionais altamente capacitados nessa área e vale a pena pensar a respeito. Lembre-se de que um bom planejamento estratégico não vale somente para os grandões, ele cabe perfeitamente para os que estão começando.

Boas vendas e até a próxima!

Yole Scofano é radialista, consultora de empresas e ministra treinamentos focados em desenvolvimento empresarial nas áreas de vendas, liderança e gerenciamento de rotinas. Contato: [email protected]

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles