Amplificador valvulado Trubian

Amplificador valvulado Trubian
junho 27 10:43 2016

Protótipo: Amplificador valvulado Trubian

O mercado musical tem muitos exemplos de iniciativas individuais ou familiares que evoluíram para grandes marcas e produtos, muitas delas carregando o sobrenome dos criadores de diversos instrumentos e equipamentos. O salto da produção artesanal, de luteria para a escala – sem trocadilho guitarrístico – é que difere de caso para caso. Na cidade de Farroupilha, na serra gaúcha, os irmãos Trubian – Marcos e Guto – muito conhecidos pela comunidade musical, estão dando este salto.

Amplificador_valvulado_Trubian_3

Protótipo do Amplificador válvulado Trubian

Marcos integra a banda municipal, diversas gigs e participações em gravações de estúdio e trabalhos ao vivo, enquanto seu irmão Guto é luthier de mão cheia, não apenas em se tratando de instrumentos de cordas, mas também desenvolvendo pedais e amplificadores feitos sob encomenda em um desenvolvimento natural e constante, desde 2004.

A partir de maior de 2016 Guto foi convidado para apresentar um produto em projeto para trabalhos com os alunos no curso de Design da UCS – Universidade de Caxias do Sul, e o escolhido foi um amplificador valvulado de 20 watts RMS. Era a oportunidade de produzir em escala os vários componentes do amp, que serão levados para arquivos CAD, e com isto substituindo desde as soldas ponto a ponto à construção artesanal dos gabinetes.




Amplificador válvulado Trurbian

Protótipo amplificador válvulado Trubian: parte traseira do amp

Segundo Guto, a escolha dos componentes eletrônicos continuará sendo a mais cuidadosa possível, e é um dos pontos fortes do aparelho. A confecção customizada demanda precioso tempo em etapas que podem ser facilmente terceirizadas em indústrias de móveis locais, uma das atividades mais características da região que compreende Gramado, Canela, Bento Gonçalves e adjacências, onde se destaca a produção moveleira.

Leia também:  Vogga: Nova representação no RJ

No momento está sendo produzindo um protótipo final, com chassis de alumínio, gabinete em madeira, com design zero, que será encaminhado para o curso de Design de Produtos da UCS, deixando a cargo dos estudantes e professores os melhoramentos e desenvolvimentos externos que vão caracterizar o novo amplificador que promete ser item obrigatório nos circuitos das cordas da serra gaúcha, onde se destacam atividades nem sempre noticiadas pela imprensa local.

Detalhes Técnicos do Amp

20 Watts
Pré: 2 válvulas 12AX7
Power: 2 válvulas EL84
Controles: Gain, Bass, Treble, Cut & Master



 

Comentários
view more articles

About Article Author

Saulo van der Ley
Saulo van der Ley

Começou construindo caixas acústicas, estudando violão erudito, que depois recebeu cordas de aço, captador e alavanca. Montou um grupo de rock, fez um show no colégio em BH e se mudou para São Paulo/SP, onde em 75 fez trilhas para teatro e dança, com prêmio APCA. Membro fundador do Núcleo Música Nova com o mestre Conrado Silva, cursou Composição na UNICAMP, V Prêmio Sérgio Motta de Arte & Tecnologia com o grupo oTaoDoMinf, membro da AES, Troféu Clave OMB-SP, ex-redator e editor de revistas de áudio, Apple Developer e a 27 anos dirigindo a Pauta Arte & Comunicação, mesclando ensino e jornalismo musical.

View More Articles