Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Amplificador valvulado Trubian

Protótipo: Amplificador valvulado Trubian

O mercado musical tem muitos exemplos de iniciativas individuais ou familiares que evoluíram para grandes marcas e produtos, muitas delas carregando o sobrenome dos criadores de diversos instrumentos e equipamentos. O salto da produção artesanal, de luteria para a escala – sem trocadilho guitarrístico – é que difere de caso para caso. Na cidade de Farroupilha, na serra gaúcha, os irmãos Trubian – Marcos e Guto – muito conhecidos pela comunidade musical, estão dando este salto.

Amplificador_valvulado_Trubian_3

Protótipo do Amplificador válvulado Trubian

Marcos integra a banda municipal, diversas gigs e participações em gravações de estúdio e trabalhos ao vivo, enquanto seu irmão Guto é luthier de mão cheia, não apenas em se tratando de instrumentos de cordas, mas também desenvolvendo pedais e amplificadores feitos sob encomenda em um desenvolvimento natural e constante, desde 2004.

A partir de maior de 2016 Guto foi convidado para apresentar um produto em projeto para trabalhos com os alunos no curso de Design da UCS – Universidade de Caxias do Sul, e o escolhido foi um amplificador valvulado de 20 watts RMS. Era a oportunidade de produzir em escala os vários componentes do amp, que serão levados para arquivos CAD, e com isto substituindo desde as soldas ponto a ponto à construção artesanal dos gabinetes.




Amplificador válvulado Trurbian

Protótipo amplificador válvulado Trubian: parte traseira do amp

Segundo Guto, a escolha dos componentes eletrônicos continuará sendo a mais cuidadosa possível, e é um dos pontos fortes do aparelho. A confecção customizada demanda precioso tempo em etapas que podem ser facilmente terceirizadas em indústrias de móveis locais, uma das atividades mais características da região que compreende Gramado, Canela, Bento Gonçalves e adjacências, onde se destaca a produção moveleira.

No momento está sendo produzindo um protótipo final, com chassis de alumínio, gabinete em madeira, com design zero, que será encaminhado para o curso de Design de Produtos da UCS, deixando a cargo dos estudantes e professores os melhoramentos e desenvolvimentos externos que vão caracterizar o novo amplificador que promete ser item obrigatório nos circuitos das cordas da serra gaúcha, onde se destacam atividades nem sempre noticiadas pela imprensa local.

Detalhes Técnicos do Amp

20 Watts
Pré: 2 válvulas 12AX7
Power: 2 válvulas EL84
Controles: Gain, Bass, Treble, Cut & Master



 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart