Review do Leitor

Colabore com a comunidade musical.

Search

Amazon Music Fest: Feliz ano novo, Brasil

Amazon Music Fest: Feliz ano novo, Brasil

Frequento feiras de música desde 1990, quando então um menino de 16 anos percorria corredores com olhos deslumbrados nos instrumentos, especialmente violões e guitarras. Pedindo palhetas, colecionando adesivos, camisetas (estas eram quase um prêmio), tudo oferecido como brindes de marketing pelos estandes dos fabricantes, importadores, lojistas, revistas, etc…

Ao seguir frequentando estas feiras, nacionais e internacionais, como artista e empresário de bandas e finalmente através de consultorias a algumas marcas, deixando alguns profissionais de marketing e fornecedores um tanto chateados (digamos assim) com a perfeição com que tudo tinha que sair.

Acompanhei uma época de ouro no mercado e também um triste declínio. No entanto, há uma certeza de que este momento representa uma enorme possibilidade de mudanças para o bem! Já há sinais de melhora!

Já tendência, as feiras regionais e eventos próprios de importadoras, distribuidoras, marcas e até lojas, inegavelmente fortaleceram-se ainda mais com o anúncio da diversificação da feira que começou com isso tudo, a Expomusic. Cheguei a escrever sobre isto, mas o foco aqui é este fortalecimento de eventos diversos e seu impacto positivo para o nosso querido mercado.

A Amazon Music Fest 2018 (23 e 24/02) dá o pontapé inicial para esta nova era (gosto de chamar assim). Muito fala-se em crise, mas com este evento estamos (escrevo em terceira pessoa por fazer parte da produção) empenhados em entregar experiências novas, até lúdicas, diferentes das tradicionalmente vistas nos últimos anos, ao menos no Brasil.

A Amazon Music, com a produção da MGM Music Business e Pimenta Produções Artísticas, além da consultoria deste que vos escreve, não se limita a ambientes favoráveis a expositores, visando mercados regionais do norte do Brasil.

Começando com um coquetel de iguarias paraenses do renomado chef Thiago Castanho e tendo seu encerramento no glorioso Theatro da Paz, em Belém do Pará, o evento (sim, evento, não somente feira), foca além dos lojistas locais, mas numa experiência positiva para os negócios de fabricantes nacionais e internacionais. Claro que visamos fomentar o mercado regional e sua cultura, com elementos paraenses, além do show de encerramento com ícones da música daquele Estado.

Ao trabalhar com marcas internacionais e viajar nosso país com alguns artistas, aprendi que o Brasil não é somente Rio e São Paulo. Apesar de batido, este é um pensamento que ainda impera em algumas empresas, especialmente internacionais.

Esperamos com este evento, dar o start para outro tipo de feira; contendo entretenimento, brincadeiras com elementos lúdicos, valorização do mercado e cultura locais, e principalmente deixando expositores e clientes muito à vontade, para fecharem negócios. Isto é o que no final do dia, resgata o mercado, expressão que muito ouvimos nos últimos meses.

Há espaço para todos; teremos a Música SC em junho; depois Music Show (São Paulo), feira do Centro Oeste, outras regionais, Rio, The Sun Music, em Pernambuco.

Além de diversos eventos musicais em todo o pais neste ano. Afinal, a economia dá sinais de melhora, é ano de Copa, eleições, shows internacionais cada vez mais tendo no Brasil um excelente mercado.

Aproveitemos todos estes eventos em nosso calendário de entretenimento e façamos uma simbiose com o que der para unir com nosso mercado. Assim como A Música SC e The Sun Music sendo oficialmente lançadas em eventos de grande porte, respectivamente o St. Parick’s Day (Florianópolis) e Festival de Jazz de Gravatá.

Crise? Não há tempo a perder! Eventos temos de sobra, assim com um ano promissor à frente. Como sempre escutava de profissionais alemães para os quais prestei quase dez anos de serviço e muito aprendi.

Let’s do this! Feliz ano novo a todos!

 

 

Música & Mercado
Logo
Shopping cart