5 PERGUNTAS: Segurança nas compras on-line

5 PERGUNTAS: Segurança nas compras on-line
maio 03 11:56 2012

Quando se fala em compra virtual, segurança é a palavra mais importante. É a disciplina que se encarrega de proteger a informação digital, cuidando que ela mantenha três princípios fundamentais: integridade, disponibilidade e confidencialidade

Integridade para que os dados não sejam modificados indevidamente, prevenindo contra um ataque que modifique dados das compras em um site.

Disponibilidade para que as informações não possam ser acessadas, evitando que um hacker tire uma loja do ar, por exemplo.

Confidencialidade de dados dos consumidores para que o usuário de um site não possa visualizar informações pessoais de outros usuários.

Em resumo, a segurança digital deve zelar pela proteção da informação armazenada em sistemas. Para descobrir detalhes sobre o tema, a Música & Mercado conversou com Sebastián Bortnik, gerente de educação e serviços da Eset Latinoamérica, empresa especializada em fornecer soluções de software para segurança na internet.

Sobre segurança na web, o que é mais importante para o conhecimento do dono de uma loja on-line?

Ele deve considerar que a segurança dos dados dos usuários (pessoais e financeiros) é sua responsabilidade e que um erro poderia expor o dinheiro e a privacidade deles e, assim, afetar o negócio, tanto em termos econômicos quanto de prestígio. Por isso, no momento de criar o site com a loja on-line, deve-se contratar pessoas idôneas que considerem a segurança como uma premissa.

Como se pode garantir aos usuários que seus dados estão seguros?

Não existem garantias exclusivas, mas é possível implantar medidas de segurança que minimizarão os riscos. Entre as mais importantes, destaca-se a utilização de um atestado de segurança — quando os usuários acessam sites HTTPS —, assim a comunicação entre o comprador e a loja se realiza de forma cifrada. Isso significa que não será possível para um hacker interceptar dados privados enquanto o internauta realiza a compra.

Leia também:  DICAS: Como se preparar para uma feira de negócios

Como o usuário consegue ter certeza de que o site é seguro?

O mais visível é olhar para o endereço URL no navegador, que deve começar com HTTPS. Isso costuma ser um símbolo de confiança fundamental para os usuários.

Quais são as ‘ameaças’ que as lojas on-line enfrentam?

Basicamente são de dois tipos: a primeira é o roubo de informação, afetando tanto a empresa quanto o usuário. Em segundo lugar, os ataques sobre o serviço ou outros incidentes com o servidor, que podem tirar a loja on-line do ar, com certeza, comprometendo as vendas e a imagem da empresa.

Que medidas podem levar mais segurança às lojas virtuais?

É importante que já no momento de desenvolvê-las e colocá-las on-line se contratem profissionais para configurar o servidor e a loja considerando a segurança. Cuidar da informação é cuidar do negócio.

Além disso, é importante atualizar o sistema e os aplicativos para se proteger das ameaças que utilizam erros já corrigidos pelos fornecedores destes. Também é indispensável comprovar que o site no qual se encontra navegando possua proteção, quer dizer, que esteja funcionando sob o protocolo HTTPS em lugar de HTTP.  

Comentários
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles