5 PERGUNTAS: Planeje as finanças de sua loja e cresça

5 PERGUNTAS: Planeje as finanças de sua loja e cresça
março 19 12:50 2013

Você sabia que existem os ‘caçadores de gastos’? Essa alcunha foi dada pela imprensa para uma empresa que já atua no Brasil, a Era – Expense Reduction Analysts. Presente em dezenas de países, age pelo mundo por meio de franquias e promete reduzir em até 20% os custos de uma empresa

“Buscamos entender a forma de gastar e as demandas de cada cliente e em seguida avaliamos processos e buscamos soluções alternativas quando cabíveis. Complementamos nosso trabalho com avaliação mercadológica detalhada e participamos da implantação dos nossos projetos visando garantir a qualidade e as economias projetadas. Por fim acompanhamos o desempenho do projeto por 24 meses, promovendo eventuais correções de rota”, explica Fernando Macedo, máster franqueado da Era no Brasil. Segundo ele, cortar gastos não é possível sem um bom planejamento financeiro, e foi por isso que conversamos com ele para entender o início de tudo. Afinal, como fazer um planejamento financeiro ideal?

 1. Como começar um planejamento financeiro?

Inicia-se com uma profunda e detalhada avaliação da condição financeira atual/recente da empresa, pois sem a correta parametrização dificilmente se atingirão resultados satisfatórios.

2. Quais são os pontos mais significativos de um planejamento financeiro ideal?


Fluxo de caixa, níveis de endividamento, níveis de investimentos, prazos e, obviamente, margem e lucratividade almejados.

3. Como a questão dos tributos e da inadimplência deve estar prevista dentro do planejamento financeiro?

É recomendável vigilância permanente na questão tributária visando otimizá-la, reservando uma conta específica para um eficaz monitoramento. Quanto à inadimplência, deve-se verificar o histórico do negócio/segmento de negócios, sem deixar de adotar um percentual extra a título de segurança operacional.

4. É possível fazer uma previsão de possíveis inadimplências? Como isso deve estar inserido no planejamento financeiro de uma loja?

O próprio termo ‘previsão’ gera margem a erros, porém é possível trabalhar com certa segurança a partir de alguns cuidados: pesquisa cadastral (por exemplo, Serasa), qualificação de clientes, criação de carteira de clientes frequentes (programas de fidelização), entre outros. A previsão deve ser inserida no planejamento com margem de segurança confiável e principalmente ser aferida (e eventualmente corrigida) em curtos períodos de tempo.

5. Como o lojista pode se preparar para altos e baixos do setor? Qual é a reserva financeira ideal para que o comerciante possa ficar mais tranquilo em momentos de crise?

Não existe uma fórmula mágica, há que se permanecer permanentemente atento aos movimentos de mercado e principalmente a alterações dos cenários econômicos. A reserva financeira ideal depende diretamente do valor agregado médio do produto final e do giro necessário para manutenção de estoques mínimos. 

Comentários
Leia também:  O fluxo de caixa na gestão financeira
view more articles

About Article Author

MM
MM

Música & Mercado é uma revista empenhada em promover e divulgar o mercado e negócios para a indústria de áudio profissional, iluminação e instrumentos musicais. Nós amamos o que fazemos.

View More Articles